O trabalho em sala de aula
Artigo: O trabalho em sala de aula. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 201320133 • 20/11/2013 • Artigo • 704 Palavras (3 Páginas) • 375 Visualizações
O trabalho em sala de aula
Um professor deve ter em seu planejamento alguns elementos muitos importantes para que alcance bons resultados em sua sala de aula.
Ele precisa ser organizado e desenvolver atividades que possam alcançar a todos os alunos atividades estas que tenham objetivos de aprendizagem de seus alunos, situações que explorem a capacidade dos alunos e gerem em seus alunos um desejo de busca de conhecimento em relação a atividade aplicada afim de obter a socialização e a cooperação de uns com os outros.
O professor precisa ser flexível e adaptar seu planejamento ao tipo de sala e a realidade vivida por seus alunos e a situação do dia-a-dia, o professor precisa ter conhecimento das necessidades e a realidade da sala, ele precisa tomar decisões baseadas no porquê ensinar aquela matéria, como ensinar? para quem e quando ensinar e aonde ensinar?
Precisa identificar o objetivo do ensino da matéria, o que ensinar, como ensinar e quais ferramentas utilizar no ensino, ferramentas essas que devem ser usadas no tempo e na hora certa para alcançar seus resultados para quem ensinar a matéria e o momento certo e o local adquado de ensino.
O professor tem um papel importante no processo de aprendizagem, sendo ele o mediador entre o saber e o aluno, o professor é o canal que transmite e leva o saber ao aluno que é o receptor ativo do conhecimento.
As teorias fundamentam seu conhecimento fazendo com que o professor possa aplicar e exercer melhor seu trabalho, as teorias constituem um lugar do qual se olha a pratica cotidiana.
Segundo Piaget o estudo do desenvolvimento constitui uma áre do conhecimento do piscológico cujas proposições nucleares concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos englobando fases desde seu nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade tal esforço conforme mostra a linha evolutiva da psicologia tem culminado na elaboração de várias teorias que procuram reconstruir a partir de diferentes metodologias e portas de visitas as condições de produção da representação do mundo e de suas vinculações com as visões de mundo e de homem dominante em cada momento histórico da sociedade.
Segundo Vygostsky o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social ou seja de sua interação com os outros individuos e com o meio ambiente.
Para substancialidade no mínimo duas pessoas devem estar envolvidas ativamente trocando experiências e idéias.
As teorias entre os indivíduos possibilita a geração de novas experiências e conhecimento e assim todos tem um pouco de si no outro e com essa troca de informações todos crescem
Freinet apresentava um confronto entre a escola tradicional e a escola proposta por ele, onde o trabalho tinha posição central, como metodologia. Rapidamente, Freinet percebeu que a escola era inadequada para os alunos. Constatando isto, preocupou-se em sintonizar a escola com a vida. A escola na sua concepção, deve ser ativa, dinâmica, aberta para o encontro com a vida, participante e integrada à família e à comunidade contextualizada, enfim, em termos culturais. Nessa escola, a aquisição do conhecimento deve processar-se de maneira
...