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O TEATRO E A EDUCAÇÃO NA PEDAGOGIA

Por:   •  8/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  283 Visualizações

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Observação: Matéria para a Ad1: aulas de 01 a 03 e material Complementar de 01 a 06. Você, também, pode consultar para estudo o site do Centro do Teatro do Oprimido: https:// www.ctorio.org.br/home/

1º Questão (2,0 pontos)

Leia as aulas 11, 12 e 13 e crie um dicionário de 10 verbetes sobre a linguagem teatral. Você deve proceder da seguinte maneira. Escolha 10 verbetes ou termos que você desco- nhece em relação a linguagem teatral, como por exemplo: realidade cênica, fisicaliza- ção, foco de atenção ou ponto de concentração etc. Procure entender estes conceitos an- tes de colocá-los no papel. Depois escreva o significado dos verbetes utilizando as suas próprias palavras.

R: Verbetes

1- Foco de atênção: Tem o mesmo significado de concentração, com um objetivo a ser realizado, direcionar a atênção para uma coisa determinada;

2- Jogo teatral: Quando improvisa uma cena usando sua imaginação e seu corpo;

3- Percepção estética: São emoções provocadas em cada indivíduo através de técnicas dos sentidos, onde utiliza os 5 sentidos para a construção de novas capacidades e compreenção;

4- Porfólio: São listas de trabalhos registrados ou pesquisados que poderão ser encontrados sempre que necessário;

5- Signo teatral: São diferentes ideias com o corpo e objetos, onde se comunica de diversas formas;

6- Linguagem corporal: É uma linguagem não verbal é utilizada através de gestos, expressões, movimentos; uma mensagem passada para alguém quando não se usa a fala;

7- Processo criativo: É o desenvolvimento da criatividade através dos estímulos por meio de signos e linguagens teatral;

8- Saber sensível: É o envolvimento do corpo e participação no processo do conhecimento;

9- Fisicalização: É quando tornamos real o que imaginamos;

10- Educação estética: é o despertar dos sentidos, com uma expressão não verbal;

2º Questão (3,0 pontos)

Momento pipoca. Convide amigos e parentes. Veja o filme, Augusto Boal e o Teatro do Oprimido, indicado no link do material complementar 1 e a seguir comente o filme, emitindo a sua análise e destacando:

Material Complementar 1: https://www.youtube.com/watch?v=lL3-Wc305Gg&feature=youtu.be

A - Quem foi Augusto Boal e qual sua importância para o teatro?

R: “ Augusto Boal fundou o Teatro dos Oprimidos, foi um macro na história do teatro, um diretor, autor de peças de teatro brasileiro; um artista teatral que colocava todas suas ideias em tudo que via voltando para peça teatral”; se empenhou muito para o teatro; quando foi vereador pediu uma “Sessão do Teatro Legislativo NO CTO- Rio”; dava oportunidade à todos de participar onde podiam expôr e explicar os problemas, situações, entre outros pela forma teatral.

B - O que é o método do Teatro do Oprimido?

R: É um método onde se usa técnicas , jogos, exercícios corporais mostrando para todos os problemas através do teatro; um método onde todos possam expressar os sentimentos de forma teatral.

C - Que técnicas compõem o método do Teatro do Oprimido?

R: Teatro Imagem: Tem a intenção de ensaiar uma transformação da realidade,

através do uso da imagem corporal.

Teatro Jornal: foi uma forma de ação teatral que ocorreu no periodo anterior a

saida do Boal por força da ditadura. É uma tecnica que transforma qualquer noticia

de jornal, ou qualquer outro material sem proposta dramaticas em cenas ou açôes

teatrais.

Teatro Fórum: é a técnica em que os atores representam uma cena ate a

apresentação do problema; por meio da cena teatral apresenta a solução para o

então problema; através da dramartugia simultânea acontecem encenações de fatos reais.

Teatro Invisivel: é a representação de uma cena diante de pessoas que não

sabem que estão sendo espectadoras da ação dramática, que acontece dentro do cotidiano das pessoas.

Teatro Arco Iris do desejo: Foi um método de terapia no teatro, uma técnica de Boal para aqueles que vivem oprimidos.

Teatro Legislativo: uma técnica desenvolvida para mostrar que há possibilidades de mudança.

Teatro mito: Consiste em descobrir o obvio atrás de um mito, onde expõem as verdades e mentiras lá existentes.

Teatro quebra de repressão: Houve a história de um participante, onde colocam outros atores para reconstruir a história através de ensaios.

D - Qual o alcance do Teatro do Oprimido no Brasil e no mundo?

R: O alcance do teatro tanto no Brasil quanto no mundo foi de grande expanção, foi uma forma de emancipação onde todos os atores podiam se libertar através técnicas, jogos e exercícios teatrais para expôr e alcançar seus objetivos através de uma libertação.

E - O que mais se destacou

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