O RESUMO O QUE É EDUCAÇÃO
Por: fmunizd • 15/9/2022 • Resenha • 440 Palavras (2 Páginas) • 75 Visualizações
QUANDO A ESCOLA É A ALDEIA
Em lugares onde não se estabelecer estilos formais e centralizados de ensino, a educação já existe. Tomamos, por exemplo, animais que aprendem de dentro para fora, usando seus instintos, e acrescentam formas de aprender de fora, por meio de sua diversão e observação de seu mundo, para repetir sua espécie uma e outra vez. Na raça humana, a educação não apenas continua a vida mas é edificada no âmbito da troca de símbolos, intenções, culturas e relações de poder. É possível perceber que a educação existe de muitas formas e de diferentes maneiras, às vezes aparecendo invisível. Tudo o que é conhecido nas tribos é fruto da convivência e das experiências vividas, como é o caso de seus filhos que veem, entendem, imitam e aprendem com a sabedoria que existe na experiência. Dessa forma, entende-se que qualquer coisa importante para a comunidade que expressa algum tipo de conhecimento precisa de uma forma de ensinar, mas esse processo de aprender e ensinar tem recebido muitos nomes, um deles é endoculturação, que é o processo de aquisição de conhecimento pessoal, crenças e hábitos de uma cultura. Consequentemente, a experiência da endocultura faz parte de uma fração da educação.
ENTÃO, SURGE A ESCOLA
As sociedades primitivas começaram a dividir trabalho e poder, criando uma hierarquia social, da mesma forma que o conhecimento comum da nação também é dividido, criando assim uma diferença que contraria o conhecimento interior que é confirmado pela sociedade. Então outras categorias da tecnologia social começam a se construir, como o saber e o ensinar a conhecer, nesse momento a educação começa a transformar o ensino e quando o mesmo aparece, a aldeia se reduz a uma simples escola e todos passam a ser vistos como professores.
Essa divisão de saberes ocorre mesmo em sociedades simples, onde alguns aprendem a ser homens, outros a se tornarem mulheres, outros a se tornarem chefes, feiticeiros, músicos, professores e até escravos. Esse tipo de aprendizagem pode ser de curto ou longo prazo, próximo aos exemplos de agências e práticas de ensino que relacionamos quando pensamos em educação. Mas mesmo com essas mudanças, a educação gratuita, familiar e comunitária não pode ser abandonada.
Até então, o local da educação em questão não é uma escola, é simplesmente um lugar de vida e de trabalho, onde as pessoas se reúnem. No entanto, da mesma forma que todas as outras práticas sociais, das quais um dia surgiu o interesse político, a educação aos poucos entra nessa discriminação e se pratica nessa situação, perdendo assim sua liberdade e se
limitando em uma escola, virando cativa dos educadores, se tornando uma invenção recente na história de cada um.
...