O QUE ENSINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Aliny Furlan Goulart • 1/10/2016 • Trabalho acadêmico • 6.131 Palavras (25 Páginas) • 344 Visualizações
O QUE ENSINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Aliny Furlan Goulart
Prof. Silvana Alves Bento Marcineiro
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura de Pedagogia (PED 0422) – Prática Educativa
25/11/2011
RESUMO
O Ensino da Língua Portuguesa nas séries iniciais tem importantes preocupações, partindo da preocupação com a qualidade da educação, não somente as dos profissionais envolvidos, mas na sociedade em geral, principalmente no que se refere....
Palavras- chave: Ensino, Língua Portuguesa, séries iniciais, aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
O PCN se organiza em torno de alguns objetivos centrais: auxiliar no processo de ensino da Língua Portuguesa (Leitura, Escrita e comunicação Oral) sistematizar os conteúdos de
Outro papel importante do PCN é contribuir para a reflexão e discussão dos professores com a indicação do que os alunos deverão aprender, e qual o modo mais indicado a ser trabalhado nas séries iniciais no I e II Ciclo.
A definição do que os alunos precisam aprender a cada ano, estabelecendo com mais clareza o que deverá ser ensinado. O educador terá como propósito ser o principal motivador a repassar o seu entendimento de um modo interessante aos alunos, fazendo merecer o seu interesse.
2 PARÂMETRO CURRICULAR NACIONAL E SEU DESENVOLVIMENTO
Desde o início da década de 80, o ensino de língua portuguesa na escola tem sido a principal discussão em melhorar a qualidade da educação no país. Essa dificuldade se expressa com clareza nos gargalos em que se encontra a maior parte repetência: no fim da primeira série e na quinta série. No primeiro, por dificuldade em alfabetizar; no segundo, por não garantir uma linguagem eficaz, condição para que os alunos possam continuar a progredir, até o oitavo ano.
Essas evidências de fracasso escolar apontam a necessidade da reestruturação do ensino de Língua Portuguesa, com o objetivo de encontrar formas de garantir a aprendizagem da leitura e da escrita. E com isso, a discussão da qualidade do ensino avançou bastante. E foi com os Parâmetros Curriculares Nacionais que soaram como uma espécie de síntese do que foi possível aprender e avançar nesta década, e com democratização das oportunidades educacionais começa a ser levada dimensão política, também no que diz respeito aos aspectos intra-escolares.
...