O Plano de Ensino - Pedagogia
Por: Barbara Souza • 22/9/2018 • Trabalho acadêmico • 496 Palavras (2 Páginas) • 270 Visualizações
PLANO DE ENSINO
Modalidade / Nível de ensino : Jovens e adultos – 5° ciclo
Componente curricular : Língua portuguesa
Tema : Linguagem escrita, leitura e analise de texto
Duração do projeto : 3 aulas
Título do projeto: Aprender fazendo (duvidar, criticar e determinar)
Conhecimentos prévios pelo professor com o aluno
O professor deverá trabalhar anteriormente com os alunos sobre diferentes gêneros textuais e a utilização dos mesmos em cada situação da vida cotidiana. Realizar a sondagem com os alunos sobre o novo gênero textual a ser trabalhado (notícia), logo após abrir uma roda de conversa sobre o projeto e seus objetivos. Aderindo neste sentido clareza e objetividade para o aluno na proposta feita.
Objetivo
O aluno será capaz de ler, analisar, compreender, interpretar e desenvolver o senso crítico. Também será capaz de questionar os interesses que norteiam a produção da informação dos grandes meios de comunicação, ou seja, ver que as informações produzidas pelos grandes meios de comunicação podem valorizar (exagerar) ou omitir determinados fatos atendendo interesses, opiniões e acordos. Para desenvolver essas habilidades e competências, ele deverá saber identificar as informações básicas contidas em uma notícia, avaliar se o texto é claro e perceber que o jornal pode ser uma importante ferramenta de pesquisa, mas deve ser usado de forma crítica. Contudo, este projeto tem como finalidade valorizar as situações do cotidiano e estimular os alunos a construir conhecimentos científicos, por meio de investigações, elaboração de hipóteses e trocas de idéias. Assim criar situações em que os alunos sejam mobilizados a organizar em um sistema ordenado e coerente os diversos significados construídos, possibilitando sua aplicação e ampliação de conhecimento.
Estratégias e recursos da aula
Apresentação do jornal a turma, para a análise das semelhanças e diferenças com que abordam as noticias, haverá a distribuição de jornais que circulam na cidade dos alunados. Em seguida os alunos serão divididos em grupos e cada grupo recebera um caderno do jornal para ser avaliado, contudo o professor deverá orientar os grupos a identificar os elementos do discurso jornalístico: O quê? Quem? Como? Onde? Por quê? Quando? Assim eles poderão observar que muitas vezes, uma ou mais perguntas não são respondidas no texto jornalístico.
Em seguida propor a realização de uma atividade que constitui na reescrita de um texto, ou seja, trabalhar com os alunos a avaliação da abordagem dada pelo jornal. (Vocês dariam essa notícia de uma forma diferente? O que faltou no texto? Vocês acham que houve exagero ou o jornalista foi brando demais?)
Avaliação
A avaliação é um momento de revisão. Contudo, iremos verificar a relevância e a abrangência do trabalho realizado com os alunos e, dessa forma, manteremos a abordagem apresentada, se necessário, adequaremos a uma nova situação, além de rever nossas estratégias. Pois os alunos desenvolveram durante a aula o processo de habilidades cognitivas, autonomia e criticidade, tornando-se protagonistas do processo de aprendizagem, e sendo o próprio agente transformadores de si mesmo. Além de vincular o conhecimento a sua origem e a sua aplicação, tendo como ponto de partida suas próprias experiências.
...