ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Mariasoberana • 18/11/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 2.385 Palavras (10 Páginas) • 308 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
ALINE BERNARDO DOS SANTOS
ANA CARLA RIBEIRO CORTEZ
MARIA SOBERANA PEREIRA L. ANJOS
MÁRCIA GONÇALVES CORRÊA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR GRUPAL:
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
[pic 3]
[pic 4]
ALINE BERNARDO DOS SANTOS
ANA CARLA RIBEIRO CORTEZ
MARIA SOBERANA PEREIRA L. ANJOS
MÁRCIA GONÇALVES CORRÊA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR GRUPAL:
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalho de Produção textual interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina; Organização e Didática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente; Ensino de Ciências Naturais e Saúde Infantil; Prática Pedagógica Interdisciplinar: Ensinar e Aprender na Educação de Jovens e Adultos (ONLINE); Educação de Jovens e Adultos;Seminário Interdisciplinar VI;
Estágio Curricular Obrigatório I: Educação Infantil.
Orientador: Tutor; Jackeline Rodrigues Gonçalves Guerreiro; Mari Clair Moro Nascimento; Mirela Ramos Moimaz Helbel; Juliana Bicalho de Carvalho Barrios; Vilze Vidotte Costa; Natalia Germano Gejão Dias; Natália Gomes dos Santos/Vilze Vidotte Costa.
Tutor eletrônico: Silvana de Cassia Bozolan
Tutor de sala: Maria Áurea de Souza Tomaz
São José dos Campos
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO: 4
CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho consiste em refletir sobre um dos movimentos mais marcantes da educação brasileira que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trata-se de um documento norteador, extenso e complexo, que tem despertado diversas dúvidas entre os educadores. Nesse contexto é de suma importância assuntar sobre este documento, qual a sua finalidade, os fundamentos legais e pedagógicos que o embasam e o que ele retrata acerca dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Essas reflexões são necessárias para que o professor exerça o papel de mediador no processo de ensino aprendizagem do aluno e adote práticas pedagógicas mais interdiciplinares, ativas e participativas embasadas nas competências estabelecidas pela BNCC e que ofereçam condições para os alunos desenvolverem seus conhecimentos acadêmicos e suas potências para estarem preparados para o mundo que os desafiam e se tornem um ser protagonista e ativo na sociedade e tenham uma educação igualitária garantida de acordo com as leis que regem a educação.
DESENVOLVIMENTO:
O QUÉ A BNCC?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter nacional, colaborativo e normativo de grande importância para a educação brasileira, que define quais são as aprendizagens essências que todos os alunos têm o direito de adquirir durante a educação básica. Ela está orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos, traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. (LDB). Esses princípios visam a formação humana integral em suas múltiplas dimensões e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
FINALIDADES DA BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem a finalidade de orientar a elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas das escolas públicas e privadas, políticas para formação de professores, produção de material didático, avaliação e definir o conjunto essencial de conhecimentos e habilidades comuns para todos os alunos da Educação Básica nas escolas públicas e privadas de todo o país.
Ela representa um instrumento para a promoção da equidade, na medida em que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos das escolas do Brasil têm o direito de aprender, desde da educação infantil até o ensino médio e orienta as políticas educacionais, incentivando a modernização dos recursos e das práticas pedagógicas, promovendo a atualização do corpo docente das instituições de ensino.
FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS
A BNCC explicita que as decisões pedagógicas devem ser baseadas no desenvolvimento de competências, que é um conjunto de aquisição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, que os estudantes devem desenvolver durante toda a Educação Básica.
As aprendizagens essências da base estão expressas em dez competências gerais e se refere ao conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, comunicação, cultura digital, trabalho e projeto de vida, argumentação, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação e a responsabilidade e cidadania.
Elas definem o cidadão que se pretende formar , norteiam uma educação igualitária para todos e afirma o compromisso com a educação integral, isso não significa que o tempo de permanência dos estudantes na escola irá aumentar , mas a promoção de uma educação que comtempla o desenvolvimento dos estudantes em todas as dimensões, intelectual, física, emocional, social, cultural integrando os conteúdos de forma intencional, que visa o pleno desenvolvimento do estudante, seu crescimento como cidadão e sua qualificação para o trabalho.
...