O Projeto Libras nas Escolas
Por: k3m1ly.4rrud4 • 18/11/2022 • Projeto de pesquisa • 816 Palavras (4 Páginas) • 104 Visualizações
[pic 1] Projeto Libras nas Escolas
- Apresentação da disciplina
A LIBRAS é a sigla para Língua Brasileira de Sinais, um idioma visuoespacial reconhecido desde 2002, através da Lei nº 10.436 como segunda língua oficial do Brasil, apesar disso, muitas pessoas não sabem do que se trata e de sua importância.
Por que ensinar LIBRAS nas escolas?
Visando o alcance de uma comunidade mais inclusiva é necessário que se crie oportunidades para que as crianças possam conhecer a LIBRAS e se familiarizarem com a comunidade surda, quebrando barreiras de comunicação entre os dois grupos (surdos e ouvintes). A inclusão é o principal motivo de que cada vez mais pessoas aprendam a língua gestual, somente aceitar alunos surdos nas escolas não é suficiente, é necessário que esse aluno possa participar e que as outras crianças o incluam na rotina escolar, não só no âmbito escolar em todas áreas devemos ser capazes de nos comunicar já que pessoas com necessidades especiais estão ocupando seu espaço na sociedade, no mercado de trabalho etc. O papel da escola é essencial nesse sentido de criar ações que promovam essa interação, fazendo com que os surdos se sintam mais respeitados e aceitos.
[pic 2]
- Objetivo
- Geral
- Elevar o grau de responsabilidade social e contribuir para a promoção da democratização do ensino.
- Especifico
- Despertar o interesse nas crianças para a Língua de sinais e pela comunidade surda
- Divulgar a LIBRAS para tornar cada criança um facilitador para que a inclusão social aconteça
- Oferecer conhecimentos da surdez, cultura, educação história e também aspectos gramaticais da língua.
- Encaminhamentos metodológicos
Rodas de conversa – essa dinâmica permite a observação dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema e suas expectativas.
Método de ensino interativo – esta abordagem oportunizará momentos de interações, cujo foco estará para a negociação dos significados no uso de linguagem. Para tanto, atividades em dupla e em grupo são estimuladas para promover as trocas, e, portanto, promover um espaço de trocas linguísticas espontâneas, que remetam às conversas cotidianas reais.
Jogos e brincadeiras - Realizar jogos e brincadeiras como ferramenta de ensino tem a intenção de motivar e cativar os alunos para promover um aprendizado dinâmico e significativo. Quando a criança brinca ela não está preocupada com resultados, sua atenção se volta para o prazer e motivação que a leva a explorar. Ainda, Bruner (citado por Kishimoto, 2016) relata que com o brincar a criança aprende a solucionar problemas e, para isto, há três elementos da aprendizagem: a aquisição de uma nova informação, sua transformação e avaliação.
Assim, ter como base o brincar e o jogo corresponde a transportar para o campo do ensino-aprendizagem condições que auxiliam na construção do conhecimento, introduzindo as propriedades do lúdico, do prazer, ação ativa e motivadora (CONCEIÇÃO, 2015).
- Jogo configuração de mão: Pode ser trabalhado com todos alunos do ensino fundamental I o jogo trabalha as diferentes configurações de mão utilizadas na LIBRAS.
[pic 3]
- Esse jogo trabalha a relação do sinal-número-quantidade, além de ensinar os números naturais em LIBRAS reforça as noções de numeral e quantidade que pode ser trabalhado com os anos iniciais do ensino fundamental
[pic 4]
- Atividade que relaciona o sinal ao animal. Feito em grupo esse jogo proporciona interações e trocas entre os alunos.
[pic 5]
- Horas em Libras.
[pic 6]
- Sinal e datilologia do nome de cada fruta.
[pic 7]
- Atividade associa a escrita ao sinal.
[pic 8]
A Língua brasileira de sinais quando trabalhada de forma interdisciplinar pode contribuir com o aprendizado em diversas áreas de conhecimento das crianças.
- Avaliação
A avaliação será formativa, contínua, acontecerá em todo o processo de ensino aprendizagem. Sempre considerando os aspectos cognitivos, afetivos e relacionais dos alunos.
...