O desenvolvimento do processo de alfabetização
Artigo: O desenvolvimento do processo de alfabetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: withcamis • 1/11/2014 • Artigo • 345 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
Estar alfabetizado é...
Hoje a criança ao dar os primeiros passos já tem consciência de que fará parte de uma instituição de ensino, em sua primeira turma ou até mesmo com o contato da família ela, já sabe que seu maoir desafio será ler e escrever, com isso se cria uma grande espectativa. A criança só irá aprender se estiver pronta para receber o conhecimento, segundo Henri Wallon uma pessoa aprende de dentro para fora, em suas teorias diz que antes de receber um conhecimento a criança precisa estar preparada para receber o que for ensinado.
O processo de alfabetização é delicado e complexo ao mesmo tempo, uma pessoa alfabética lê e escreve sem ajuda do outro, é uma pequena parte de um processo muito grande, não basta apenas saber ler e escrever se não souber interpretar aquilo que se está lendo. É na infância que o indivído deve ser levado a descobrir o seu verdadeiro papel no processo de aprendizagem, a escola precisa preparar os professores, dinamizar sua atuação como profissional e precisam acreditar em seu ofício. É também fundamental o incentivo e participação da família, uma vez que o menor não tem atenção necessária, não tem bons resultados na escola e assim o aluno acaba prejudicando a si mesmo e aos colegas da turma, pois de alguma forma tenta procurar o que esta lhe está faltando em casa.
Estar alfabetizado é um processo de trabalho que tem continuidade de reflexão por toda a vida. Estar alfabetizado é apropriar-se do código linguístico escrito e falado, o desafio para o professor não está somente em ensinar a ler e a escrever, o desafio é ser criativo e inovador, é adquirir métodos e estratégias para trabalhar as habilidades e transformar real na vida do aluno, é ter o olhar amplo para vários indivíduos com várias personalidades e pensamentos diferentes, é a possibilidade de transformar o aluno em um ser pensante, de desenvolver no indivíduo, um olhar crítico para sua própria construção, é conduzi-lo para leitura do mundo, com participação ativa e efetiva.
...