O TEATRO NA EDUCAÇÃO
Por: Pedagógia Unip • 2/4/2020 • Trabalho acadêmico • 517 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
PEDAGOGIA
ESTUDOS DOMICILIARES- 3° PERÍODO
PROFESSORA SUSELAINE MASCIOLI
LAIS CRISTINA BRECIANO - F02IDD4
MARAISA DA SILVA - F026671
VANESSA NEVES DO NASCIMENTO – D8900A-7
RESUMO DO TEXTO SOLICITADO
O teatro como recurso pedagógico. A contação de histórias.
- Texto para leitura Perspectivas para o teatro na educação como conhecimento e prática pedagógica. Juliana Cavassin. R. cient./FAP, Curitiba, v. 3, p. 39-52, jan./dez. 2008.
A atuação faz parte do desenvolvimento pleno da criança, ela em suas brincadeiras representa como um teatro as aventuras que vivem, desenvolvendo assim seus conhecimentos e suas habilidades.
Teatro aliado à didática e pratica do professor como recurso pedagógico tornará a aprendizagem prazerosa e participativa, além de ser uma forma de entretenimento e de educação, pois desenvolve o trabalho em grupo, ajuda a superar a timidez, desenvolve a imaginação, memorização e o vocabulário e traz diferentes conhecimentos (SANTOS; SANTOS, 2012, p. 01)
Contribuindo para o desenvolvimento integral da criança, a utilização do teatro para a educação, desperta nela a criatividade, melhorando o relacionamento dela com outras pessoas, podendo a criança aplicar os conhecimentos adquiridos em outras disciplinas da escola e também em sua vida, “isso significa o desenvolvimento gradativo na área cognitiva e também afetiva do ser humano” (Cavassim, 2008, p. 41)
Atuando, a criança pode confrontar seus medos e encontrar formas diferentes de lidar com seus problemas, ela pode repetir situações e acontecimentos, ganhando domínio ao enfrentá-lo novamente, ajudando também no desenvolvimento social da mesma.
Segundo a PCN-Arte, a atividade artística não se refere só no teatro, mas também na dança, artes visuais e música, e cabe a escola decidir qual modalidade artística será aplicada, em qual momento e também sobre a duração desta atividade, porém o que mais se vê é a junção destas linguagens.
Na PCN-Arte e na própria LDB (9394/96) a teoria do ensino da Arte como componente curricular obrigatório é simples e fácil, porém no desenvolvimento destas modalidades, é possível observar que as escolas não possuem estrutura para tal, não tem todos os materiais necessários, ou investimentos na formação de professores, e também acabam diminuindo a importância da Arte, quando comparada às outras disciplinas.
Essa falta de estrutura é preocupante, podendo assim não promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
Isso reflete nossa preocupação quanto ao risco de o ensino se tornar muito teórico, situando-se, a maior parte do tempo, no plano discursivo, recaindo na didática tradicional, num pseudo-aprendizado baseado na memorização, na prática apenas decorativa das possibilidades de um ato verdadeiramente criador. (CAVASSIM, 2008 apud PEREGRINO; SANTANA, 2008, p.05)
Apesar de todos os problemas apresentados, o Teatro na educação é uma conquista, é preciso que os educadores da área estejam atentos e se unam para que as conquistas continuem, são necessários mais projetos e discussões a respeito, para o desenvolvimento concreto do Teatro na sala de aula como prática pedagógica.
...