O papel do professor na aprendizagem
Por: Daniele Rodrigues • 25/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 716 Palavras (3 Páginas) • 370 Visualizações
- O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DO ALUNO
Neste estudo procura-se aprofundar os conhecimentos nos fundamentos dos processos educativos, para isso faz-se necessário nos reportarmos de imediato ao papel que a escola vem exercendo nas sociedades contemporâneas, por que a ela vem sendo atribuída, cada vez mais a tarefa de realizar junto às novas gerações os ideais educacionais propostos pela sociedade como um todo. e juntamente com a escola vem a figura no professor e sua importância no processo ensino – aprendizado.
Primeiramente começaremos pelo conceito de escola, Freitas (2009) afirma que: A escola é espaço de construção, sistematização, apropriação e socialização do conhecimento. Ao mesmo tempo pela pluralidade de idéias, valores e as múltiplas formas d e expressar, os mesmo tornam-se também espaço de conflitos, oposições.
Araujo, Nascimento e Silva (2009, pág. 127) reforçam ainda mais esse conceito onde considera a escola “uma organização formal, composta por indivíduos que estão juntos para atingir objetivos específicos”
De acordo com esses autores ainda, a escola está estruturada de acordo com normas, lei e regulamentos, e visa o desenvolvimento das potencialidades humanas, formarem cidadãos participativos na sociedade em que vivem.
Com o advento da Revolução Francesa e com o desenvolvimento da industrialização na Europa, o ideário liberal que estava no bolo desses conhecimentos inspirou o aparecimento de uma escola segundo o ideais democráticos, estava acessíveis a todos, independentemente do grupo social, credo religioso ou político a que pertencessem, ou de privilégios sociais ou econômicos que possuíssem, e a serviço do individuo, do homem liberado e pleno, assim de acordo com Fischmann et al. (1987,p.38) a escola liberal assumiu “A função de equalizadora de oportunidades,a educação é um direito de todos e um dever do Estado,
Fischemann (1987) ainda cita em sua obra, que a pedagogia liberal marca o desenvolvimento das escolas do século passado e que ainda influencia a prática escolar no Brasil, onde a escola tinha como função a preparação individuo para desempenhar papeis sociais, tendo em vista sua aptidão individual e seus interesses que na verdade que era adaptar o individuo a normas e valores vigentes numa sociedade de classe.
Na escola contemporânea as funções sociais da escola vêm com ideais mais fortes, onde o ensino está voltado a desvendar e a compreender as relações sociais opressivas que permeiam a sociedade, tendo em vista a construção de um projeto social de transformação.
Para Paro (2007,p.52) a função social da escola está em formar cidadão em dupla dimensão: individual e social.
Baseado nessas dimensões Freitas (2009) afirma que a função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo, e o compromisso social é de ir além da simples transmissão do conhecimento sistematizado, preocupando-se em dotar o aluno da capacidade de buscar informações segundo as exigências de seu campo profissional ou de acordo com as necessidades de desenvolvimento individual e social.
Um aspecto importante a ser considerado no que se refere à formação da cidadania diz respeito à formação de determinados valores, atitudes e compromissos indispensáveis à vivência numa sociedade democrática, tais como solidariedade, cooperação, responsabilidade, respeito às diferenças culturais, étnicas e de sexo, repúdio a qualquer forma de discriminação e preconceito. É função social de a escola propiciar a formação destes valores. Entretanto, valores não podem ser ensinados, mas devem ser vivenciados. É preciso que a escola e o próprio professor dêem testemunho daqueles valores que direcionam sua ação, fazendo da escola um ambiente de vivência de valores democráticos.
...