O Portifólio de Pedagogia
Por: Maria Luiza Leite Gomes • 16/3/2023 • Trabalho acadêmico • 8.965 Palavras (36 Páginas) • 75 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 4
2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 5
3 RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE 6
4 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA 7
5 PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC 8
6 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 9
7 RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE 10
8 RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS 11
9 RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA 12
10 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR 13
11 RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA 14
12 RELATO DA OBSERVAÇÃO 15
13 PLANOS DE AULA 16
14 RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR 17
15 RELATO DA REGÊNCIA 18
16 RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR 19
17 RELATO DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA 20
18 RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO 21
19 ATA DE REUNIÃO PEDAGÓGICA E/OU ADMINISTRATIVA 22
20 RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ROTINA DO SUPERVISOR/ORIENTADOR 23
21 PLANO DE AÇÃO 24
22 RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO À DIREÇÃO ESCOLAR 25
23 VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO 26
CONSIDERAÇÕES FINAIS 27
REFERÊNCIAS 28
INTRODUÇÃO
O presente estudo aborda o Estágio Curricular Obrigatório I – Educação Infantil, que tem por objetivo relatar as observações realizadas na Escola Municipal Santo Antonio,instituição de ensino pública, no período de 22 de Agosto à 14 de Outubro de 2022, tendo como base aprimorar a prática em sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica, buscando firmá-la de forma significativa.
A Educação Infantil em nossa atualidade é cada vez mais entendida por todos como um espaço que deve proporcionar a criança, experiências que permita seu pleno desenvolvimento. O lúdico, a brincadeira ganha compreensão de grande importância no processo ensino-aprendizagem da criança.
O objetivo deste trabalho é analisar o papel do pedagogo e seus possíveis campos de atuação formal, não formal e informal, bem como suas definições e o papel social da prática pedagógica presente para além da docência e do ambiente escolar, refletindo sobre a atuação desse profissional em museus, hospitais, presídios, empresas, meios de comunicação e em outros ambientes em que há projetos em focos educativos.
O pedagogo escolar desempenha o papel de supervisionar e orientar dentro do ambiente escolar, nos diversos níveis de ensino. O coordenador pedagógico tem o difícil trabalho de articular o conhecimento entre equipe padagógica, pais e alunos, proporcionando a harmonia e a transformação do meio escolar.
Pedagogia em ação: o papel do pedagogo e suas diversas atuações
O pedagogo é o profissional que tem a função de mediar o trabalho pedagógico, agindo em todos os espaços de contradição para a transformação da prática escolar. Nesse campo, a tarefa do pedagogo é crucial, colaborando não só nos processos de capacitação em serviço, como também na avaliação permanente que permita diagnosticar as novas necessidades em função de cada contexto e os meios para gerá-las mais rapidamente nos grupos de trabalho.
A pedagogia não apenas se preocupa com os estudos dos ideais da educação, como também dos processos que envolvem técnicas para melhorar, aperfeiçoar e estimular capacidades. É por causa do profissional de pedagogia que a formação profissional e pessoal de uma pessoa é moldada.
Geralmente ele atua como educador social em empresas, hospitais, ONGs, associações, igrejas, eventos, emissoras de transmissão, rádio e tv, formando atualmente, um novo panorama de ação deste profissional, que ao atravessar a divisória da escola, deixando de lado o fato de que o pedagogo está apto somente para exercer funções em sala de aula.
...