OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Por: Danielle Freitas • 2/5/2018 • Trabalho acadêmico • 8.459 Palavras (34 Páginas) • 447 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
PEDAGOGIA
Cristine de Paula Benatti
Danielle de Freitas
OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Sorocaba/SP
2017
Cristine de Paula Benatti
Danielle de Freitas
OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Pedagogia apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Orientadora: Profª Kátia Valeria Mosconi Mendes
Sorocaba/SP
2017
Cristine de Paula Benatti
Danielle de Freitas
OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Pedagogia apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Aprovado em: ___/____/_______
BANCA EXAMINADORA:
______________________________________________
Prof.
Universidade Paulista – UNIP
______________________________________________
Prof.
Universidade Paulista – UNIP
______________________________________________
Prof.
Universidade Paulista - UNIP
AGRADECIMENTOS
Agradecemos a Deus que permitiu que este momento fosse vivido por nós, trazendo alegria aos meus pais e a todos que contribuíram para a realização deste trabalho.
À Professora Kátia Valeria Mosconi Mendes
Por toda sua atenção, dedicação e esforço para que nós pudéssemos ter confiança e segurança na realização deste trabalho.
Aos familiares e amigos, por confiarem em nós e estarem do nosso lado em todos os momentos da vida.
A universidade UNIP-universidade paulista por ter nos dado a oportunidade de realizar este curso.
“Há tempo disse a uma mãe, para que compreendesse com facilidade a questão: “O seu filho é um Ferrari, o problema é que a estrada da vida não é macia, suave, sem pedras ou buracos. Para que o Ferrari possa andar tão depressa quanto o seu potencial, temos que colocar pneus mais adaptados ao terreno, e reparar, pelo menos, alguns dos buracos da estrada.”
(Nuno Lobo Antunes)
RESUMO
O presente trabalho aborda a inclusão escolar dos alunos com necessidades especiais, tendo como foco os portadores do Transtorno do Espectro Autista. Foi realizado tomando como base pesquisas bibliográficas fundamentadas em estudos de especialistas, além de leis federais que regulamentam a educação e a inclusão escolar. Busca sondar quais os direitos dos alunos e qual o percurso percorrido no desenvolver da história para que chegassem a conquistá-los. Expondo, também, as principais características, sintomas e níveis do Transtorno do Espectro Autista. Com a finalidade de abordar sobre o papel da escola, quais os seus deveres para que não haja excluídos em seu ambiente e como o professor pode se preparar para auxiliar o aluno autista na inclusão escolar, socialização com os demais colegas e desenvolvimento intelectual. Por fim, considerou-se que o aluno, indiferente das suas peculiaridades, tem direito a educação de qualidade, devendo ser inserido de forma plena no cotidiano escolar contando sempre com o apoio do educador para isso.
Palavras-chaves: Transtorno do Espectro Autista; Inclusão; Necessidades Especiais.
ABSTRACT
This paper deals with the school inclusion of students with special needs, focusing on those with Autism Spectrum Disorder. It was carried out based on bibliographic research based on specialized studies, as well as federal laws that regulate education and school inclusion. It seeks to probe what the rights of the students and the course taken in the development of History to come to conquer them. It also highlights the main characteristics, symptoms and levels of Autism Spectrum Disorder. In order to address the role of the school, its duties so that it is not excluded in its environment and how the teacher can prepare to assist the autistic student in school inclusion, socialization with other colleagues and intellectual development. Finally, it was considered that the student, despite his peculiarities, has the right to quality education, and should be fully inserted in the daily school, always being supported by the educator in this.
Key-words: Autism Spectrum Disorder; Inclusion; Special Needs.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 8
2 A ESCOLA E A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS 10
2.1 Inclusão Social 11
2.2 Os direitos dos portadores de necessidades educacionais especiais 13
3 TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA 16
3.1 Sintomas comportamentais do Espectro Autista 17
3.2 Intervenção Especializada 19
3.3 Graus de Comprometimento do Distúrbio 19
4 O PAPEL DA ESCOLA NA INCLUSÃO 21
4.1 A Formação Docente 22
4.2 Desafios do Professor na Inclusão do Portador do Espectro Autista 23
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 27
REFERÊNCIAS 28
ANEXO A – LEI Nº 12.764/12 – PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM TEA 30
1 INTRODUÇÃO
Quando se fala em inclusão social surgem várias críticas e idealizações dizendo que a escola é o lugar de todas as crianças e adolescentes, independentemente da condição financeira, física ou mental. De fato, essa é a definição de educação inclusiva. Porém, na prática, não é bem isso que acontece na maioria dos casos. O acesso à escola regular é direito e dever de todos, mas para haver a inclusão social propriamente dita é necessário ir além e oferecer ensino de qualidade a todos, adaptando a escola e a metodologia de ensino quantas vezes se fizerem necessárias para que o desenvolvimento do aluno seja adequado. É o caso do aluno com necessidades especiais, sobretudo os portadores do Transtorno do Espectro Autista.
...