Observação Sobre Fases de Piaget
Por: Tania Ramalho • 4/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 5.818 Palavras (24 Páginas) • 457 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA CAMPUS SANTOS – RANGEL PEDAGOGIA
Beatriz Ramalho Dias C563BI-9 Camila da Silva Rosa e Silva C5928E-3 Evelyn Cezario de Abreu C60AHB-1 Heloísa de Melo Reis C6421E-0 Letícia Dantas Domingues da Silva C54256-3
Ketherin Marques de Oliveira C52389-5
“TRABALHO DE PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA: OBSERVAÇÃO INFANTIL”
SANTOS
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
3. CONCLUSÃO
4. REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
O desenvolvimento da criança é um fator relevante em todos os aspectos, pois é necessário que a criança tenha um bom desenvolvimento, por isso é fundamental oferecer condições à criança para ter um desenvolvimento sócio-afectivo adequado e desenvolver também a sua capacidade de aprendizagem.
Sabe-se que a criança sempre está em constante desenvolvimento, assim presente trabalho tem como foco a observação dos aspectos sociais e comportamentais de crianças entre 0 e 12 anos nos mais diversos ambientes e seis crianças de diferentes idades
O objetivo inicial é estudar o desenvolvimento físico, cognitivo, social, moral, segundo Piaget e fazer uma breve comparação com acriança em questão.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Observações
Observação Criança 1
Sexo da criança: Masculino
Idade: 1 ano e meio
Local da observação: Escola
A criança é muito esperta, e convive bem com as outras crianças, pensa muito nela, a criança não tem muita capacidade de concentração por isso ela começa a brincar com algo e logo corre para outro brinquedo. Em relação a fala é muito limitada, pois fala coisas fáceis; papa, mamãe, titia, meu, gato, bola, cachorro.Ela se expressa muito apontam, chamam, quer mostrar, grita e chora quando não há compreende.
A criança tem dificuldade de dividir o brinquedo, tudo que pega diz " é meu”, quer pegar o brinquedo mais legal, e não deixa outra criança pegar no brinquedo enquanto ela estiver usando. Tem dificuldade de conviver com outras crianças pois quer usar o brinquedo sozinho, quando outra criança quer também bate, empurra e chora dizendo " Ah mamãe". Tenta manipular o adulto com choro, fazendo "manhã" quando não fazem o que quer.
A criança se movimentou muito, pulou, correu, brincou de esconder, não tem medo de se machucar. Gosta muito de brincar de bola, de jogos de construção, de ouvir história, e de fantoche, brincar de faz carinho no fantoche, como se fosse amigo dele. Gosta também de brincar no parquinho, cavalinho, escorrega, casinha e ver bichos (passarinho, cachorro, gato etc) piu, au, minhau.
A luz da Teoria
Na visão de Piaget é o último estágio da fase sensório motor dos 18 aos 24 meses, a criança está criando mais autonomia não sendo tão dependente do adulto.
É também a fase que a criança está voltada mais para si mesma, se ela quer algo quer que seja atendida de imediato, se não atendido o seu pedido ela chora, grita, até conseguir que seu pedido seja atendido. É uma fase egoísta, o brinquedo que ela está é dela, não gosta de dividir. Elas já são capazes de imitação diferida, ou seja, reproduzir uma ação mesmo quando não está mais à sua frente. Surge o “faz de conta”, pensam antes de agir, têm compreensão de causa e efeito, podendo então resolver problemas.
Comparando a criança observada com a visão de Piaget, ela parece está na fase em Piaget descreveu sensório – motor, já indo para segunda fase. Tem dificuldade de dividir, a capacidade de concentração está mais desenvolvida, tem facilidade para chegar ao objeto desejado sem dificuldades, consegue encontrar objetos escondidos, inicia a fase do faz de conta. E tem mais autonomia, pois já consegue segurar a mamadeira sozinho, fazer coisas sem tanta precisão do adulto, mas sem deixar de ser heterônoma.
Observação Criança 2
Sexo da criança: Masculino
Idade: 3 Anos
Local da observação: Escola
Lorenzo e uma criança de 3 anos e estamos na sala de aula e está quase na hora do recreio, então eu peço para que pegue suas lancheiras para nos irmos lanchar, Lorenzo pergunta PORQUE?
Então respondo à pergunta dele Lorenzo: está na hora do lanche precisamos comer, se nós não comer agora iremos ficar com fome mais tarde
Eles sentaram na mesa e começaram a oração. Na bolsa do Lorenzo tinha um suco de maça e Lorenzo não gosta de suco de maçã
Então ele fala: tia eu não gosto de suco de maçã
Respondo; Lorenzo a mamãe que mandou para você beber
Ele pergunta; Porque?
Respondo: Porque ela comprou esse.
Ele pergunta; porque?
Fico sem resposta e digo que não sei
Depois eles estão no pátio brincando de uma brincadeira não identifica (todo mundo corre de todo mundo) depois eles brincam de super-herói, Lorenzo e o Huck, ele grita sou muito forte haaaaaa
Logo em seguida começa a chover e todos do pátio grita ahhhh chuva
Lorenzo vem até a mim e diz; tia está chovendo
...