Obrigado por fumar resenha
Por: erikale • 2/5/2016 • Trabalho acadêmico • 631 Palavras (3 Páginas) • 405 Visualizações
Filme: Obrigado por Fumar
O protagonista do filme, Nick Naylon, é o porta-voz da Academia de Estudos do Tabaco e tinha como dever convencer a todos de que o tabagismo não era tão prejudicial como todos colocavam. Ele utilizava de táticas peculiares de forma que conseguia manipular a população.
Após muitos acontecimentos ruins ocorridos com Nick Naylor que colocou sua carreira profissional em risco, além da sua vida pessoal, e com a própria saúde ao qual sofreu um sequestro e tentativa de assassinato onde sobreviveu devido à quantidade de nicotina que seu corpo estava acostumado a ingerir e após isso, teve seus segredos publicados por uma repórter que ele se envolveu, publicando em um jornal situações sigilosas de sua vida profissional como a ideia de fazer propagandas de cigarros com artistas famosos de Hollywood através de filmes propinas, pagar propina a um ex garoto propaganda em troca de seu silencio, e a exposição da vida e identidade de seus únicos amigos defensores do álcool e das armas. Com isso, Naylon foi demitido e ficou sozinho em depressão sua carreira e o que ele conquistara ao longo da vida tinha ido por água abaixo. Quando ele achava que ninguém mais acreditava nele, percebeu que seu filho acreditava, e resolveu dá volta por cima comparecendo ao debate para opor a favor do cigarro.
O grupo escolheu a cena em que Nick Naylor, sai do debate com senadores que querem aprovar uma lei para uma nova propaganda para os maços de cigarros, onde teriam a imagem de uma caveira acompanhada da palavra “veneno”, com o objetivo de interagir com uma mensagem evidente para a população no que diz aos perigos do cigarro e assim promover a saúde.
Ao ser interrogado, Nick vê seu filho entrando no auditório e em um momento do interrogatório o senador pergunta se Naylon deixaria que seu filho fumasse. Em resposta ele é categórico e fala que ele é menor de idade e que quando completar 18 anos que quando ele tiver 18 anos, se sentir vontade de fumar, que vai lhe dá seu primeiro maço de cigarros de presente.
Mesmo se mostrando hipócrita durante o interrogatório, Nick deu exemplos de valores como educação e responsabilidade dos pais na educação de seus filhos, o que dava a entender que estava refletindo sobre o impacto que suas palavras e argumentos trariam para o seu filho, ao invés de agir automática e pragmaticamente a favor do cigarro.
Após a audiência, o ex-chefe de Nick que está acompanhado pelo filho lhe chama de volta para o emprego, mas o que menos todos esperavam ele não aceita.
Gostaríamos de enfatizar mudança de comportamento de Nick observando que ele no inicio tem uma personalidade de um homem articulado, manipulador e com condutas pragmáticas, e que ele não cedeu à tentação de ter seu emprego de volta, e isso representou essa mudança.
Acreditamos que Nick teve uma “crise de consciência”, pois ele refletiu sobre suas ações e sua moral, mas que ao fim do filme entrou em contradição a esse pensamento pois Nick continua sua prática em defender elementos prejudiciais a saúde, pois seu ganho pessoal era mais importante.
Dentre os comportamentos de Nick observados no decorrer do filme podemos citar:
Em primeiro lugar a autoconfiança e arrogância, quando ele dá entrevistas e participa
...