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O Projeto em Pedagogia

Por:   •  22/12/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.290 Palavras (10 Páginas)  •  105 Visualizações

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SUMÁRIO

1 INTRUDUÇÃO..........................................................................................................6

2        A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL E, ESPECIFICAMENTE, NA EDUCAÇÃO INFANTIL.....................................................7

3 SEQUÊNCIA DIDÁTICA.........................................................................................10

4 CONCLUSÃO.........................................................................................................13

REFERÊNCIAS..........................................................................................................14

  1. INTRODUÇÃO

O portfólio interdisciplinar em grupo por nome “A importância da ludicidade na educação infantil” designa processo de inclusão de jogos, brincadeiras, atividades interessantes e divertidas para crianças. De certo modo, a ludicidade especificada nos contextos pedagógicos, podemos elucidar o papel do pedagogo em atividades interativas em sala de aula, transformando a ideia de aulas tradicionais em novas tendências pedagógicas contemporâneas na ludicidade.

Sobretudo, apresentamos para elucidar caracterização do tema, referencial teórico especificando a importância do tema na educação infantil e na vida das crianças. Bem como, demonstração de planos concretos para efetivação das atividades lúdicas na escola, considerando a ludicidade uma variável de diferença individual que permite todos se enquadrarem as situações cotidianas de uma forma que as vivenciem como divertidas, intelectualmente estimulantes e/ou muito interessantes em ambientes no ensino formal.

Portanto, destacamos a compreensão dessa relação teoria e prática no instante do planejamento de atividades, considerando atendimento aos conhecimentos desenvolvidos nos campos de experiência, possibilitando a vivência de trabalho coletivo, capacidade de adaptação, comunicação e integração do espírito de equipe, postura diante da pesquisa e de análise crítico-reflexiva sobre o que acontece no dia a dia da escola. Inclusive, teorizamos nas entrelinhas a espontaneidade como forma essencialmente fundamental no processo lúdico, permitindo-se ser surpreendido, onde a curiosidade lúdica do professor inspira curiosidade nas crianças, mesmo naquelas que demonstram menos interesse, impulsiona a investigação e necessidades dos alunos inter-relacionadas às vidas dos alunos, diante da promoção, experimentação e a interação social na escola.

  1. A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL E, ESPECIFICAMENTE, NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O brincar é essencial para o desenvolvimento físico, social e psicológico da criança. Desde os primeiros meses de sua vida, o adulto que cuida dele, se comunica com o bebê fazendo diversas brincadeiras, como cantigas imponentes que levam cultura dos pais aos filhos desde a infância. Gradualmente, a criança participa e depois inicia em si todos os tipos de cenários lúdicos.

(...) o ato de brincar pode estimular o uso da memória que a criança ao entrar em ação vai se ampliando e organizando o material a ser lembrado. O aspecto lúdico facilita o desenvolvimento da aprendizagem, do desenvolvimento social, pessoal e cultural, colaborando para uma boa saúde física e mental (SALOMÃO e MARTINI, 2007, s/d).

À medida que as crianças crescem, elas também tomam posse de seu corpo, desenvolvem suas habilidades motoras e mobilidade no espaço por meio de jogos de exploração e exercícios. Ao acessar o jogo simbólico, a criança tenta reconstituir comportamentos sociais, bancando o comerciante, a amante, o papai e o mãe [...] que lhe permitem simbolizar eventos em sua vida psíquica. Com os jogos em regras (jogos de tabuleiro, jogos em grupo ao ar livre, a criança entra em outro tipo de interação social, aquele que consiste em aceitar regras comuns controlando o próprio desejo, para viver um relacionamento com outros.

Na escola, o primeiro ciclo é concomitante a essa necessidade de praticar esses jogos diariamente de exploração, simbólica, construção e regras, para um bom desenvolvimento fisiológico, neurológico, psicoemocional e cognitivo da criança. Cada era tem seu próprio desenvolvimento isso deve ser respeitado.

Consequentemente, embora a impregnação cultural passe pela brincadeira, não se deve entender isso como uma simples impregnação dos conteúdos simbólicos do brinquedo. Trata-se de um processo dinâmico de inserção cultural sendo, ao mesmo tempo, imersão em conteúdos preexistentes e apropriação ativa. (BROUGÈRE, 2010, p. 51).

O jogo é muitas vezes um suporte educacional eficaz e relevante para lançar as bases que será subsequentemente baseado na aprendizagem disciplinar. Dá à criança a oportunidade de aprender sem medo de cometer erros e de aplicar concretamente conceitos que são bastante difíceis de entender. Sem falar no prazer que proporciona e que atua como verdadeiro motor de motivação e autoconfiança, fatores essenciais para o sucesso acadêmico.

Os métodos lúdicos para aprender brincando não designa apenas aprendizado com jogos de tabuleiro ou jogos de fantasia. É sempre possível oferecer uma aprendizagem mais formal, na forma de um jogo ou de uma investigação. A pedagogia lúdica ou a aprendizagem lúdica oferecem às crianças a oportunidade de se envolver ativa e imaginativamente com pessoas, objetos e o meio ambiente. A representação simbólica é um aspecto crítico. Enquanto brincam, as crianças podem organizar, construir, manipular, fingir, explorar, investigar, criar, interagir, imaginar, negociar e dar sentido ao seu mundo.

Mas muitas vezes, um jogo que é muito diretivo, muito deliberadamente educacional não é mais um jogo! Na verdade, perdemos o essencial da liberdade e da gratuidade próprias do jogo. Esses jogos tornam-se então desinteressantes, porque podemos ver que eles existem para aprendermos alguma coisa. O seu lado lúdico é muitas vezes um pouco forçado, não muito natural, até bastante limitado: o designer talvez fosse bem versado em pedagogia, mas moderadamente quando se trata de criação de jogos. Promove o desenvolvimento holístico (físico, social, emocional, cognitivo e criativo) de uma criança e, dependendo de como é usado, também pode apoiar uma ampla gama de habilidades de alfabetização e letramento.

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