OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Danyzamb • 15/5/2020 • Dissertação • 551 Palavras (3 Páginas) • 788 Visualizações
multivix
PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA: MONIQUE
TRABALHO AVALIATIVO FINAL
Reflexão crítica sobre a questão do papel do professor e a Importância da formação continuada
CARLA– 2º PERÍODO
SERRA
2020
Reflexão crítica sobre a questão do papel do professor e a Importância da formação continuada
CARLA– 2º PERÍODO
Trabalho Avaliativo Final para a conclusão da disciplina Fundamentos Teóricos E Metodológicos Do Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia, sob a orientação da Professora Monique
SERRA
2020
Introdução
O papel do Professor é fundamental para a mediação do ensino, que tem como função considerar como parte do processo educativo, a execução de trabalhos com base em análise e captura de um retorno, ou seja, um instrumento processual que conduz o estudo do aluno. É muito importante que o Educador desenvolva um processo de aprendizagem contínua, para que assim consiga colaborar na ligação do conhecimento do aluno e na eficiência e eficácia de sua prática docente. Com o proposito de atender ao principal desafio dessa profissão, o professor deve fornecer o acesso à ciência e a cultura, tendo consciência de que se faz necessário à inclusão de todos, sem exceção de nenhum aluno na participação do saber.
Reflexão do Papel do professor e a importância da formação continuada
O que se pode observar atualmente na escola é o sofrimento do desenvolvimento acelerado que ocorre a sua volta, onde as informações são atualizadas a cada segundo, ocasionando de certa forma, o desgaste e até mesmo o compromisso das práticas e reflexões voltadas para o aprimoramento do ensino, fazendo com que a sala de aula se torne um ambiente pouco atraente para a preservação do conhecimento, tornando a vivência social a forma fundamental para a busca de aprendizado. Nesta perspectiva, a responsabilidade do professor é garantir que o aluno evolua, trazendo a conscientização necessária para ampliar sempre mais o seu conhecimento.
É importante destacar que existe uma preocupação com a qualificação dos professores que precisa de uma formação continuada, esse é um instrumento e um desafio para romper com modelos padronizados e aprofundar na criação de sistemas diferenciados e que concede aos professores explorar e trabalhar os diferentes momentos de sua práxis e desenvolvimento de acordo com suas necessidades específicas. Necessidades como, por exemplo, novos conhecimentos, crescimento pessoal e profissional, atualização, aperfeiçoamento da sua atuação, promover a sua prática pedagógica e disponibilizar aos professores o contado com as novas produções acadêmicas.
Ressalta-se que, tanto o pedagogo, como o coordenador pedagógico, também deve vencer os desafios com que se depara na rotina escolar, superando esses conflitos e incluindo-se também na busca da formação continuada. Desse modo, faz-se necessário construir programas de aproximação, iniciação de estudos, diálogos e debates, avaliando situações do cotidiano escolar e dando uma direção necessária no sentido de promover um trabalho voltado para a transformação do processo de ensino e aprendizagem.
Conclusão
...