Olhares Contextualizados em Espaços Culturais
Por: Leandro Rodrigues • 6/5/2018 • Trabalho acadêmico • 464 Palavras (2 Páginas) • 959 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
“OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADAS EM ESPAÇOS CULTURAIS”
FLÁVIA GALDINO SAMPAIO COELHO RODRIGUES
RA: A204GB-0
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP
INTRODUÇÃO
A arte é extremamente importante na Educação Infantil, abre olhares e até mesmo faz com que as crianças se identifiquem com as obras em questão. “Até recentemente a educação infantil não estava inserida no ciclo básico, mas a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 permitiu que este estágio pedagógico encontrasse sua própria posição no esforço de formação das crianças; da mesma forma a arte abriu caminho neste espaço pioneiro, uma vez que ela exerce uma tarefa essencial nesta esfera educacional, englobando os fatores do conhecimento, da sensibilidade e da cultura.
A criança tem uma mentalidade semelhante à do artista, pois ambos ingressam facilmente no universo do faz de conta, aplicando o dom de fantasiar a tudo e fingindo que algo é, na verdade, alguma coisa bem diferente. Assim, um mero traço pode se converter no telhado de uma casa”. O objetivo da visita é expandir os olhares artísticos regionais da criança e relacionar com seu cotidiano.
DESENVOLVIMENTO
O local visitado foi o Museu do Folclore, localizado na Avenida Olivo Gomes – nº 100 – Parque da Cidade, São José dos Campos – SP, no dia 31 de Março de 2018.Criado em 1987 pela Comissão Municipal de Folclore da FCCR, o Museu instalou-se pela primeira vez, de forma temporária, na Igreja São Benedito, na Praça Afonso Pena, em 1992, após anos de pesquisa de campo, a fim de dar importância para a cultura popular e o processo social da região. Cinco anos depois, em 1997, teve sua instalação permanente no Parque da Cidade, na antiga casa de Olivo Gomes. Dentro desse museu, há diversas apresentações de objetos, fotos e objetos de barro, que retratam a importância de pessoas, religiosidades e evoluções da região. O Museu é formado por salas que envolvem assuntos específicos como por exemlo, Sala das Tecnologias, Sala das Panelas, Sala da Religiosidade, Sala Identidades, Sala de São José dos Campos, dentre outras, que abordam de diferentes maneiras as obras de figureiros que mostram a arte popular da região.
A visita torna-se muito importante para o conhecimento da identidade da cidade e do país. Cada sala e cada detalhe remete ao crescimento da humanidade em todos os sentidos de forma criativa e divertida.
FOTOS:
[pic 1]
Sala – São José dos Campos/SP
[pic 2]
Sala – Tecnologias
[pic 3]
Sala – Festas
[pic 4]
Sala – Brasil
CONCLUSÃO
O museu é um ótimo local para adiquirir conhecimento sobre as culturas do Vale do Paraíba e ele atinge as expectativas conforme prometido. Foram encontrados alguns problemas devido ao espaço que infelizmente é pequeno para visitas em grande número e também acreditamos que o local não é devidamente divulgado até mesmo pode ser consequência do primeiro problema relatado.
...