O USO DE SOFTWARES NA EDUCAÇÃO
Por: MahFergom • 9/11/2016 • Projeto de pesquisa • 1.135 Palavras (5 Páginas) • 406 Visualizações
O USO DE SOFTWARES NA EDUCAÇÃO
DELIMITAÇÃO DO TEMA
O uso de softwares educativos na educação em dois contextos: no Brasil e no Piauí
INTRODUÇÃO
Com o desenvolvimento crescendo no Brasil, e consequentemente da tecnologia usada no país, vem crescendo muito o uso da tecnologia no campo educativo. Atualmente vem surgindo software e aplicativos voltados para a área educativa.
Devido a esse desenvolvimento tecnológico que vem remodelando o Brasil o mundo é necessário na introdução desses métodos para inovações e par aperfeiçoar o ensino, principalmente nas escolas públicas.
Mas será que o Brasil já está desenvolvido o suficiente para isso? Será que pequenas cidades como algumas do estado do Piauí, já está introduzida nesse novo mundo informatizado?
O PROBLEMA
Como o Brasil está cada vez mais “moderno”, as nossas escolas públicas tem que está no ritmo. Mais a problematização é, como será implantado o software nas nossas escolas públicas?
Como adequar cidades pequenas ao uso da informática de forma eficaz?
Como capacitar os professores e a gestão escolar para incluir o uso de softwares em cada disciplina de acordo com o currículo escolar da escola?
QUESTÕES NORTEADORAS
• Seria possível num país com uma enorme desigualdade social ter a informática educacional como ferramenta de apoio na formação educacional?
• O emprego de softwares educacionais no ambiente escolar vem adquirindo cada vez mais espaço.
• Quais as limitações quanto ao uso de softwares na educação?
OBJETIVOS
GERAIS:
Analisar a didática aplicada na implantação de softwares educativos na educação a partir da ampliação e desenvolvimento do sujeito e a sua inclusão na sociedade moderna;
Analisar o contexto das escolas públicas do país;
Analisar se existe estrutura adequada nas escolas para a implantação desses softwares.
ESPECÍFICOS:
• Identificar a importância da informática no contexto educacional;
• Quanto ao enforque à aprendizagem, o software educacional pode direcionar uma aprendizagem dando ênfase na transmissão de conhecimentos e também a formação da criatividade e entretenimento do aluno e podendo torná-lo mais autônomo;
• Associação á criação de novos esquemas mentais, possibilita a interação entre pessoas e tecnologias compartilhando objetivos comuns. Esse nível de aprendizado leva a um aprendiz participativo.
• Identificar se os softwares estão sendo utilizados de maneira eficaz;
• Analisar como é feita a introdução de softwares educativos nas escolas;
• Identificar os resultados do uso desses softwares;
• E no caso de escolas em que não se utiliza dessa tecnologia, a falta que ela faz;
• As limitações do uso dessa tecnologia.
JUSTIFICATIVA
Este pré projeto tem relação com a praticas dos recursos para atividades. Dentre as diversas ferramentas que auxiliam o educando no processo de aprendizagem tem-se o computador como grande aliado. O computador representa várias ferramentas da informática e os softwares educativos usados na educação, torna-se cada vez mais um amplificador de potencialidades na capacitação e aprendizado dos alunos.
A identificação do papel que o uso de softwares educativos nas escolas em todo o país permitirá a inovação e ampliação nos métodos de aprendizagem. Descobrindo quais são as dificuldades, os limites, e os problemas que impedem um bom resultado será possível melhorar a qualidade da utilização desse recurso que vem se tornando cada vez mais necessário.
A utilização dos programas de computadores educacionais escolhidos e analisados para o uso terá que está relacionado com o currículo e o programa da disciplina. A adaptação desses softwares é de grande importância para a elaboração das atividades, não se esquecendo de que o ponto chave da proposta com informática educativa é a interdisciplinaridade e a aplicação das bases das inteligências múltiplas.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para que a informática possa ser utilizada na aprendizagem, não basta instalar máquinas em seus seu ambiente, é de suma importância que a escola reflita sobre como o uso dos computadores pode promover situações significativas de aprendizagem. Nesse contexto, a utilização do computador como ferramenta educacional é visto como um instrumento com o qual o sujeito desenvolve, ocorrendo assim, o aprendizado através da resolução de problemas. Como enfatiza VALENTE (1998), quando relata que:
As possibilidades do uso do computador como ferramenta educacional estão crescendo e os limites dessa expansão são desconhecidos. Cada dia surge novas maneiras de usar o computador, enriquecendo e favorecendo o processo de aprendizagem
...