O gestor e a contação de historias
Por: brunaped • 18/6/2017 • Projeto de pesquisa • 1.766 Palavras (8 Páginas) • 372 Visualizações
[pic 1]
SUMÁRIO[pic 2]
1 O OLHAR DO GESTOR FRENTE A UTILIZAÇÃO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO: METODOLOGIAS DE ENSINO E JUSTIFICATIVA........................................................................................................3
2 OBJETIVOS...........................................................................................................3
3 O GESTOR NA ESCOLA.......................................................................................3
3.1 A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NAS ESCOLAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO.....................................................................................................................5
4 O GESTOR E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA........................................................6
5 METODOLOGIA.....................................................................................................7
6 CRONOGRAMA.....................................................................................................7
REFERÊNCIAS.........................................................................................................8
ANEXOS....................................................................................................................9
1 O OLHAR DO GESTOR FRENTE A UTILIZAÇÃO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO: METODOLOGIA DE ENSINO E JUSTIFICATIVA
A área de pesquisa escolhida foi metodologia de ensino, esse assunto foi estabelecido, pois nas escolas percebemos que assim como os docentes precisam adquirir conhecimentos para passar aos seus alunos, o gestor também necessita estar atualizado para dar suporte a sua equipe pedagógica, estando inteirado das práticas e instrumentos que facilitem a auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Devido a área de concentração da pesquisa ser profunda, foi necessário delimitar o tema, portanto neste projeto iremos dissertar sobre o olhar do gestor frente a utilização da contação de histórias como ferramenta de ensino, sendo um assunto de importante relevância, já que esse mecanismo engloba e gera aspectos fundamentais para a formação do sujeito.
Área de concentração: Metodologias de Ensino.
Tema: O olhar do gestor frente a utilização da Contação de história como ferramenta de ensino.
2 OBJETIVOS
- Identificar como se dá a visão do gestor frente a contação de histórias como ferramenta de ensino;
- Investigar se a coordenação estimula a utilização desse mecanismo pelos docentes;
- Verificar se a equipe gestora facilita e ajuda no processo de ensino e aprendizagem das crianças embasado na contação de histórias.
3 O GESTOR NA ESCOLA
A gestão escolar é o norte inicial para gerir uma instituição educacional. O termo gestão está relacionado com administração, ou seja, administrar uma organização conduzindo-a para a efetivação de objetivos. É o ato de conduzir, ou seja, realizar ações que acarretem a realização dos propósitos e metas propostas.
O termo gestão deriva do latim gestione e significa gerir, gerência, administração. Administrar é planejar, organizar, dirigir e controlar recursos, visando atingir determinado objetivo. Gerir é fazer as coisas acontecerem e conduzir a organização para seus objetivos. Portanto, gestão é o ato de conduzir para a obtenção dos resultados desejados. (OLIVEIRA; PEREZ JR.; SILVA, 2002, p.136)
Quando se fala em gestão, rapidamente nos remetemos ao gestor, que é o indivíduo que desempenha dentro da instituição a liderança no desenvolvimento e controle das atividades, coordenando os demais funcionários para atingir os objetivos propostos. Além de ser responsável pela organização do ambiente de trabalho, o gestor necessita ser o agente de mudança, motivando sua equipe para o desenvolvimento das competências de cada um, estando atento às necessidades da instituição assim como às de seus colaboradores.
O gestor deve ser um líder que acredita no potencial da equipe incentivando o espírito de cooperatividade, ele não é um chefe que apenas manda para ser obedecido e sim aquele que propõe desafios instigando a inovação e a participação de todos. Tem como papel articular o desenvolvimento das ações tomadas coletivamente, ou seja, pôr em exercício as atividades sugeridas pela equipe gestora, pelos professores e pelos pais. Sendo a figura mais importante e de maior influência no ambiente escolar, e o responsável legal pela instituição, além de ser o condutor que garante o funcionamento da escola, em seus aspectos administrativos e pedagógicos. De acordo com LUCK, (2004, p.32)
É do diretor da escola a responsabilidade máxima quanto a consecução eficaz da política educacional do sistema e desenvolvimento pleno dos objetivos educacionais, organizando, dinamizando e coordenando todos os esforços nesse sentido e controlando todos os recursos para tal. Devido sua posição central na escola, o desempenho de seu papel exerce forte influência (tanto positiva, como negativa) sobre todos os setores pessoais da escola.
Percebemos que o gestor é uma peça fundamental na escola, entretanto ele não trabalha sozinho, para se ocupar este cargo necessita de suporte que ajudem nessa caminhada educacional, entra, portanto, as figuras do coordenador pedagógico e do orientador, que são os pilares que sustentam a torre que é o gestor escolar, formando assim a equipe gestora. Eles precisam agir em conjunto e de forma estruturada, já que para que a escola obtenha bons resultados é essencial um trabalho em conjunto e cooperativo bem executado.
3.1 A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO
A contação de histórias é uma ferramenta de ensino de suma importância, isso é percebido especificamente nas escolas, onde é bastante utilizado pelos docentes, sendo, pois, uma atividade fundamental que transmite conhecimentos e valores. As histórias, principalmente as infantis, são uma forma mais significativa que a humanidade encontrou para manifestar experiências, o ato de contá-las envolve a imaginação e a realidade, formando prazer em ouvi-la, impregnando todos os sentidos, tocando o coração e enriquecendo a leitura de mundo.
...