O RELATO DE EXPERIENCIA
Por: eliane9974 • 8/5/2022 • Relatório de pesquisa • 455 Palavras (2 Páginas) • 113 Visualizações
RELATO DE EXPERIENCIA
A visão sobre o mercado de trabalho para o bibliotecário era muito limitada até que ingressei os estudos na Graduação em Biblioteconomia, apropriando dos conhecimentos, da importância da biblioteca, arquivos e museus como um espaço de democratização de uso da informação, que leva ao crescimento e desenvolvimento de caráter cultural e educacional através do conhecimento e do saber. Sendo assim um espaço crescente no mercado de trabalho.
Ao aprofundar mais os estudos realizando as disciplinas do curso, vejo que é o profissional da informação, que deve estar constantemente em aprimorar os seus conhecimentos e desenvolver suas habilidades técnicas profissionais por meio da educação e treinamento, fazendo o uso das tecnologias para atender o mercado de trabalho da biblioteca escolar, arquivos e museus como fonte de experiências, para o exercício da cidadania e formação.
Descrevendo um pouco da rotina de trabalho a qual exerço na área, como gestora escolar da Escola Estadual JCO, desenvolvendo o espaço da biblioteca escolar, Monteiro Lobato, de forma ativa para despertar o leitor e contribuir para sua formação como pessoa. A biblioteca escolar é organizada para manter a integração com a sala de aula, desenvolvendo as potencialidades do estudante, bem como contribuindo com o crescimento de toda a comunidade escolar e o desenvolvimento do currículo. Ela funciona como um centro de recursos educativos, integrada ao processo de ensino-aprendizagem, tendo como objetivo primordial desenvolver e fomentar a leitura e a informação.
A forma de organização da biblioteca garanti a preservação e conservação do acervo. Os livros ficam em local arejado e com pouca incidência de raios solares, as paredes de cor clara e janelas que permitam a entrada de luz natural, possibilitando um ambiente que favoreça a leitura.
Desenvolvemos projetos de leitura, como a mala viajante, cantinho da leitura, trabalhos que vem sendo desenvolvidos na escola por vários anos. Com o trabalho remoto nos grupos de sala no WhatsApp, temos um horário reservado para que a professora do uso da biblioteca desenvolva o trabalho de incentivo à leitura.
As informações preservadas na biblioteca ou a decoração está de acordo com a faixa etária de nossos alunos, tornando-a um local prazeroso para os mesmos. Possibilitando troca de conhecimento e enriquecimento cultural, sendo espaço de realizações de saraus, brechós literários, exposições, proporcionando interação entre a comunidade escolar.
A carência identificada, principalmente após ingressar no curso de biblioteconomia, foi em relação aos profissionais não graduados em biblioteconomia exercendo a função, sendo perceptível que as atividades/ ações para um bom desenvolvimento da biblioteca escolar é a formação específica na área profissional em biblioteconomia, possuidor de um conjunto de técnicas e conhecimentos adquiridos com a graduação. Cabe citar também a dificuldade de obtenção de recursos para o investimento em TICs e a baixa capacitação dos funcionários no uso dessas tecnologias.
...