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O povo afro desendente no Brasil

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.829 Palavras (8 Páginas)  •  458 Visualizações

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SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA – 6º SEMESTRES

LEOMAR PASTANA DOS SANTOS

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

A diversidade racial e cultura no Brasil e no mundo

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Macapá-AP

2016

LEOMAR PASTANA DOS SANTOS

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

A diversidade racial e cultura no Brasil e no mundo

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para atividades interdisciplinar

Orientador: Profa. Cyntia Simioni França, Fabio Luiz da Silva, Julho Zamariam, Reinaldo Benedito Nishikawa

Tutor eletrônico: Giseli Dias da Silava

Tutor de sala: Rafael de Moraes Dias

Pólo de Apoio Presencial: Macapá

Macapá-AP

2016

Introdução

Este trabalho terá como objetivo apresentar a adversidade cultural como princípio educativo no ambiente escolar para que se melhore cada vez mais as relações dos grupos sociais entre si, sobre a diversidade étnico-racial relacionada com a ação da aprendizagem no âmbito da educação escolar. O que se ensina assim como a seleção do que é ensinado, não se dá de forma neutra nem desvinculada de certas concepções sociais e políticas. Lançar mão desse princípio significa, ao mesmo tempo entender o saber e a cultura como parte da produção sócio-histórica de determinada sociedade e também problematizar os ditos valores sociais e culturais e universal.

A reflexão em torno da cultura como a construção sócia histórica tem sido tema dos principais debates da educação ganhando notoriedade, inclusive nos espaços sociais, acadêmicos e midiáticos com um discurso de tolerância que é confrontado com outro que desrespeita à afirmação dos direitos civis, sociais, políticos e identitários de respeito ao direito a diferença e a diversidade cultural e em específico a diversidade étnico-racial. Do ponto de vista teórico, conceber a diversidade cultural como princípio educativos exige certos cuidados necessários como por exemplo anular ou atenuar os conflitos culturais e seus efeitos, A abordagem da diversidade cultural na escola se realiza portanto a partir do encontro de nossos valores simbólicos, sociais, econômicos, culturais e do outro (criança, adolescente, jovens, adultos e idosos), o diferente. A reflexão sobre as relações e a educação não é recente no Brasil e trata-se do resultado das lutas sociais, históricas e políticas dos movimentos sociais em específico o movimento negro. Nas últimas décadas o acúmulos de estudos sobre a desigualdade raciais tem provocado a elaboração de políticas públicas especificas, debates na sociedade civil, a produção de materiais didáticos, sob o ponto de vista do saber e da cultura, somos desafiados a aprender com a diferença a mediante o respeito e o reconhecimento do outro. É possível indagar: em que medida a realização do trabalho pedagógico voltado para a diversidade cultura contribui para o processo de aprendizagem? Isto é, o entendimento do que o desenvolvimento da prática pedagógica envolve autores culturais e sociais com identificação étnico-raciais, de gênero, de orientação sexual, de deficiências, dentre outros, diferentes, isso leva nós a rever determinados valores morais e sociais.

        Na história da humanidade, não poucos foram os esforços intelectuais teóricos e científicos dedicados a evidenciar a função social da educação, bem como à incorporação nas cadeias produtivas de produção a partir da estruturação do conhecimento por meios de “grandes” (disciplinas) curriculares. Fato é que a educação está intrinsecamente relacionada com a ação social e cultural de nos tornarmos humanos bem como sujeitos sociais. Como bem afirma Brandão (2002, p. 141),

Somos seres humanos, o que aprendemos na e da cultura de quem somos e de participamos. Algo que cerca e enreda vai da língua que falamos ao amor que praticamos, e da comida que comemos à filosofia de vida com atribuímos sentidos ao mundo, à fala, ao amor, à comida ao saber à educação e próprios.

Considerar que “toda a educação e cultura”, torna-se possível, portanto, à medida que a aprendizagem de sistema simbólicos, e ocorre por meios das relações dos autores sociais, o que se dá por meio da educação. Da mesma maneira que o entendimento de educação é pluralizado, também o é o de cultura. Compressão e riqueza dessa pluralidade nos conduzem a refletir sobre a instituição escolar de maneira geral. É delegada a escola um papel cada vez mais decisivo, de tal modo que a função da escola não se restringe à instituição formal, mas envolve ao mesmo tempo, também a formação pessoal, social e do mundo do trabalho. A final a função da escola, por meio d pratica educativa, transmitir as várias contribuições sociais, econômicas e culturais dos diferentes grupos étnicos-raciais que compõem nossa sociedade.

Se a relação entre cultura e educação produz aprendizagens, que aspecto da cultura afro-brasileira tem sido abordado na educação escolar. Aprender os valores sócios-históricos por meio da pratica pedagógica faz parte das reivindicações históricas do movimento negro em prol da educação democrática. O que se ensina, assim como a seleção do que e ensinado, A aprendizagem cultural, transmitida pela educação escolar, suscita muitas indagações e provocações e, ao mesmo tempo, merece ser concebida como conhecimento universal da humanidade. Impulsionadas pelas reivindicações que há vários anos vem sendo realizada pelos movimentos sociais, em especial o movimento negro, acumula-se o números de proporções teóricas acadêmicas sobre relações raciais e educação no brasil. A capacidade de manter vivo o questionamento em torno do saber, poder e identidades que são produzidos na e pela cultura no interior da sociedade e difundida nas mais diversas maneiras e a educação escolar e uma delas.

Embora se reconheça que ainda há muito o que fazer, pesquisas sobre o trabalho com a diversidade étnico- racial na escola tem revelado que existe experiências bastantes significativas sendo desenvolvidas nas escolas de Educação Básica de todo o Brasil. Com toda a efetivação das políticas públicas se dá, no cotidiano da vida social, de forma abrangente e complexa. Portanto podemos nos questionar: em que medida a realização de práticas pedagógicas voltadas para as relações raciais na escola contribui para o processo de constituição da cidadania Brasileira? A esse respeito, o texto contido nas Diretrizes diz:

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