OS FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESCOLAR: O PAPEL DO GESTOR E SUAS FUNCIONALIDADES
Por: Natanna Kivya Alves Cardoso • 28/4/2021 • Trabalho acadêmico • 1.202 Palavras (5 Páginas) • 339 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ESEA
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO, ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR
DELVONES MARIA DE BRITO MEDEIROS
FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESCOLAR: O PAPEL DO GESTOR E SUAS FUNCIONALIDADES
ARAGUAÍNA – TO
2021
DELVONES MARIA DE BRITO MEDEIROS
FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESCOLAR: O PAPEL DO GESTOR E SUAS FUNCIONALIDADES
Trabalho apresentado, a Faculdade ESEA, como requisito parcial para obtenção de nota do Módulo 1: Fundamentos da Gestão Escolar, do curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar.
______________________________________
2021
O PAPEL DO GESTOR E SUAS FUNCIONALIDADES
INTRODUÇÃO
A gestão escolar atua diretamente focada na educação e em todas as condições humanas para garantir o avanço dos processos socioeducacionais e do bem-estar dos alunos, de modo que se sintam à vontade para se expressar e tornarem-se capazes de enfrentar os desafios de uma sociedade complexa. Sendo dever da escola a realização de atividades conjuntas para buscar soluções práticas que resolvam os problemas enfrentados entre professores/alunos.
Este trabalho exige múltiplas competências, tornando sua diversidade um desafio para os gestores, tendo ainda que enfrentar as diversas situações que exigem novas posturas e metodologias diferentes, exigindo do gestor que este mantenha-se sempre atualizado, buscando capacitar-se através de formação continuada, além da participação em programas especiais concentrados em temas específicos.
A gestão escolar deve sempre buscar estratégias para que possa intervir na formação do aluno quando este se encontra com dificuldades para relacionar-se ou manter os estudos, promovendo mudanças para ajudar na formação do caráter do estudante, auxiliando-o com suas dificuldades e orientando-o nos seus estudos.
Sabe-se que a qualidade da educação está ligada a competência de seus profissionais em realizar experiências educacionais que possibilitem a formação, o desenvolvimento de habilidades e atitudes que ajudem a enfrentar os desafios da atualidade, mas para que isso aconteça, o gestor educacional também precisa ter um suporte do ambiente escolar em que atua, para que assim possa desenvolver suas atividades com competência.
COMPETÊNCIAS DO GESTOR ESCOLAR MEDIANTE OS DESAFIOS ENFRENTADOS NOS DIAS ATUAIS
Entende-se por competência a capacidade de tomar decisões bem informadas e coerentes, contemplando grupos de habilidades específicas que tenham atitudes e conhecimentos necessários para a realização eficaz de tarefas. Sendo assim, a qualidade da educação está diretamente relacionada a competência de seus profissionais em produzir experiências que venham desenvolver a sua formação, segundo Lück (2008, p.10), ao se tratar da profissão a competência pode ser definida como:
Conjunto sistêmico de padrões mínimos necessários para o bom desempenho das responsabilidades que caracterizam determinado tipo de atividade profissional. Em relação à pessoa, é a capacidade de executar uma ação específica ou dar conta de uma responsabilidade específica […] (LÜCK, 2008, p.10)
Quanto ao gestor, sua formação específica e continuada vem da necessidade em desenvolver competências que contribuam para a organização escolar, possibilitando a participação da comunidade nas decisões educacionais, de forma que venham garantir o ensino-aprendizagem.
Além disso, o Gestor Educacional também cuida de outros segmentos, como por exemplo, das condições financeiras e materiais da escola, para que assim possa garantir a qualidade do processo educativo.
Apesar das diversas atribuições, o gestor tem a responsabilidade de gerar mudanças, de quebrar paradigmas ultrapassados, buscando sempre alcançar os objetivos da escola e, para que isso aconteça, esse profissional deve ter um olhar abrangente, para poder atuar nos diversos campos da comunidade escolar, junto aos professore, alunos, funcionários, as famílias e a comunidade em geral, garantindo assim uma educação democrática.
CONTRIBUIÇÕES DO GESTOR PARA UMA ESCOLA DE QUALIDADE
Para que uma equipe desenvolva seu papel com qualidade é necessário que por trás aja uma liderança, uma coordenação, alguém que possua uma visão ampla da situação, que saiba guiar o grupo ao lugar em que se deseja chegar, alguém que incentive, que ajude a cada um a superar seus desafios, alguém que executar o que foi planejado.
O Gestor Educacional deve ser líder, o qual deva conquistar as pessoas, professores, alunos e a comunidade escolar, criando um vínculo de confiança, fazendo dos mesmos, companheiros na construção de uma escola de qualidade, nos vínculos com a comunidade.
...