O Relato de Experiencia e Pre-Projeto
Por: Gracagallina • 27/5/2022 • Trabalho acadêmico • 759 Palavras (4 Páginas) • 114 Visualizações
RELATO DE EXPERIÊNCIA E PRÉ-PROJETO
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
MARIA DAS GRAÇAS MEDEIROS GALLINA;
graca.mgallina@hotmail.com
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2020
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado I, do curso de Licenciatura em
PEDAGOGIA da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL
Orientador: Prof.(a). PROFª SANDRA LUCIANE STARON.
MARIA DAS GRAÇAS MEDEIROS GALLINA;
graca.mgallina@hotmail.com
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2020
RELATO DE EXPERIÊNCIA
O primeiro contato com a escola foi por telefone, devido a escola ainda se encontrar em período de quarentena do Coronavírus.
A aula de contação de história foi aplicada para a crianças da turma do Pré II da educação infantil.
O meio disponibilizado foi a utilização de um micro vídeo, onde permite que as crianças possam acompanhar a história em suas residências de forma remota. O mesmo foi enviado pela ferramenta digital (WhatsApp) por ser de simples acesso e já comum na utilização pelas crianças, pais e professores, podendo ser acessado através de celulares ou computadores.
A competência e habilidade descrita na BNCC (Base Nacional comum Curricular) se relacionam de forma a auxiliar e acrescentar ao plano da aula por mim elaborado.
O conteúdo foi desenvolvido de forma simples com fácil compreensão, onde pudesse despertar a imaginação e participação das crianças.
A interação ocorreu durante momento concedido para que pudessem registrar suas opiniões e questionamentos.
A participação das crianças por meio da visualização e compreensão, despertou curiosidade e através da observação, descreveram situações e possibilidades, tornando assim a história mais criativa.
Desenvolvendo a curiosidade, com o uso da criatividade, sendo devidamente orientadas, as crianças são capazes de adquirir grande aprendizado através das ferramentas digitais.
- PRÉ-PROJETO
- TEMA
Uso da tecnologia digital na educação infantil
PROBLEMA
Professores e alunos estão preparados para o uso das tecnologias digitais no processo de aprendizagem?
OBJETIVO
OBJETIVO GERAL:
Planejar o uso e a importância da tecnologia digital no processo do desenvolvimento educacional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Preparar professores para o uso das diversas ferramentas tecnológicas.
- Utilizar meios digitais no processo de desenvolvimento da criança.
- Analisar o processo de socialização e desenvolvimento da criança.
JUSTIFICATIVA
A presente pesquisa justifica- se pela necessidade e importância do uso da tecnologia como ferramenta auxiliar no desenvolvimento da criança. A motivação da escolha do tema dá-se, ao fato de relatos na área escolar onde as dificuldades em questão foram vista como parte importante no processo de desenvolvimento das crianças.
Nas competências gerais, a BNCC prevê que os alunos devem aprender a:
“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
[…]
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, idéias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.” (BNCC, 2018).
...