O brincar para a criança
Por: Fabi2202 • 3/9/2019 • Trabalho acadêmico • 2.172 Palavras (9 Páginas) • 132 Visualizações
[pic 1]
Unidade | Polos - Centro de Educação a Distância (CEAD) |
Nome | FABIANA ROSA DE MATTOS |
RA | 6228973752 |
Curso | Pedagogia - Licenciatura |
Brinquedoteca e O Elemento Lúdico
Educação Aplicada Aos Cuidados Da Criança
História Da Educação e Da Pedagogia
Organização e Metodologia Do Ensino Fundamental
Prática Pedagógica: Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
A criança e ao brincar.
Joaçaba-Santa Catarina
2019
Introdução:
Este trabalho tem como tema Refletir sobre o cuidar, o educar e o brincar na Educação Infantil e na transição do aluno para o Ensino Fundamental com ênfase no direito do brincar da criança e na organização dos ambientes para a brincadeira. Neste trabalho, a parte lúdica está mais relacionado ao conceito de brincar. o lúdico oferece para o desenvolvimento integral da criança.
Por meio da brincadeira, a criança tem a aprendizagem muito mais significativa e prazerosa, o aluno aprende sem perceber e sem forçar o desenvolvimento. O lúdico faz parte da vida das nossas crianças, e a escola, não pode ficar desinteressada a isso. É de extrema importância introduzir no currículos de Ensino Fundamental e das Séries Iniciais o lúdico a parte do Brincar , e usar como ferramenta para o processo de aprendizagem, O brincar é um direito que a criança conquistou e é graças a essa conquista que através da brincadeira ela desenvolve seu raciocínio lógico, suas habilidades, seus pensamentos e sua criatividade, sua comunicação, se auto conhecer e se desenvolver a importância do ato é reconhecido por grandes educadores, estudiosos, por organizações governamentais internacionais e nacionais.
"Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo. Se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem." (Carlos Drummond de Andrade)
O brincar é muito mais do que um passa tempo, a criança ao brincar elas estão não só aprendendo a explorar o ambiente ao seu redor como também a desenvolver a sua identidade. O brincar desenvolve a imaginação da criança, é na brincadeira que a criança explora e experimenta diferentes papéis sociais, através do faz-de-conta, permite à criança compreender a vida adulta, constituindo assim uma preparação para a entrada no mundo dos adultos. A criança procura assim conhecer o mundo e conhecer-se a si mesma.
[...]No brinquedo, a criança sempre se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além do seu comportamento diário; no brinquedo é como se ela fosse maior do que ela é na realidade. Como no foco de uma lente de aumento, o brinquedo contém todas as tendências do desenvolvimento sob forma condensada, sendo ele mesmo uma grande fonte de desenvolvimento. (VIGOTSKI, 2007, p.134).
Através da brincadeira, a criança se permite a expressar suas emoções, aprendem o perder e o ganhar, permite que a criança possa trabalhar a sua resistência à frustração, desenvolvimento do raciocínio, da atenção, da imaginação da criatividade, aprendem as regras, valores, costumes, e oportuniza a aprendizagem e o desenvolvimento de várias habilidades como: psicomotor, social, afetivo e cognitivo.
O brincar social: relaciona-se, ao brincar coletivo, isso quer dizer que a criança não está na brincadeira sozinha, essas brincadeiras ou atividades vão estimular a criatividade e a interação da criança.
O brincar psicomotor: refere-se as brincadeiras lúdicas, ações motoras e psíquicas, com muitos movimentos.
O brincar cognitivo: são através dos brinquedos, jogos que a criança vai ter que usar a capacidade de pensar.
O brincar afetivo: se dá através do brincar com objetos e expressar sentimentos ajudando também no crescimento cognitivo, e contribuindo para criar laços de afeto com as pessoas ao seu redor
O brincar é de uma grande importância para o ser humano e primordial, no desenvolvimento das nossas crianças , pois é através do brincar que a criança executa um papel imprescindível na vida social , permitindo aprender a aquinhoar a acolitar, a se comunicar e se relacionar, desenvolvendo o ato do respeito por si e pelas outras pessoas.
Segundo Piaget (1972), o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico. De forma geral, as atividades como brincar, jogar, imitar, dançar, criar ritmos e movimentos, ações gerais que fazem parte do cotidiano humano por meio do brinquedo, da dança, dos jogos tradicionais da cultura preencheriam de alguma forma a vida de todos possibilitando às crianças apreenderem um repertório da cultura corporal.
“É enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança. É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de numa esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não dos incentivos fornecidos pelos objetos externos”. (VYGOSTSKY 1989, p. 109).
No mundo lúdico, a criança só passa de “Educação Infantil” para “Ensino Fundamental”, elas não deixam de ser crianças, apenas passaram para outra fase do processo de desenvolvimento e, merecem respeito à sua fase que ainda é de brincar, do imaginar e do se divertir.
Devemos dar importância ao respeito à infância da criança e ao mesmo tempo o desafio de excitar novos conhecimentos, sempre valorizando a socialização e a afetividade, O que é primordial para a aprendizagem da criança
Algumas crianças trazem na sua história a experiência de uma pré-escola e agora terão a oportunidade de viver novas aprendizagens, que não devem se resumir a uma repetição da pré-escola, nem da transferência dos conteúdos e do trabalho pedagógico desenvolvido na primeira série do ensino fundamental de oito anos (NASCIMENTO, 2007, p. 31)
...