O contributo dos encarregados de educação na valorização do processo de ensino e aprendizagem
Por: Dallaz • 8/6/2016 • Projeto de pesquisa • 1.916 Palavras (8 Páginas) • 329 Visualizações
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 4
CONTRADIÇÃO FUNDAMENTAL 5
PROBLEMA CIENTÍFICO 5
PERGUNTAS CIENTIFICAS 5
QUADRO CONCEITUAL 6
OBJECTO DE INVESTIGAÇÃO 7
CAMPO DE ACÇÃO 7
OBJECTIVOS DA INVESTIGAÇÃO 7
OBJECTIVO GERAL 7
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS 7
TIPO DE INVESTIGAÇÃO 8
TAREFAS DA INVESTIGAÇÃO 8
MÉTODOS DA INVESTIGAÇÃO 9
POPULAÇÃO E A AMOSTRA 10
RELEVÂNCIA DA INVESTIGAÇÃO 11
CRONOGRAMA 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO
Um dos grandes desafios da educação em Angola é erradicar o analfabetismo e a família joga um papel proeminente no alcance deste desiderato.
O presente trabalho traduz-se num trabalho de fim de curso para a obtenção do grau de Licenciatura em Ciências da Educação, na Opção de Pedagogia, subordinado ao tema: O contributo dos encarregados de educação na valorização do processo de ensino e aprendizagem, que será efectuado na Escola CBA nº 45 - Lubango.
As motivações para esta investigação, surgem para dar valor a temática em estudo bem como a actualidade do mesmo, o que dificulta o normal andamento do processo de aprendizagem.
Vivemos numa sociedade em constante mutações, e a educação é portanto uma das instâncias da sociedade que possui uma dimensão moral e tem a intenção de realizar uma educação na perspectiva do desenvolvimento da capacidade da autonomia das crianças e jovens com que se trabalha, nesta senda, é necessário salientar que o encarregado de educação constitui um elemento indispensável para esse desenvolvimento.
“É indispensável que a família e escola sejam parceiras, com os papéis bem definidos, onde não se prática a exigência e sim a proposta, o acordo. A família pode sugerir encontros para a escola, não ficando presos somente às reuniões formais, pois além de ser um bom momento para consolidar a confiança, podem discutir juntos acerca dos seus papéis. A escola pode estimular a participação dos pais, procurando conhecer o que pensam e fazem e obtendo informações sobre a criança. (LOPES, 200, p. 01).
Neste sentido, o trabalho que aqui se apresenta "O contributo dos encarregados de educação na valorização do processo de ensino e aprendizagem" vai pós procurar analisar o vazio de alguns aspectos que caracterizam o sistema educativo Angolano, neste quadro.
CONTRADIÇÃO FUNDAMENTAL:
• Partindo das contradições acima citadas tem-se como contradição fundamental: actualmente "O contributo dos encarregados de educação na valorização do processo de ensino e aprendizagem" tem concorrido para o sucesso escolar dos alunos, o que faz com que o processo de ensino-aprendizagem seja completo.
Em conformidade com a situação real, propõem-se realizar esta investigação, não como “panaceia”, mas como uma forma de melhorar a situação anormal ora detectada.
PROBLEMA CIENTÍFICO:
Qual é o contributo dos encarregados de educação na valorização do processo de ensino e aprendizagem?
De que maneira os encarregados de educação podem contribuir na qualidade do processo de ensino e aprendizagem?
PERGUNTAS CIENTIFICAS
Quais são os referentes teóricos e metodológicos que sustentam o contributo dos encarregados de educação na valorização do processo de ensino e aprendizagem?
Qual é o estado actual do contributo dos encarregados de educação na valorização do processo de ensino e aprendizagem?
Que estratégia pedagógica pode ajudar o contributo dos encarregados de educação na valorização do processo de ensino e aprendizagem?
Quais são os resultados obtidos com a aplicação da estratégia pedagógica que contribui para o contributo dos encarregados de educação na valorização do processo de ensino e aprendizagem?
QUADRO CONCEITUAL:
É através da definição dos conceitos chaves que o leitor não só poderá saber com exactidão o significado das palavras, mas também perceber e discutir tudo com proveito e precisão.
Nessa ordem de ideia os conceitos a definir neste trabalho são: Encarregado de educação, valorização e Processo de ensino e aprendizagem.
Encarregados de educação:
O direito e o dever da educação dos filhos compreende a capacidade de intervenção dos Pais no exercício dos direitos e a responsabilidade no cumprimento dos deveres dos seus educandos na Escola e para com a comunidade educativa. (Regulamento interno das escolas).
O Encarregado de educação é o elemento que prima pelo acompanhamento no processo de ensino Aprendizagem.
Relança-se como agente de mudanças e do cumprimento das políticas educativas, para a dinamização da actividade pedagógica dos profissionais no processo de ensino e aprendizagem.
Valorização:
Atribuir valor a alguma coisa ou pessoa.
Processo de ensino e aprendizagem:
Nas palavras do educador Paulo Freire, não existe ensino sem aprendizagem. Educar alguém é um processo dialógico, um intercâmbio constante. Nessa relação educador e educando trocam de papéis o tempo inteiro: o educando aprende ao passo que ensina seu educador e o educador ensina e aprende com seu estudante.
Ainda para Freire, no processo pedagógico, alunos e professores devem assumir seus papeis conscientemente – não são apenas sujeitos do “ensinar” e do “aprender”, e sim, seres humanos com histórias e trajectórias únicas. Para o educador, no processo de ensino-aprendizagem é preciso reconhecer o outro (professor e aluno) em toda sua complexidade, em suas esferas
...