O argumentativo sobre o conceito de interdisciplinaridade
Por: Melllai • 1/5/2015 • Dissertação • 889 Palavras (4 Páginas) • 1.969 Visualizações
Passo 2 - Texto dissertativo-argumentativo sobre o conceito de interdisciplinaridade.
A interdisciplinaridade surgiu na França e na Itália, tempo em que a preocupação com a educação começou ser valorizada, mas no Brasil a interdisciplinaridade começou a existir a partir da Lei de Diretrizes e Bases Nº 5.692/71. Desde então, sua presença no cenário educacional brasileiro tem se tornado mais presente e, recentemente, mais ainda, com a nova LDB Nº 9.394/96 e com os Parâmetros. Além da sua grande influência na legislação e nas propostas curriculares, a interdisciplinaridade tornou-se cada vez mais presente no discurso e na prática de professores. A utilização da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento é uma das propostas apresentadas pelos PCN`s que contribui para o aprendizado do aluno. Apesar disso, estudos têm revelado que a interdisciplinaridade ainda é pouco conhecida.
É possível a interação entre disciplinas aparentemente distintas. Esta interação é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, saber esse que deve ser valorizado cada vez mais no processo de ensino-aprendizado. A interdisciplinaridade são as interações entre as disciplinas com um nível hierárquico a mais, com mais prazer de ensinar e aprender, pois é onde ocorrem as ações disciplinares, com diálogo e cooperação de todos.
A questão não é eliminar nenhuma disciplina, mas sim interagir e cooperar com alunos e professores que estão juntos no processo de descoberta, construção do conhecimento no qual não predomina a divisão de disciplinas. A intenção real é compartilhar ações, ideias, reflexões; cada aluno deve ser o autor nesse processo de construção. O que é muito importante dentro de sala de aula com respeito a pesquisas, a interdisciplinaridade é um conjunto total para sucesso dentro da sala de aula. O aluno precisa se expressar, precisa se posicionar diante de situações; esse êxito só será obtido se for feito com o objetivo de desenvolver a área crítica-reflexiva do aluno.
A interdisciplinaridade implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, sendo assim ela nos permite enriquecer nossos conhecimentos com o outro e com o mundo de maneira diversificada, de uma forma geral a interdisciplinaridade é o diálogo entre diferentes disciplinas (Geografia, História, Matemática, Língua Portuguesa, Movimento – Educação Física, Ciências e Artes). Permite a constituição de um modelo de ensino que busca ampliar a qualidade de aprendizagem buscando a integração e a unificação das disciplinas, influenciando o desenvolvimento de atitudes, práticas e atividades construtivas de conhecimento, aonde das relações professor/aluno e ensino/aprendizagem surjam à integração dos conteúdos curriculares e a produção de um saber qualificado.
O caminho mais seguro para fazer a relação entre as disciplinas é se basear em uma situação real, a abordagem interdisciplinar permite que conteúdos que seriam abordados de forma convencional, seguindo os livros, sejam aplicados de maneira prática que permite o aluno vivenciar e despertar seu interesse de forma dinâmica.
A interdisciplinaridade nos mostra com clareza que a escola não se faz com professores isolados dos alunos. A interdisciplinaridade acontece como um elo que une o professor ao aluno.
Proporciona ao professor e ao aluno trabalhar um determinado conteúdo em diversas áreas ampliando o conhecimento, buscando maneiras diversificadas de aprender envolvendo várias disciplinas de forma prazerosa, criativa e lúdica, tendo como objetivo resolver problemas que envolvem ideias diferentes, aceitar o elo como parte do processo de aprendizagem, ouvir colegas e professores, envolver-se nas atividades propostas formular e discutir hipóteses a cerca de assuntos propostos.
Conforme menciona o autor (Moura 2008 p. 111) é importante trabalhar com atividades relacionadas ao cotidiano das crianças e à interação entre elas, pois ao partilhar do mesmo tempo e espaço, a criança constrói estratégias para enfrentamento de situações cotidianas referentes a valores, hábitos e conhecimentos. Importante também considerar o erro como parte do conhecimento, estimular a pesquisa, aguçar os alunos a ter curiosidade, proporcionando atividades em grupo, de forma que possam aprender a trabalhar com os colegas. Por meio de um trabalho integrado com as crianças, onde o ensino seja proporcionado de forma que elas consigam perceber o sentido das coisas, a importância da sua utilidade, que façam parte do seu cotidiano, estudar não será uma coisa chata, porque vai ter significado na vida dos pequenos, eles vão conseguir assimilar o conteúdo, diferente de quando as matérias não os envolvem, porque para eles tudo aquilo não faz sentido nenhum.
...