O RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: brudina • 13/5/2015 • Relatório de pesquisa • 2.330 Palavras (10 Páginas) • 1.434 Visualizações
[pic 1]
FRANCISCA COSTA SANTOS - RA 436310
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
SENADOR ALEXANDRE COSTA – MA
2014
[pic 2]
FRANCISCA COSTA SANTOS – RA 436310
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado
Ao Curso de Pedagogia do Centro de
Educação a Distância-CEAD da
Universidade Anhanguera
UNIDERP como requisito
Obrigatório para cumprimento
Da disciplina de
Estágio Supervisionado de Educação Infantil.
SENADOR ALEXANDRE COSTA – MA
2014
[pic 3]
SUMÁRIO Ficha de Identificação do Aluno ................................................................ Introdução ................................................................................................... Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado de Educação infantil................................................................................................... 1 – Observação e Interação na Escola ......................................................... 2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola ............................................................................................................ 3 – Plano de Aula .......................................................................................... 4 – Regência ................................................................................................. Considerações Finais ................................................................................. Referências Bibliográficas. |
IDENTIFICAÇÃO
Nome do Estagiário: FRANCISCA COSTA SAANTOS
RA: 436310
Curso: Pedagogia
Semestre: 4º
Ano: 2014
Início do estágio: 29 / 10 / 2014
Término do Estágio: 14 / 11 / 2014
INTRODUÇÃO
O Trabalho de Conclusão do Estágio Supervisionado em Educação Infantil aqui apresentado foi realizado na Unidade Integrada Alzira César Meneses, situada na Rua Vespaziano Ramos S/N, Senador Alexandre Costa/MA, com o objetivo de colocar em prática, a teoria vista ao longo do curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP – Centro de Educação à Distância.
Nas observações em sala de aula foi registrado a prática docente do 3º período do turno matutino, assim como o relacionamento professor/alunos e de diversas atividades que fazem parte da rotina diária da escola, como: brincadeiras, roda de história, roda de conversas, músicas ou oficinas de desenho e atividades que envolvem cuidados com o corpo da criança.
Após o período de observação foi elaborado o plano semanal, conforme o calendário escolar da Unidade Integrada Alzira Cesar Meneses. Logo após o planejamento foi a aula elaborada conforme o plano desenvolvido.
A interação é uma oportunidade da vivência que o estágio supervisionado proporciona tornando assim o exercício da profissão bem conhecido e executado pelo estagiário já preparando os acadêmicos para o mercado de trabalho.
Com a experiência vivenciada nos irá proporcionar ao estagiário compreender a verdadeira realidade sobre a relação sobre a relação professor/aluno presenciada na escola, podendo assim ver a relação teoria e pratica no trabalho de docente da educação infantil.
DESENVOLVIMENTO
OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO NA ESCOLA
29/10 Á 04/11
http://apoiouespipedagocio.blogspot.com.br/2012/05/relatorio-de-observacao-em-escola-de.html
ENTREVISTA COM O RESPONSÁVEL PELO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM NA ESCOLA.
Escola: Unidade Integrada Alzira César Meneses
Professora: Francinete Pereira da Silva
1) Quais as suas atribuições?
As minhas atribuições consiste em dar suporte técnico e pedagógico aos professores de educação infantil para o aprimoramento de suas metodologia de ensino.
2) Como se organiza o trabalho didático na escola (formas de planejamento,
Definição de procedimentos metodológicos e dos conteúdos que serão trabalhados, organizados de projetos...)?
Os planejamentos didáticos são realizados mensalmente, focando sempre a metodologia de trabalho definida nas referências curriculares da educação infantil – RCNEI, assim como os conteúdos abordados em sala de aula.
3) Em que espaços e com qual frequência são realizadas as formações docentes?
Quais assuntos são mais tratados nesses encontros?
As formações são realizadas mensalmente em uma das escolas polo do município e sempre são abordadas conteúdos referentes a formação pessoal da criança.
4) Você acredita que relacionar a teoria que sustenta a proposta pedagógica escolar à prática utilizada em sala de aula é uma dificuldade encontrada pelos professores?
De acordo com a sua experiência, por que ocorre essa dificuldade?
Com certeza relacionar teoria e pratica pedagógica é bem difícil e essa dificuldade está centrada justamente na metodologia de trabalho do professor e na falta de interesse dos mesmos em conhecer novas propostas pedagógicas.
PLANOS DE AULA
A MÚSICA DOS NOMES
IDADE: A partir de 4 meses.
TEMPO: 30 minutos.ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou jardim.
OBJETIVOS: Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador.Escolha uma música na qual você possa incluir o nome das crianças. Alguns exemplos: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui ao Itororó”. Reúna a turma em um local agradável e cante. Os bebês também podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.
...