O RPG na Educação
Por: camila00088 • 1/12/2017 • Artigo • 2.923 Palavras (12 Páginas) • 247 Visualizações
RPG NA EDUCAÇÃO
Camila Schurtz[1]
Jamile Santinello[2]
RESUMO: Este artigo visa apresentar uma análise sobre RPG (Role Playing Game) e sua importância enquanto ferramenta didático-pedagógica. A proposta do artigo é expor as potencialidades do jogo como ferramenta de educação e sua capacidade de promover a cooperação, socialização e a construção do conhecimento. O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica, tendo como autores mencionados: Grando (2008), Bittencourt (2003), Vasques (2008), Swahili (2002). Mediante os resultados obtidos podemos entender que os jogos de RPG são de grande auxilio para o processo de aprendizagem, basta apenas o docente saber organizar e mediar as partidas.
Palavras-chave: RPG, potencialidades, socialização, cooperação, construção do conhecimento.
INTRODUÇÃO
Os jogos no contexto atual são um pouco marginalizados pela sociedade, devido ao fato de estar relacionado ao prazer e a diversão, desencadeando uma dificuldade para se trabalhar com as estas ferramentas no âmbito escolar. E deixa de se pensar o jogo como importante fator para a formação completa da criança e como o lúdico pode ser uma grande ferramenta de auxilio no processo de ensino e aprendizagem.
O RPG (Role Playing Game) são jogos de interpretação de imagens, onde pessoas juntam-se para contar uma história, criado nos Estados Unidos em 1973, intitulado como DUNGEONS e DRAGONS, um jogo de fantasia medieval que diferenciava dos demais jogos por trazer o controle de um único personagem por jogador e seu universo de aventuras. Assim, desde a sua origem, o RPG encontra-se vinculado à literatura fantástica (VASQUES, 2008).
As formas clássicas de jogos estão perdendo cada dia mais seus espaços principalmente com o fato de que cada dia que passa a inúmeras atualizações possível, o RPG digital contempla a possibilidade de se jogar, usando a internet como veículo de interconexão dos jogadores, de maneira que os usuários podem jogar em tempo real, usando ferramentas como e-mails, chats e softwares, preservando ainda seu vivenciar imaginário.
O RPG possui um grande potencial educativo por meio do exercício da fantasia e da diversão, agindo positivamente no desenvolvimento mental e social do homem, percebemos através disso a grande capacidade de auxiliar os pedagogos e outros profissionais, pois estimula constantemente a troca de informações e experiencias, de modo que a própria essência do jogo permite que o jogador seja o protagonista de sua história, além de proporcionar um modelo interdisciplinar de ensino.
- POTENCIALIDADES DO RPG COMO FERRAMENTA DIDÁTICO- PEDAGÓGICA
Os jogos fazem parte do dia a dia das pessoas durante muito tempo, devido a isso merece um pouco mais de nossa atenção em especial no processo de ensino e aprendizagem, serve de apoio para os docentes no âmbito escolar pois a partir dele que as crianças podem construir seu conhecimento.
Conforme Swahili (2002), o RPG possui uma mecânica bem simples, é um jogo de abstração onde os jogadores devem criar um universo onde representarão personagens que existem a partir da imaginação e criação deles, também o cenário/palco em que desenrola o jogo, tem grande potencial na criação interconexões entre os jogadores. A partir disso a atuação do personagem depende da sua zona de interação e espaço de jogo, dessa maneira o jogador terá os dados necessários para decidir como agira pelo personagem.
São as regras que nos orientam, organizam nossos passos, delimitam ações, estipulam o que pode e o que não pode ser feito, colocam limites para o certo e o não certo, nos orientam para alcançarmos as metas e que todos os participantes se encaminhem na mesma direção. As regras levariam a proposta pedagógica, onde os indivíduos encontrariam as indicações de como poderiam efetuar suas ações. A meta ou o objetivo do jogo podem estar dentro das regras, são elas que nos impulsionam a alcançar a vitória e auxiliam a transformar a brincadeira livre em jogo. Dentro delas que se encontram as indicações para nossas expressões futuras na atividade, o que precisaremos fazer para completarmos cada etapa (GRANDO,2009, p.2).
A imaginação, a criatividade e a cooperação, são os traços que caracterizam o RPG, como um jogo rico para o ensino, porque não se encontra durante uma partida de jogo personagens aleatórios desafiando dragões ou lutando contra moinhos, e sim objetivos estabelecidos antes mesmo do início da sessão, os jogadores são companheiros de aventuras e não inimigos (RODRIGUES, 2012).
Se bem planejado e organizado o RPG é uma grande ferramenta lúdica que permite o aprendizado dos alunos de uma maneira prazerosa.
Antes de se emitir quaisquer juízos sobre a prática do RPG como metodologia de ensino/aprendizagem deve-se salientar que, para se tornar efetivo, o RPG deve ser vivenciado de forma espontânea, qualquer exigência ou coerção para a prática do RPG, como em qualquer atividade lúdica, torna-o impotente
(SWAHILI, 2002 p,3).
Fundamentando nas ideias de Grando (2003) que define as características do RPG como ferramenta educacional sendo elas: socialização, cooperação, criatividade, interatividade e interdisciplinaridade. Apresentada na tabela a seguir:
Tabela 1: Potencialidades do RPG para aprendizagem
Socialização | Diálogo entre os participantes e com o mestre (Narrador/Professor), troca informações e relato das ações de seus personagens. |
Cooperação | Para que o indivíduo seja bem-sucedido mediante os desafios propostos pelo Narrador (coordenador) da história, ele precisará cooperar com os jogadores para que juntos concluam a atividade. |
Criatividade | Cada um dos participantes desenvolve sua criatividade ao se imaginar na história e ao decidirem como os seus personagens reagem e resolvem os desafios das histórias. Eles também podem criar seus personagens, históricos e personalidades. |
Interatividade | Os jogadores estão constantemente interagindo entre si e com o mestre. Atividades interativas comprovadamente levam a uma maior fixação de conteúdo do que atividades expositivas. |
Interdisciplinaridade | Uma única história pode abordar temas de várias disciplinas, como: história, Geografia e Biologia. |
Fonte: Grando (2008), O Uso de Jogos Educacionais do Tipo RPG na Educação. Disponível em:
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