OS LIVROS INFANTIS ANTIGOS E ESQUECIDOS
Por: Thalita Pereira • 24/5/2020 • Resenha • 491 Palavras (2 Páginas) • 264 Visualizações
BENJAMIN, Walter. Livros infantis antigos e esquecidos.
No texto, o autor faz uma critica aos primeiro indícios da Literatura Infantil ao apontá-la com um verdadeiro fiasco. O autor considera que o livro infantil alemão tenha nascido do Iluminismo -movimento global que defendia o uso da razão como o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação. Além disso, considera estes como irrelevantes para as crianças por sua forte ligação a cartilha, ao catecismo e ao deísmo, postura filosófica que admite a existência de um Deus criador, mas não nega a realidade de um mundo completamente regido pelas leis naturais e científicas. Critica fortemente a literatura no sentindo de nascer em rosolo preconceituoso, com a concepção de criança como um ser frágil, que precisa de amadurecimento e que não pode interair-se completamente do mundo por ser criança uma vez que a produção de livros era somente com o objetivo de entreté-las, adquirindo um caracter extremamente edificante e moralista.
*Na página 237 o autor trás que para as crianças eram escolhias as obras mais “puras”. Quais caracteriscas eram levadas em conta para considerar uma obra “pura” e adequada para as crianças?
Ao falar da história cultural do brinquedo, o autor, Walter Benjamin continua a fazer uma critica, dessa vez aos brinquedos, que incialmente era feitos de maneira artesal, mas que com o passar do tempo sofreram modificações e passaram a fazer parte de uma produção e principalmente do processo de industrialização. Para o autor, quando o brinquedo avanca no processo de industrialização, ele deixa de ser algo ou motivo de diversão entre a família, ao assumir seu luhar na indústria, ele se torna mais distante das criacas e dos pais, uma vez que surge um certo interre em fazer com que tal objeto mais seja atraente do que divertido, o que de fato, faz com que o brinquedo perca a sua função de divertir e estigar a imaginação nas crianças. Para ele, nao é o conteúdo do brinque que define a brincadeira da criança, mas sim acrianca, ao brincar, que transforma, de acordo com sua imaginação, tal objeto em brinquedo. Na critica, reforca que todo brinquedo carrega nao apenas aquilo que o adulto imagina/pensa que é necessário, útil e desejado pelas crianças sem conhecer suas necessicidades e interesses, mas também toda a cultura que esta por tras da produção destes, o que contribuiu para um distanciamento entre a criança e o brinquedo devio a logica cultural da porducao capitalista.
*Levando em consideracao que o que torna um brinquedo significativo para uma ciranca não é sua aparência ou o material que foi utulizado em sua fabricação, e sim o bojeto, seja ele qual for, transforado por elas em brinquedo a partir da brincadeira, Porque pais e adultos sentem a necessidade, induzidos pelo capitalismo, de comprar cada vez mais e mais brinquedos para as crianças, mesmo que elas, muitas vezes, atriadas pela aparência, brincam poquissimas vezes e depois os abandonam?
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