ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA
Por: PRISCILAFARIAS • 30/4/2015 • Trabalho acadêmico • 3.349 Palavras (14 Páginas) • 124 Visualizações
[pic 1]
Curso: Pedagogia 5º Período 2014
Disciplina: Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
Tutora Presencial: Patricia Souza
Tutora à distância Professora Mestre: Maria Mariciane
Acadêmica: Priscilla Farias
Caruaru, 31 de Novenbro de 2014
Introdução
Ao longo deste trabalho, iremos nos informar sobre à disciplina de Organização e Metodologia do Ensino Fundamental e conteúdos relacionados a ela como a implantação do Ensino Fundamental (EF) de nove anos, a lei aprovada, as atribuições do MEC, as vantagens e desvantagens desta modificação do sistema de ensino, a Proposta Curricular da Educação
Infantil e Ensino Fundamental.
A partir da leitura conseguiremos ter um estudo sobre a atual situação do EF no sistema educacional brasileiro, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e como o educador deve atuar em sala de aula com as modificações que vem ocorrendo na educação.
Conheceremos um pouco sobre as organizações auxiliares da escola, estrutura, formas de funcionamento, cargos e funções existentes numa instituição e a gestão escolar. Em seguida
apresentaremos o Título VI da LDB, que possui artigos que consiste na explicação da obrigatoriedade do Ensino Superior para o profissional da educação, tanto para o professor que leciona uma turma, quanto para o profissional que pretende trabalhar na gestão ou coordenação.
Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
A disciplina Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental está relacionada ao estudo de como aprimorar a qualificação do ensino e um avanço na aprendizagem do aluno diante da realidade. Não esquecendo de ter uma consideração pela importância do trabalho de um professor na educação, a partir da capacidade de cada um para pensar, organizar, produzir conhecimento e tecnologia direcionando ao processo de ensino-aprendizagem.
Dizemos isto devido a necessidade que o mercado de trabalho demonstra ter de um profissional qualificado, inovador, criativo, responsável e que tenha dedicação pelo que faz. Outro ponto que se deve levar em conta é que o professor deve ter domínio de conteúdos científicos e da utilização de tecnologias para utilizá-los no cotidiano da sala de aula. Por ter cursado o magistério ele deve ter uma ética e postura profissional diante dos alunos, pais ou responsáveis, colegas de trabalho, enfim pela sociedade, cumprindo também com a função e responsabilidade educacionais no seu emprego. Sendo voltado tanto para Educação Infantil quanto para o Ensino Fundamental, para todos os indivíduos inseridos nestas modalidades. A escola é um lugar que tem um sentido mais amplo do que só ensinar, é onde o ensino-aprendizagem produz uma estrutura de poder em relação ao sistema de ensino.
Nesta disciplina há a necessidade de compreender o avanço a tecnologia como uma forma de ir mais além do que possibilidade de novas metodologias e técnicas, como por exemplo outras formas de se entender a linguagem através da televisão. Observando que a tecnologia pode e deve ser utilizada em duas situações: no estudo e aprimoramento de um educador, como no ensino escolar de um aluno, sendo que as duas maneiras auxilia na aprendizagem.
A fundamentação da Proposta Curricular da Educação Infantil e Ensino Fundamental tem uma base de teorias e metodologias, de acordo com as ideias de visão de mundo, de homem e de sociedade para o ensino da disciplina citada acima, tendo por objetivo não só conhecer o sistema escolar brasileiro, mas também de modificá-lo em aspectos pedagógicos e administrativo. Como por exemplo a LDB, que sofreu reformas com o passar do tempo, as transformações que ocorrem sistema de ensino tem o intuito de melhorar a estrutura de produção do ensino-aprendizagem e de relações sociais. Também pode ser feito um aperfeiçoamento do sistema tendo por intuito ampliar o grau de eficiência e produtividade do mesmo, as diferenças existentes nas diversas maneiras de produzir o ensino-aprendizagem são percebidas pela forma de organização para a produção, enquanto a estrutura de trabalho.
A produção de ensino é formada por um trabalho coletivo de vários profissionais da área em questão, ou seja, é um processo no qual incluem todos os profissionais da Educação para o mesmo propósito. O Estado vem tendo um maior compromisso com o controle do sistema e seu planejamento, mas ressaltamos que a própria LDB, enfatiza que a responsabilidade de educar não é exclusiva do Estado, ela é dividida entre a Família, a Sociedade Civil e o Estado.
Para que o trabalho seja produzido corretamente é necessário que haja um planejamento para servir de base no processo , caso contrário o resultado não vai ser positivo. Isto que citamos faz parte do Norteamento Curricular para a Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, há outros aspectos que o compõem como por exemplo:Os Pressupostos da análise/conhecimento da Prática Pedagógica Escolar, Estrutura de produção do ensino-aprendizagem , Trabalho coletivo e o planejamento escolar institucional, O professor como agente da educação, A escola e a qualidade do ensino-aprendizagem.
A matéria que estamos explicitando possui uma relação com a Sociologia da Educação, Filosofia da Educação e História da Educação , e características semelhantes como espaço para debate, reflexão e a construção de ideias, opiniões e propostas de ações, de soluções sobre o assunto tratado. Sendo sugerido que o professor tenha o papel de mediador, interagindo com os alunos, é conveniente que se desenvolva um acompanhamento com os acontecimentos da educação no país, estado ou região. Essa disciplina também proporciona a oportunidade de trabalhar com palestras, entrevistas, mesa de debates entre outras atividades que envolvam outras pessoas, tratando de diversos temas, trazendo uma visão individual ou coletiva para os educandos do magistério ou para os profissionais da educação, tendo também o objetivo de realizar momentos de capacitação.
...