O xadrez das Cores
Por: flavitta • 3/12/2015 • Resenha • 532 Palavras (3 Páginas) • 29.100 Visualizações
O Xadrez das cores
O filme Xadrez das Cores conta a história de duas mulheres, Maria uma senhora idosa solitária sem filhos preconceituosa e Cida uma mulher negra, batalhadora e humilde. Cida vai trabalhar na casa de Maria e o tempo todo é humilhada por causa da sua raça e as duas começam a viver uma relação de muito tumulto.
Maria gostava de jogar xadrez e Cida se interessou pelo jogo e pediu para que ela ensinasse então Maria com muito custo começa a ensiná-la e todas as vezes que Maria ganhava o jogo “comia” uma peça preta e jogava no lixo mostrando ali sua raiva, seu racismo contra os negros, Maria atacava Cida através daquele jogo.
Um dia Cida comprou um jogo de xadrez e ao manusear aquelas peças observou as crianças da Comunidade onde morava que brincavam com armas de fogo e pensou em ensinar aquelas crianças. Certo dia Maria começa a chorar e reclamar da vida dizendo que era sozinha e contou para Cida que foi obrigada a abortar um filho e Cida respondeu chorando que tinha perdido um filho na violência, no mundo das drogas, as duas tinham em comum a dor de perder um filho para a violência.
Cida cansou de ser humilhada e desistiu de trabalhar na casa de Maria. Passado alguns dias o sobrinho de Maria pede pra ela voltar, Cida diz que só voltaria se Maria se arrependesse de tudo o que ela tinha feito.
Cida volta a trabalhar para Maria e as duas começam a jogar xadrez só que desta vez Cida faz o jogo do jeito dela e Maria aceita pois reconhece que Cida é uma pessoa de bem, honesta e competente.
O filme nos mostra que racismo ainda existe e nos traz uma sensação de impotência, pois quase nada é feito para acabar com tal descriminação. Existem milhares de pessoas que assim como Cida se sujeitam a um emprego, a uma humilhação, muitos sofrem calados, agüentam tudo por causa do dinheiro, por medo de perder um emprego. Esse e outros problemas mostrados no filme são comuns como, por exemplo, a violência de um modo geral e a violência contra a mulher. Diariamente recebemos noticias sobre o número de jovens envolvidos no mundo das drogas que perdem sua vida tão cedo e mulheres que são violentadas e mortas por motivos fúteis, banais. Outro problema também é em relação ao idoso que na maioria das vezes fica com a família que muitas vezes não tem estrutura financeira, nem psicológica para isso. O que acaba acarretando, em maus tratos, ameaças, retenção de cartões de crédito, utilização indevida dos proventos. Atualmente o idoso é considerado para a família, um fardo a ser carregado até o fim de seus dias, mas esquecem que um dia aquele “fardo” já sacrificou a sua vida para dar uma vida digna para seus filhos.
Roteiro e Direção: Marco Schiavon
Produção: Marco Schiavon E Midmix Entretenimentos
Produtor Executivo: Alexandre Moreira Leite
Direção de Produção: Claudia Couto
Direção de Fotografia: Gilberto Otero
Montagem: Fábio Gavião e Marco Schiavon
Música: José Lourenço
Som
...