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OS JOGOS COMO SUPORTE PARA AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Por:   •  15/9/2015  •  Artigo  •  5.479 Palavras (22 Páginas)  •  387 Visualizações

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OS JOGOS COMO SUPORTE PARA AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

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RESUMO

Para a realização deste estudo utilizou-se da pesquisa qualitativa com abordagem a pesquisa de campo com aporte a pesquisa bibliográfica. Este artigo se faz necessário para melhor compreender o processo de aprendizagem e busca destacar a importancia da utilização de jogos pedagógicos como suporte para trabalhar com as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos do ensino fundamental. Objetiva-se com esse estudo identificar quais as contribuições que os jogos e as atividades lúdicas de forma geral, trazem as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, analisando a relação entre a criança e os jogos na produção do conhecimento, bem como identificando as mudanças e melhorias que as proporcionam para a criança com dificuldades. Compreende-se com este estudo o quanto é prazeroso aos alunos o aprender brincando, principalmente quem já tem dificuldades, aprendem com a brincadeira, aprendem de forma descontraída, acabam ficando mais atentos, mais concentrados e realmente aprendem por meio dos jogos pedagógicos, diminuindo significativamente as dificuldades de aprendizagem e até sanando-as. Objetivando enriquecer a pesquisa foi feita observação com alunos do 1º ao 5º Ano que apresentam dificuldades de aprendizagem de uma escola da rede Pública de Prudentópolis-PR. Com a analise da observação e interação percebe-se que os jogos estimulam a aprendizagem de forma significativa, reduzindo assim as dificuldades de aprendizagem.

Palavras-chave: Aprendizagem. Jogos Pedagógicos. Dificuldades de Aprendizagem. 

1 INTRODUÇÃO

        O estudo se faz necessário para responder o questionamento da importância dos jogos no ensino-aprendizagem dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem.

        Buscou-se compreender mais sobre as dificuldades de aprendizagem, as principais causas e as consequencias que refletem na aprendizagem dos alunos, bem como identificar as possibilidades de utilização de atividades lúdicas e jogos pedagógicos com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, percebendo as vantagens e estimulando o interesse do aluno pela aprendizagem.

Esta pesquisa veio ao encontro primeiramente para formação como Pedagoga e a atuação como profissional de educação, buscando assim enriquecer significativamente a prática pedagógica.

        A escolha do tema foi por perceber nos estágios realizados anteriormente no Curso de Pedagogia o quanto os alunos aprendem mais por meio de atividades lúdicas e jogos, como é prazeroso aprender brincando.

        Segundo estudos realizados a utilização de jogos com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem estimulam as múltiplas inteligências, pois impõem o controle dos impulsos, as aceitações de regras, desenvolvem níveis diferentes de suas experiências pessoais e sociais, desenvolvendo e enriquecendo a personalidade e simbolizando um instrumento pedagógico que leva o professor a condição de condutor e estimulador da aprendizagem.

Optou-se por utilizar a pesquisa qualitativa com abordagem a pesquisa de campo e aporte a bibliográfica.

        Objetivando enriquecer a pesquisa realizou-se a observação e intervenção com os alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental que apresentam dificuldades de aprendizagem de uma escola da rede municipal de Prudentópolis-PR. Na intervenção foi trabalhado com alguns jogos pedagógicos objetivando diminuir as dificuldades de aprendizagem dos alunos.

        Para que professor utilize-se dos jogos pedagógicos no processo educativo, torna-se necessário que ele desenvolva seu trabalho de forma lúdica, socializada, reflexiva e vivenciada, respeitando a individualidade de cada criança como única e seu processo de aprender desenvolvendo, assim, suas competências e habilidades.

        Ao trabalhar em sala com as dificuldades de aprendizagem é preciso que o professor compreenda-as, na sequencia é possível conhecer um pouco mais.

2. OS JOGOS COMO SUPORTE PARA AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

2.1 O APRENDER E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

A construção do conhecimento ocorre durante toda a vida, a aprendizagem é constante. Aprende-se pela interação com o meio, como também pela interação com outras pessoas através de trocas.

O processo educativo, deve seguir o desenvolvimento, pois cada indivíduo aprende de uma forma e em seu determinado tempo, somente ocorre aprendizagem  e a construção do conhecimento quando há um certo amadurecimento das funções cognitivas compatíveis com o nível de aprendizagem.

Para Piaget (1983) a construção de conhecimento é resultado de contínuas adaptações da criança ao meio, envolvendo dois mecanismos reguladores: O primeiro requisito para a alfabetização é que a criança tenha um desempenho oral normal para sua idade. É o pré-requisito do desempenho linguístico; O segundo requisito exige que haja uma possibilidade de escolha conforme a idade, a escolaridade do paciente e suas reais possibilidades em relação à extensão do material.

O processo de ensino aprendizagem é um tanto complexo e delicado, é natural que ocorram dúvidas, dificuldades e adaptações para assimilar e acomodar novos conhecimentos, Piaget afirma que este é um caminho adequado para aprender. Na escola a maioria das dificuldades de aprendizagem que ocorrem referem-se aos conteúdos específicos: escrita, leitura e matemática. (LEAL e NOGUEIRA, 2011).

Ao pesquisar sobre as dificuldades de aprendizagem encontram-se vários conceitos, caracterizações e terminologias, alguns autores identificam como problemas, outros consideram como déficit, já há aqueles que as denominam transtornos ou fracassos.

Para Kirk (apud LEAL e NOGUEIRA, 2011, p. 53) salienta que:

Uma dificuldade (ou distúrbio) de aprendizagem refere-se a um atraso, desordem ou retardo do desenvolvimento em um ou mais processos da fala, leitura, escrita, aritmética ou outro resultado escolar do sujeito causado por uma desvantagem psicológica devido a uma possível disfunção cerebral e/ou distúrbios emocional ou comportamental.

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