O Projeto Politico Pedagogico
Por: josepha • 26/10/2015 • Projeto de pesquisa • 5.818 Palavras (24 Páginas) • 332 Visualizações
CRECHE MUNICIPAL DONA MARIA CARDOSO
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
“ Instituição da Prefeitura Municipal de
Faina/Secretaria Municipal de Educação.”
PROPOSTA POLÍTICO-PEDAGÓGICA
ANO 2015
01
S U M Á R I O
I – Fins e Objetivos da Proposta Político Pedagógica;
II –Concepção de criança, de desenvolvimento infantil, de
aprendizagem e de sociedade;
III -Características da população atendida e da comunidade em que
esta localizada;
IV-Regime de funcionamento ;
V -Espaço Físico, instalações, equipamentos e mobiliários;
VI-Relação dos recursos humanos com suas funções e níveis de
escolaridade;
VII– Organização dos agrupamentos. Parâmetros do art. 18 da
Resolução 194 de 29/10/07 do Conselho Municipal de
Educação;
VIII– Processo de articulação da Educação Infantil com o Ensino
Fundamental;
IX-Organização curricular que fundamenta a ação educativa com a
Criança;
X -Processo de avaliação do desenvolvimento integral da criança,
envolvendo o profissional de educação, a instituição e as famílias;
XI -Processo de planejamento geral e avaliação institucional;
XII - Calendário de atividades para o ano letivo de 2013;
XIII- Referências Bibliográficas;
XIV –Mensagem Final
02
I– FINS E OBJETIVOS
FINS:
A Educação Infantil, como primeira etapa da Educação Básica, conforme dispõe o art. 29 da Lei nº 9394 de 20/12/96 – LDB “tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos: físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.
A Creche Municipal Dona Maria Cardosa à semelhança de sua instituição mantenedora, a quem está vinculado estatutária e regimentalmente, tem por finalidade prestar a assistência e a caridade, e especialmente promover a educação infantil, tendo por princípio a construção do conhecimento como elemento indispensável ao pleno exercício da cidadania.
Na construção deste processo valores como cooperação, solidariedade, respeito mútuo, fraternidade, caridade, convivência pacífica, uso construtivo da liberdade para o bem comum são adotados, buscando proporcionar à criança uma vivência social pacífica, voltada para a construção de homens e mulheres livres, ativos, criativos e críticos de sua realidade.
À luz da legislação vigente: Constituição Federal, Lei n.9394/96- LDB e Resolução - CME n.194/2007, Artigo 12 e seus incisos que pontuam os seguintes princípios:
“I – éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;”
“II – políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;”
“III – estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de criações e de manifestações artísticas e culturais.”
A observância destes fundamentos tem norteado as ações educativas e administrativas da Creche.
03
OBJETIVOS GERAIS:
Os objetivos gerais da Educação Infantil preconizados são norteadores das atividades educativas da Creche, quais sejam:
“I – proporcionar as condições adequadas à promoção do bem estar da criança, sua proteção, cuidado e educação, observando o seu desenvolvimento nos aspectos físico, motor, étnico, cognitivo, afetivo, lingüístico, bem como a expressão de sua múltiplas linguagens;
II – estimular a criança a observar e explorar o ambiente em que vive, com atitude de curiosidade, percebendo-se como integrante, dependente e agente transformador do mesmo, valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
III – possibilitar às crianças situações que as levem a estabelecer e ampliar suas relações sociais, articulando seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
IV – promover situações de aprendizagens significativas e intencionais, que possibilitem a apropriação e produção de conhecimento e cultura.”
04
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Despertar e desenvolver na criança hábitos saudáveis que resultem na boa saúde físico - emocional psíquico – afetivo – espiritual.
- Organizar atividades que favoreçam o desenvolvimento da criança nos seguintes aspectos: percepção, esquema corporal, orientação espaço - temporal e lateralidade, coordenação motora, linguagem oral e escrita.
- Estimular e desenvolver a criatividade das crianças envolvendo-as em jogos e brincadeiras que lhes permitam desenvolver a imaginação a criatividade, a socialização, a interação etc.
- Fortalecer os vínculos familiares, os laços de solidariedade humana de tolerância e compreensão recíprocas em que se assenta a boa convivência social.
- Utilizar a capacidade de expressão de sentimentos e pensamentos através das diferentes manifestações simbólicas: plástica, corporal, musical oral e escrita.
- Estimular a criança a expressar seus sentimentos, idéias, desejos e necessidades, motivando-a se inserir no processo de construção de significados e enriquecendo cada vez mais sua capacidade de
- Estimular e orientar a criança para a importância da preservação do meio ambiente, como forma de manutenção da sua vida, da vida do outro, dos animais da natureza e do mundo.
- Promover e estimular a família da criança a ter mais participação e atuação no processo educacional no espaço da escola.
- Proporcionar à criança um cardápio variado incentivando-a a desenvolver o hábito e o gosto por uma alimentação saudável.
05
II –Concepção de Criança,de Desenvolvimento Infantil, de Aprendizagem e Sociedade.
A criança exerce um papel ativo responsável pela construção de seu conhecimento numa proposta sócio – interacionista, colocando-a como sujeito de sua aprendizagem. Situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens são orientadas de forma integrada, de modo a contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis e de relações interpessoais, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança.
...