O que é Literatura Infantojuvenil
Por: estagiariaras10 • 29/9/2016 • Trabalho acadêmico • 501 Palavras (3 Páginas) • 146 Visualizações
O QUE É LITERATURA INFANTOJUVENIL? COMO SÃO FEITAS AS ADEQUAÇÕES PARA ESSE PUBLICO?
A literatura infantojuvenil é um ramo da literatura dedicado especialmente às crianças e jovens adolescentes. Nela, se incluem histórias fictícias infantis e juvenis, biografias, novelas, poemas, obras folclóricas e culturais, ou simplesmente obras contendo/explicando fatos da vida real (ex: artes, ciências, matemática etc).
Naturalmente, o conteúdo dentro de uma obra infantojuvenil depende da idade do leitor; enquanto obras literárias destinadas a crianças de dois a quatro anos de idade são quase sempre constituídas de poucas palavras e são muito coloridas e/ou possuem muitas imagens e fotos, obras literárias destinadas ao jovem adolescente muitas vezes contêm apenas texto.
De toda forma, a literatura infantil é fundamental para que crianças travem contato com os livros desde cedo, acostumando-se com sua textura, seu formato, seu cheiro e seu universo de possibilidades.
COM RELAÇAO A TEXTOS NARRATIVOS COMO PODEMOS DIVIDI-LOS?
Os textos narrativos se dividem em textos que se estruturam em níveis. Esses níveis representam as partes que dimensionam o narrar, o processo de contar. Os níveis são: Enredo, Personagens, Espaços, Focos Narrativos, Tempos e Ideologia.
O QUE É FABULA DE ESOPO? QUAL O PERIODO EM QUE SE INICIA? E COMO A MORAL É INCUTIDA NOS TEXTOS?
A fabula é um conto de moralidade popular, uma lição de inteligência, de justiça, de sagacidade, creditadas por Esopo (620-560 a.C) que viveu na Grecia Antiga. A moral é incutida com base na ideologia.
QUAIS SÃO OS AUTORES QUE FORAM PRECURSORES DOS CONTOS DE FADAS?
Os autores foram Charles Perrault, Irmãos Grimm, Hans Andersen, Monteiro Lobato, Cecília Meireles, Ziraldo.
A LITERATURA INFANTOJUVENIL É HETEROGENEA. COMO SUSCITA NAS CRIANÇAS PROCESSOS IMAGINARIOS COMPLEXOS?
O leitor ao dar vida ao livro, adentra em um mundo de magia, fascínio, um mundo imaginário capaz de suscitar as mais diversas emoções. Histórias que seduzem e despertam o imaginário das crianças, a literatura infantil é pensamento e arte, e o encontro do texto literário com a criança leitora resultará na produção de sentidos e de afetividade.
QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES QUE O EDUCADOR PODERÁ PROPOR PARA TRATAR A IDEOLOGIA DO TEXTO COM O PUBLICO INFANTOJUVENIL?
A DUPLICIDADE INTRINSECA, ABSTRATO E CONCRETO DESENVOLVE NAS CRIANÇAS PROCESSOS COGNITIVOS E CONCEITUAIS. COMO PODEMOS TRABALHAR, POR EXEMPLO, O PATINHO FEIO DE ANDERSEN NA E.I.?
Trabalhar a questão da diversidade, respeito com todas as pessoas independente de sua raça, cor, tamanho e diferenças que não somos iguais. Ponto de vista, o que é feio com o que é belo, princípios que norteiam o porquê.
...