OPGE - Orientações Praticas de Gestão Educacional
Por: Carla Alessandra Nascimento • 8/8/2015 • Projeto de pesquisa • 2.616 Palavras (11 Páginas) • 306 Visualizações
1-Quais os princípios podemos atribuir a direção?
A: Processo de gestão e acomodação da equipe administrativa
B: A direção é um dos princípios e atributos da gestão, mediante a construção do trabalho em equipe, orientando as e integrando as rumo aos objetivos educacionais.
C: A direção tem como princípio a centralização de tarefas e cumprimento das políticas educacionais.
D: Apresenta como finalidade promover, de forma hierarquizada, o envolvimento de professores, comunidade, segmentos sociais, pais e alunos na gestão escolar.
E: A centralização das tarefas, informação das metas educacionais, verificação e avaliação do trabalho realizado pelos professores.
R-B
Justificativa-a direção Poe em ação o processo de tomada de decisões na organização e coordena os trabalhos de modo que sejam axecutados da melhor maneira possível
2-Quais os objetivos essenciais na administração escolar:
A: Planejar, organizar, dirigir e controlar os serviços necessários a educação.
B: Estabelecimento de regras para atingir um bom desempenho escolar e garantir a implementação da gestão democrática.
C: O papel da administração não dirigido pelo administrador
D: Planejar, renovar, articular, remanejar, organizar e digerir.
E: Hierarquizar, regular, renovar, organizar e redistribuir tarefas.
R-D
justificativa- ela inclui, portanto, no seu âmbito de ação ,a organização escolar
3-A Gestão Escolar numa perspectiva democrática apresenta como principais desafios educacionais
A: Comprometimento e divisão de responsabilidades, facilitando a participação dos envolvidos e facilitando a realização das tarefas atribuídas à direção.
B: Democratização do processo de gestão pautado no reconhecimento dos esforços, avanços e iniciativas dos envolvidos, para estimular as parcerias da escola e a participação de vários segmentos da sociedade.
C: Exposição e transparências das metas pretendidas e imposições de propostas para serem aderidas pelo coletivo.
D: Estabelecimento de hierarquias e regras para lidar com conflitos e adversidades presente no processo de participação coletiva.
E: Garantia de que os procedimentos adotados tenha como referência a legislação vigente e os documentos que norteiam as ações da escola em detrimento das decisões tomadas em reuniões de professores, funcionários e pais.
R: B
Justificativa: reconhecer e reforçar sua autonomia; promover associação entre escolas e sua integração em territórios educativos mais vastos
4-A organização e os processos da gestão, no que se refere às atribuições da direção, assumem diferentes significados, sendo eles:
A: Adesão de uma concepção de educação e gestão hierarquizada, tendo como objetivos da educação a formação crítica e integral dos alunos.
B: Adesão de uma concepção de gestão e educação que vise a construção de uma proposta democrática atrelada a participação dos pais, relações horizontais entre as pessoas que compõe o ambiente escolar. Assim como a comunidade que a ela pertence
C: Construção de uma relação semidemocrática com a sociedade e à formação dos alunos.
D: Adesão de uma concepção técnica científica de escola pautada na perspectiva da direção centralizada numa pessoa.
E: Adesão de uma concepção de gestão a qual entenda que as decisões vêm de cima para baixo, bastando cumprir um plano previamente elaborado, sem a participação dos professores e os demais componentes da equipe gestora.
R-B
Justificativa uma concepção democrático-participativa, o processo de tomada de decisões se da coletivamente, participadamente.
5-Atualmente, o diretor de escola é chamado a admitir seu papel político frente aos desafios exigidos pelo seu cargo. Isto se concretiza quando:
A: Além das atividades de administrador escolar, o diretor exerce a gestão, que abrange aspectos filosóficos e políticos.
B: Quando o diretor leva em consideração apenas os aspectos legais e burocráticos da administração.
C: Quando a administração compreende enquanto suas principais as atividades: planejamento, organização, direção e controle.
D: Quando a direção propõe à comunidade a autogestão da escola.
E: Quando a escola assume a responsabilidade da reprodução dos interesses dominantes.
R-A
Justificativa- devemos considerar que, esses aspectos vêm antes e acima da administração.
6-Assumindo a perspectiva de gestão democrática quais competências e habilidades os diretores precisam:
I compreender a natureza, a organização e o funcionamento da educação escolar, suas relações com o contexto histórico social e com o desenvolvimento humano,bem como a gestão do sistema escolar, seus níveis e modalidades de ensino;
II apropriar se dos fundamentos e das teorias do processo de ensino e de aprendizagem;
III relacionar princípios, teorias e normas legais a situações reais, interpretando e aplicando a legislação de ensino a favor da população escolar;
IV identificar e avaliar criticamente os impactos de diretrizes e medidas educacionais, objetivando tomada de decisão, com vistas à garantia de uma educação plena;
V comunicar se com clareza, em diferentes situações, com diferentes interlocutores, utilizando as linguagens e as tecnologias próprias;
R-A
Justificativas- graduado que pretende ser diretor de escola, precisa ter em mente que, entre outras coisas, a participação é o principal meio de se assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento de profissionais e no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar.
7-Tendo como base a dimensões de gestão pedagógica é possível entendela como:
A: Sobre esta dimensão recai a maior atenção por parte dos gestores educacionais, pois ela cuida da área educativa, propriamente dita, da escola, visando o estabelecimento da ordem e eficiência da mesma.
...