O Projeto Geografia
Por: Mauricio91 • 24/6/2017 • Projeto de pesquisa • 3.132 Palavras (13 Páginas) • 455 Visualizações
1ª etapa - Definição do local de estudo de campo, do tema e da questão problematizadora.
O presente projeto foi desenvolvido pensando no trabalho interdisciplinar com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental envolvendo as disciplinas de ciências, matemática, história e geografia e língua portuguesa.
Tema e Local: Zona rural e Agricultura e Agropecuária.
A proposta deste projeto é trabalhar sobre a Histórica Local do município de Rio Branco do Sul permitindo que os alunos conheçam, reconheçam e reflitam sobre a história do município e como esta está diretamente ligada à suas vidas, a seu cotidiano, a forma de viver, além ainda de permitir a identificação das transformações ocorridas no espaço e no tempo, bem como suas causas e consequências.
O município possui um extenso perímetro de zona rural, embora a maioria da população resida no perímetro urbano. Como principais fontes da economia do município estão: a extração de pedras, a produção de calcário e cimento, a pecuária, a agropecuária e agricultura. Dentre estas escolhemos estudar sobre a agricultura e agropecuária, especificamente na região denominada Pinhal onde existem várias atividades de lavoura de milho, soja e feijão, além da pecuária e da produção de leite de búfalos e de vacas.
A escolha deste local e tema tem a intenção de promover o conhecimento histórico, geográfico, econômico e cultural sobre esta região especifica, abordando questões como a história da cidade: o surgimento dos primeiros vilarejos; os aspectos geográficos da região; os movimentos migratórios que ocorreram no tempo; bem como as transformações da paisagem e da forma de vida das pessoas.
Levantamento bibliográfico sobre o tema e o local de estudo do meio.
Utilizando sites da internet como o portal da prefeitura e do IBGE é possível verificar a história do município, bem como dados e registros importantes. Um dos primeiro povoados do local foi à vila denominada Açungui que mais tarde foi desmembrada em outros pequenos vilarejos como o de Pinhal. Esta comunidade rural fica próxima à divisa do município de Cerro Azul ao qual Rio Branco do Sul pertencia como povoado antes se tornar distrito. Mais uma vez é importante destacar a grande extensão do perímetro rural da Cidade com destaque para o bioma da Mata Atlântica, o clima subtropical e a região montanhosa.
Em relação ao tema agricultura sabemos que é uma das maiores atividades econômicas do país que esta ligada a diversos segmentos do mercado e da econômica como: a produção, ao comércio, ao beneficiamento, à industrialização, a produção de produtos derivados, à exportação e a empregabilidade. Portanto é fundamental promover o conhecimento desta importante atividade bem como permitir a interação dos alunos por meio da prática e da observação sobre o desenvolvimento desta no próprio município.
Antes, porém, é necessário entender quais os conceitos de agricultura e agropecuária, quais os tipos de atividade agrícola, quais as características de cada tipo de atividade, a história da agricultura no Brasil. Os dados e informações obtidos sobre o tema devem ser refletidos de modo que permitam um conhecimento prático e não apenas conceitual. É preciso que por meio dos estudos propostos os alunos possam identificar diferenças e semelhanças da agricultura e agropecuária com as outras atividades de trabalho que já conhecem, podendo ainda reconhecer a diferenças referentes aos ambientes onde cada uma é desenvolvida, às diferenças em relação à forma de vida das pessoas e outros fatores que estão estritamente ligados com a história local e o trabalho.
A produção de soja é um destaque nos três estados da região sul do país, no estado do Paraná e chegou com mais força na cidade de Rio Branco do Sul recentemente. A agropecuária, atividade que desenvolve a agricultura e pecuária simultaneamente, continua tendo destaque na região, mas sofreu uma queda um tanto significativa a partir da predominância da agricultura, uma vez que a pecuária passou a ser considerada menos rentável para os produtores rurais da localidade. Este movimento, porém começa a mudar novamente a partir do momento em que muitos produtores e criadores de gado de corte e leite passaram a substituir o gado pelos búfalos alegando maior facilidade no manejo e na manutenção dos rebanhos.
Visita ao local de estudo do meio, coleta de dados e elaboração de relatório de campo.
A visita ao local de estudo deverá ocorrer preferencialmente em 01 dia em período integral, com a preparação prévia dos requisitos necessários: seleção dos locais visitados e planejamento de um itinerário (visita a uma fazenda de produção de soja, feijão e criação de búfalos; visita a paisagens locais como igrejas, vilarejos, escolas, rios, pontos que permitam a observação do terreno e da vegetação e etc.); agendamento com os proprietários da fazenda sobre a visita e agendamento com um membro da comunidade para acompanhar a visita de campo; solicitação de permissão aos pais e responsáveis dos alunos acompanhada de instruções quantos as roupas, matérias e produtos necessários no dia como repelentes e filtro solar; solicitação de meio de transporte adequado; planejamento quanto ao número adequado de profissionais para acompanhar os alunos; preparação de lanches e materiais; outros.
Antes de realizar a aula de campo com os alunos, foi necessário visitar pessoalmente o local a fim de conhecer melhor e traçar um plano de atividades que possa permitir que os estudantes aproveitem o máximo possível dentro do tempo previsto.
O PROJETO
Público-alvo
Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, uma turma de aproximadamente 18 alunos na faixa etária de 09 a 10 anos de idade.
Justificativa
“Tema e Local: Zona rural, Agricultura e Agropecuária.”
Idem ao item: Tema e Local: Zona rural, Agricultura e Agropecuária.
“A proposta deste projeto é trabalhar sobre a Histórica Local do município de Rio Branco do Sul permitindo que os alunos conheçam, reconheçam e reflitam sobre a história do município e como esta está diretamente ligada à suas vidas, a seu cotidiano, à forma de viver, além ainda permitir a identificação das transformações ocorridas no espaço e no tempo, bem como suas causas e consequências.”
“O município
...