O Projeto para Complemento Pedagógico
Por: Rodnei Minghin • 14/5/2020 • Trabalho acadêmico • 695 Palavras (3 Páginas) • 169 Visualizações
Rodnei Minghin
Do Projeto para complemento pedagógico
São Paulo – SP
2020
Projeto para complemento pedagógico
Nome do Projeto: Pálavrar: A prevenção de conflitos internos e externos através da produção de si.
- Justificativa
Nos últimos anos, com a crescente vulgarização da escola como uma instituição social falha na formação do cidadão se juntando com a mecanização do meio, muitas são as consequências que provém dessa polimerização; em meio a um fenômeno social de polarização política e religiosa, mostra-se necessário que é preciso que se demonstre como a escola é um ambiente de crescimento particular e social, lembrando pontos de confluência compartilhados pelos cidadão, e mais ainda para com aqueles que agirão no futuro como um. O ambiente escolar é um lugar de encontro, identificação e descoberta que não se limita aos procedimentos formais mas que adentra a vivência de quem compartilha tal ambiente. Sendo assim, é o espaço também de desenvolvimento, da fala, da escrita, da articulação, da produção; “Pálavrar”, palavrar a palavra, para lavrar a palavra. Um espaço de troca de produções e de gatilhos, propiciando uma interação com o semelhante não se esquecendo de sua subjetividade. Lugar onde se tem a oportunidade de conhecer mundos e vivências, dividir ideias e ideais, desenvolvendo a interação, formando senso crítico e o aproximando tanto um do outro como do ambiente escolar.
- Objetivos Gerais
O principal objetivo desse projeto se baseia em construir políticas educacionais, procurando aproximar o jovem tanto do próximo quanto do ambiente escolar; procurar desenvolver estratégias pessoais e sociais de tolerância e respeito mútuo, aprendendo sobre o próximo e sobre si mesmo. Tomando a escola como uma segunda casa, o jovem trás para seus colegas e terceiros do ambiente escolar tanto suas felicidades como suas tristezas e em meio a isso é preciso que este seja um ambiente de acolhimento e ajuda, pois a escola também é protagonista da formação do cidadão como indivíduo e como espécie. Por meio da escrita, da fala, das expressões em geral o ser humano procura se mostrar existente, portanto uma das ferramentas a serem desenvolvidas é a linguagem, o diálogo consigo e com o mundo, que humaniza e ensina, liberta e edifica, criando prevenções para problemas diversos.
- Objetivos Específicos
Procurar desenvolver o respeito mútuo e a auto compreensão, através da aproximação do jovem para consigo mesmo e para com a instituição escolar, bem como de seus colegas, desenvolvendo prevenções para conflitos afim de evitá-los ou resolvê-los de maneira não violenta, incentivando a tolerância. Orientar os jovens no desenvolvimento da cidadania através da prática da empatia, tendo a oportunidade de conhecer mundos e produções diversas. Ajudar a desenvolver a reflexão sobre acontecimentos do convívio social, tanto dentro quanto fora da escola, permitindo a atuação sobre eles de maneira racional, podendo distinguir episódios diversos como de sujeição, abuso, fraternidade, e etc., buscando as melhores formas de lidar respectivamente com cada um deles. Possibilitar a produção subjetiva através do desenvolvimento do conhecimento sobre si, e a reconhecer a produção de outrem.
...