TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Referencial Teórico-metodológico

Por:   •  19/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário:

Justificativa ............................................................................................... 5

Objetivo Geral .......................................................................................... 7

Objetivos Específicos ................................................................................ 7

Referencial Teórico-metodológico............................................................. 8

Resultados esperados.............................................................................. 9

Cronograma de Referência....................................................................... 10

Referências Bibliográficas......................................................................... 11

PROJETO DE INTEGRAÇÃO

Introdução

O Projeto de Integração faz parte da disciplina do 4° período- Observação orientada do Curso de Serviço Social da UNIP (Universidade Interativa Paulista). Este projeto tem a finalidade de abordar assuntos relacionados à situação do idoso potencial beneficiário, que ao chegar para o primeiro atendimento ao setor do BPC, encontram-se totalmente desinformados quanto aos critérios para se tornar um possível beneficiário.

Durante o período de estágio realizado na SEMDES- Secretaria de Desenvolvimento Social de Cachoeiro de Itapemirim-ES, no setor do BPC- Benefício de Prestação Continuada, de acordo com a grande demanda pude observar que na maioria das vezes, essas pessoas ouviram sobre a existência do benefício, mas não sabem a forma como o mesmo é concedido, quem tem direito, quais são os critérios exigidos para a concessão. Daí surgiu à motivação sobre o projeto ”............”, pois foi notória a necessidade de um acolhimento específico a esse idoso. O projeto será desenvolvido na própria SEMDES, na sala do auditório para o primeiro acolhimento. Voltado em especial para atender esses idosos que chegam muito cedo ao setor.

Após introdução estará sendo apresentada a justificativa do projeto, baseado na demanda até aqui identificada.

Justificativa

O BPC é um benefício da Política de Assistência Social, que integra a Proteção Social Básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e para acessá-lo não é necessário ter contribuído com a Previdência Social. É um benefício individual, não vitalício e intransferível, que assegura a transferência mensal de (um) salário mínimo ao idoso, com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais.

Devido a grande demanda e a necessidade que esses potenciais beneficiários têm de obter informações mais complexas, porém de forma clara e simples, para melhor entendimento dos potenciais beneficiários idosos no setor do BPC- Benefício de Prestação continuada da Assistência, justifica-se a proposta de desenvolvimento desse projeto.

Neste contexto, Borges (2003), afirma que de acordo com a legislação de Política Nacional do Idoso – PNI (Lei 8.842/94) tem como objetivo: “assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade”. (art. 1º).

Podemos perceber que eles desejam e devem permanecer ativos, desde que recebam o apoio adequado.

Objetivo Geral:

Proporcionar aos potenciais beneficiários idosos do programa do BPC- Benefício de Prestação Continuada da Assistência, no primeiro acolhimento, para obter informação de forma clara e simples, orientando os mesmos através de palestras, debatendo sobre todos os critérios e as normativas que regem o Programa do BPC- Benefício de Prestação Continuada.

Objetivo Específico:

• Formar uma equipe multidisciplinar, de forma a direcionar o idoso de acordo com a sua necessidade.

• Identificar as indagativas dos potenciais beneficiários;

• Trazer informações sobre os critérios da política do BPC.

• Esclarecer, sanar dúvidas através desse projeto de integração.

Referencial Teórico-Metodológico:

O projeto de integração será baseado, de acordo com os critérios da política do BPC – Benefício de Prestação Continuada da Assistência e das normativas institucionais. Inicialmente será feito o primeiro acolhimento, na sala do auditório, onde uma equipe multidisciplinar formada por uma Assistente Social, psicóloga, enfermeiro, cabeleleiro, manicure, barbeiro estará recebendo os idosos oferecendo um “coffee Break”. Logo após estaremos dando início a palestras explicando como funciona a política do BPC – Benefício de Prestação Continuada da Assistência, dos critérios necessários, de que, não se trata de um benefício da previdência, mas sim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com