O que é a pedagogia e quem é o pedagogo
Seminário: O que é a pedagogia e quem é o pedagogo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marrymaria • 15/5/2014 • Seminário • 765 Palavras (4 Páginas) • 407 Visualizações
2 O QUE É A PEDAGOGIA E QUEM É O PEDAGOGO
Desde que existe a necessidade de educar as crianças e de promover suas inserção em um contexto social, cultural, existe a Pedagogia, porém, ela só se institualizou por volta do século XVI.
Ela tem sua origem na Grécia Clássica, paidós significa criança e agodé significa condução. Pessoas chamadas como Paidagogos eram incubidas de cuidar e ensinar as crianças daquela sociedades, ou seja, aquele que ajudavam a conduzir o ensino.
A pedagogia é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, ou seja, do ato educativo e da prática educativa concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes básicos da atividade humana. Além de ser é uma ciência ou disciplina do ensino que começou a se desenvolver no século XIX.
Como ciência, e no âmbito social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país. E assim, tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos.
Segundo os autores Libâneo, Franco, Pimenta (2007) a Pedagogia como ciência da educação é
A base de um curso de Pedagogia não pode ser a docência. A base de um curso de pedagogia é o estudo do fenômeno educativo, em sua complexidade, em sua amplitude. Então, podemos dizer: Todo trabalho docente é trabalho pedagógico, mas nem todo trabalho pedagógico é trabalho docente (LIBÂNEO, 2006).
Na história, a Pedagogia se organiza cientificamente dentro de pressupostos da ciência positivista, com a promessa de um método científico sendo capaz de explicar todas as qualidades da ciência. O método, originado nas ciências exatas, desfruta de um grande prestígio, fazendo que todos os fenômenos naturais ou sociais fossem submetidos ao rigor do método. Como conseqüência a pedagogia fazendo parte das disciplinas que chamamos de sociais se torna impossibilitada de alcançar a precisão, a exatidão e a freqüência quando se aplicar o método.
Um outro estudioso e educador que tem como preocupação a Pedagogia é Saviani (2001), que também preconiza que a Pedagogia tem íntima relação com uma teoria da prática educativa, o mesmo evidencia:
Na verdade o conceito de Pedagogia se reporta a uma teoria que se estrutura a partir e em função da prática educativa. A pedagogia, como teoria da educação, busca equacionar, de alguma maneira, o problema da relação educador - educando, de modo geral, ou, no caso específico da escola, a relação professor-aluno, orientando o processo de ensino e aprendizagem (SAVIANI, 2001, p. 102).
O autor deixa claro também que se toda Pedagogia é teoria da educação, nem toda teoria da educação é Pedagogia, exemplos são Sociologia da Educação, Filosofia da Educação e outras.
Mas para o Mazzotti (1996), a Pedagogia é uma ciência da prática educativa fundamentada numa reflexão sistemática sobre a técnica particular: a educação. Salienta o autor, que ao não considerar a Pedagogia como ciência da prática educativa, aceita-se que toda e qualquer prática humana se constitui em arte, pura e simplesmente.
Cabe à Pedagogia articular o conhecimento prévio e
...