O Que é Pedagogia
Projeto de pesquisa: O Que é Pedagogia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dayaneflencina • 3/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.663 Palavras (7 Páginas) • 267 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi desenvolvido com objetivo de compreender e sistematizar os entendimentos sobre a cientificidade da pedagogia, suas relações com as práticas pedagógicas da educação e a importância do pedagogo neste processo, bem como a contribuição da Pedagogia e do pedagogo para o processo educativo nas escolas. Foi utilizado como subsídio para este trabalho a leitura sistemática dos textos de Paulo Ghiraldelli Júnior, Libâneo, entre outros, no qual foi possível observar que desde a sua criação a identidade do pedagogo, assim como a pedagogia foram temáticas para debates acirrados, porém sem resultados precisos. Percebe-se que as transformações ocorridas constantemente na sociedade é que delineiam o perfil do profissional da educação, direta ou indiretamente, uma vez que a educação, objeto de estudo do pedagogo, tem seu percurso traçado de acordo com os interesses de diferentes segmentos da sociedade, sejam eles, político, social, econômico e cultural, tal fato, reflete no papel do pedagogo e consequentemente no curso de pedagogia e sua identidade.
2 DESENVOLVIMENTO
A Pedagogia é uma palavra que vem do grego e que significa "Paidós significa criança e agogé, significa condução. Também é um campo de conhecimento que estuda sistematicamente a educação, estuda a prática educativa concreta que se realiza na sociedade.
A Pedagogia é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo. No que se refere à cientificidade da pedagogia, nota-se que historicamente ela esteve sendo teorizada por diferentes óticas científicas, o que lhe conferiu diferentes abordagens conceituais, porém, a partir da década de 80 têm-se procurado identificar a pedagogia como ciência da educação, ou, ciência da prática educativa. Acreditar na pedagogia como ciência da educação significa pressupor a necessária intercomunicação entre a teoria e a prática. Segundo Franco (2003), a Pedagogia deve ter como foco essencial de seu trabalho a práxis educativa, tanto a que se realiza nas escolas, como a que se realiza nas diversas instâncias da sociedade.
A pedagogia não pode ser apenas uma ciência descritiva, explicativa ou interpretativa, deve ser também uma ciência normativa, pois a realidade a se construir tem um papel central voltado para a transformação social. Juntamente com a contribuição das diversas ciências que se voltam para a educação, como a psicologia, sociologia e a economia, à pedagogia como ciência da educação deverá ser a interlocutora interpretativa das teorias implícitas na práxis, e ser também a mediadora de sua transformação, para fins educacionais cada vez mais emancipatórios. Franco, Libâneo e Pimenta (2007), afirmam que é a pedagogia que pode requerer para si a investigação do campo educativo, como também de seus desdobramentos práticos, e com isso constituir-se em conhecimento integrador dos aportes das demais áreas.
Portanto, pedagogia é a ciência que intervêm que propõe princípios e normas relacionados aos fins e meios da educação. É a normatização das ações e dos instrumentos didáticos que devem ser utilizados para qualquer nível de educação, é a educação que se pensa e se faz, com legitimidade para dizer o que é melhor fazer quando se educa.
A pedagogia é uma reflexão sobre as finalidades da educação e uma análise objetiva de suas condições de existência e de funcionamento. O que se busca verdadeiramente é estimular a vontade de aprender, o interesse, a curiosidade e, é neste ponto que entram os pedagogos e educadores, que são capacitados a fazer a ponte entre o desejo e a conquista, considerando a concepção de educação como um processo que permite ao indivíduo a apropriação de todo o conhecimento produzido pela humanidade para compreender e interferir na realidade humana, pois, aprendizagem é o processo através do qual a pessoa se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece.
O pedagogo é o elemento articulador do processo pedagógico, dentro de um estabelecimento de ensino. Podemos então dizer que pedagogo é um profissional que lida com fatos, estruturas, contextos e situações referentes à prática pedagógica educativa em suas várias modalidades e manifestações. Libâneo (2005, p.39), entende que todo trabalho docente é trabalho pedagógico, mas nem todo trabalho pedagógico é trabalho docente. Para ele, trabalho docente é a forma que o trabalho pedagógico assume dentro da sala de aula e trabalho pedagógico é a atuação do profissional em um amplo leque de práticas educativas.
Pedagogia na concepção de Libâneo (2005 p.30) é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, da prática educativa concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes básicos da configuração da atividade humana. Já pedagogo é o profissional especialista em educação. Ele precisa ser capaz de atuar em diversas áreas educativas e compreender a educação como um fenômeno cultural, social e psíquico, complexo e capaz de produzir e difundir conhecimentos no campo educacional. O pedagogo em seu exercício profissional deve ter capacidade de planejamento e execução de planos, precisa estar habilitado para formulação e avaliação de currículos e de políticas curriculares, ter dinamismo, além de saber coordenar, comunicar e transmitir ideias. É preciso acreditar na possibilidade de mudança, ter ousadia e buscar alternativas de trabalho que garantam a aprendizagem e o crescimento dos alunos.
O pedagogo tem função relevante no processo ensino aprendizagem, visto que é um especialista em educação deve, portanto, ler, estudar, escrever, articular teoria e prática fazendo e refazendo suas práxis pedagógica. Deve contribuir
...