O RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Josiel91 • 28/10/2022 • Projeto de pesquisa • 4.636 Palavras (19 Páginas) • 173 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER SUELLEN DO N. RAMOS GOMES, RU 808252, TURMA 2019/02
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL
OIAPOQUE-AP 2022
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
SUELLEN DO N. RAMOS GOMES, RU 808252, TURMA 2019/02
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, apresentado ao Curso de Licenciatura em Ciências da Religião do Centro Universitário Internacional- UNINTER, como requisito avaliativo.
OIAPOQUE-AP 2022
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 4
- DIAGNOSE DA ESCOLA ESTAGIADA 6
- Identificação da Instituição 6
- Estrutura da escola Estadual Joaquim Caetano da Silva 6
- Concepção Filosófica da Instituição 8
- Descrição e Análise reflexiva do Estagio Supervisionado 10
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS 14
APÊNDICE. 17
ANEXO 19
INTRODUÇÃO
O presente relatório descreve o Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental realizado em uma escola pública no município de Oiapoque. O Estágio é uma atividade indispensável para obtenção do titulo em Licenciatura do curso de Ciências da Religião do Centro Universitário Internacional-UNINTER.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, o Estágio Supervisionado é atividade obrigatória nos cursos de formação de professores. É o principal contato do graduando com a vivência em sala de aula, essa prática proporciona elementos diretivos que ajudam na mediação dos conteúdos do processo ensino aprendizagem, oportunizando ao licenciando vivenciar o aporte teórico-prático, o qual faz parte de sua caminhada acadêmica enquanto egresso da licenciatura (LEITE; ALBUQUERQUE, 2021, p.7).
Neste mesmo viés de pensamento, os estudos de Molinari e Delgado (2013, p.4), apontam que a prática do Estágio Supervisionado é condição para a obtenção da licença para o exercício da docência, pois oportuniza a vivência in loco e o conhecimento de situações reais diretamente em unidades escolares dos sistemas de ensino. Essa leitura da realidade é feita pelo confronto das leituras acadêmicas com as observações diretas, feitas em sala de aula por intermédio do Estágio Supervisionado, ou seja, observações in loco que possibilitem a compreensão da realidade escolar.
Os principais objetivos para a realização deste Estágio Supervisionado consistiram em analisar de forma crítica o contexto educacional por meio de observação, investigação e planejamento; vivenciar a prática educacional no ensino fundamental analisando a pratica do professor na mediação dos conteúdos de Ensino Religioso, seus métodos e estratégias de ensino, bem como a relação professor-aluno. O Estágio está voltado para a prática e melhoria do ensino, o qual nos faz refletir enquanto professores e mediadores de conhecimentos tais como metodologias, estratégias e recursos utilizados em sala de aula, para que nossos alunos alcancem os objetivos propostos em cada conteúdo ou tema abordado (LEITE; ALBUQUERQUE, 2021, p.8).
Neste sentido, a prática do Estagio Supervisionado é de grande importância por se tratar de uma atividade onde os futuros professores buscam conhecimentos de como funcionam as escolas, compreendendo o universo da instituição, onde primeiramente faz-se a diagnose da estrutura escolar, sobre sua forma de organização física, política,
administrativa e pedagógica, bem como o primeiro contato do estagiário com a sala de aula.
Conhecer a realidade onde desempenhará sua escolha profissional, e refletir sobre o que se encontra na prática, abrindo espaço para a proposição de soluções fundamentadas na teoria é, sem dúvida, um grande estímulo à capacidade crítica e criativa do estagiário. Por essas razões, valorizamos o papel importante do estágio na formação e no desempenho da prática profissional (GRANJEIRO, 2008, p.10).
A prática de ensino através do Estágio nos faz ir além do conceito de meros espectadores nos campos da educação, ela nos mostra a importância de formar um aluno mais ciente e mais equipado com o conhecimento, a fim de lidar com questões da vida real.
O Estágio em docência é o instrumento que habilita o futuro docente a tornar-se educador, uma vez que, a carreira docente advém por meio da troca de saberes e conhecimentos, pois muitos professores já estão em sala de aula há anos, e os estagiários estão chegando, então é necessário que haja essa troca de informações entre o novo e o que já existe (LEITE; ALBUQUERQUE, 2020, p.31).
Neste sentido, o Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental foi realizado na Escola Estadual Joaquim Caetano da Silva nos meses de Março e Abril de 2022 em três turmas de 6º ano. O plano de aula foi aplicado no 6º ano “C”. A classe era formada por 25 alunos com faixa etária entre 11 e 13 anos. As observações foram realizadas no turno da tarde, durante 1 mês e teve a carga horaria total de 100 horas divididas em observações, prática com elaboração e aplicação de um plano de aula.
A metodologia utilizada na realização do Estagio foi norteada e embasada nas seguintes atividades desenvolvidas: Diagnose da instituição, observação participativa, análise do Projeto Politico Pedagógico da instituição, elaboração e aplicação de um Plano de Aula, leitura e análise de materiais indicados no manual de estágio e a redação deste Relatório.
Para melhor compreensão deste Relatório, o mesmo está dividido em seções que apresentam a diagnose da escola estagiada, as observações e intervenções realizadas dentro da sala de aula, bem como as reflexões acerca da vivência deste importante momento enquanto futura professora.
DIAGNOSE DA ESCOLA ESTAGIADA
Identificação da Instituição
O Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental foi realizado na Escola Estadual Joaquim Caetano da Silva, situado à Rua Coaracy Nunes n° 40, no Bairro Centro, na cidade de Oiapoque AP, CEP 68.900-000. A escola foi criada sob a portaria 155/80 e o contato com a instituição pode ser feito pelo número (96) 35212024 e através do email eejcdasilva@hotmail.com.
...