O Xadrez como inclusão social
Por: Joseane Santos • 19/4/2015 • Relatório de pesquisa • 591 Palavras (3 Páginas) • 313 Visualizações
[pic 1]
Inclusão social: xadrez como ferramenta
Joseane dos Santos Silva
Pedagogia
2 Período
Maceió/2014
Hoje no Brasil, milhares de pessoas com algum tipo de deficiência estão sendo descriminadas nas comunidades em que vivem ou estão sendo excluídas do mercado de trabalho.
È necessário que se crie programas governamentais que possibilite incluir essas pessoas no convívio social. A inclusão social possibilita aos que são descriminados pela deficiência, cor ou classe social, que por direito ocupem o seu espaço no mercado de trabalho e na sociedade.
Se isso não acontecer essas pessoas, serão sempre dependentes, terão uma vida pela metade tornando-se pessoas limitadas, sem perspectivas de vida. Um dos recursos mais importantes para essas crianças é no convívio escolar.
À escola é um mecanismo muito importante para a socialização desses alunos. È necessário que os pedagogos se preparem para trabalhar no processo dessa inclusão, de uma maneira que possa motivar os alunos a se interessarem pelas aulas, utilizando os jogos lúdicos como o xadrez, que é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de crianças especiais.
O jogo do xadrez nas escolas tanto para os professores quanto para os alunos é de livre participação e os jogos acontecerão em atividades extras curriculares, fora do horário de aula. A intenção do ministério da educação é de implantar o xadrez nas escolas é de desenvolver habilidades, tais como a memorização o raciocínio lógico dedutivo, com a finalidade de despertar o interesse dos alunos.
Durante séculos vem se perguntando qual é a importância do xadrez no desenvolvimento no âmbito cognitivo e afetivo, e como esses valores comportamentais constituídos no jogo podem ser transferidos para outras áreas, como desenvolvimento psicológico, desenvolvimento psicofísico, e na área educacional e, em especial na área social.
O xadrez é usado para auxiliar na missão da educação integral e contínua da criança e dos jovens, retirando da situação de riscos com á prática esportiva do xadrez, a desenvolverem habilidades de raciocínio lógico, ativar a memória, ensinar o respeito ao adversário, sustentar as habilidades do planejamento entre outras.
A metodologia usada são as aulas pré-enxadrísticas, teoria básica e muita prática, comunicação adequada á faixa etária, competições que promovam o intercambio social a motivação, atividades lúdicas e recreativas, método holandês, partidas simultâneas com os instrumentos e jogadores profissionais para corrigir erros.
Os recursos utilizados são o mural do xadrez, magnético ou de encaixe, relógios de xadrez, espaço físico, cadeiras, e atividades como o xadrez gigante e humano como atividades lúdicas. Ainda existe muitas dificuldades para a realização desses torneios como falta de apoio, a violência, falta de lideranças comprometidas, falta de continuidade de projetos e faltam multiplicadores dedicados e motivados para que os torneios aconteçam.
Em Alagoas os torneios de xadrez são realizados nos municípios de Maceió, Piranhas, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Porto de Pedras, Rio Largo e Boca da mata.
...