Organização e metodologia do Ensino Fund. II
Por: jmoreira23 • 2/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.472 Palavras (10 Páginas) • 354 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
CAMPUS MARTE
Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
JULIANA MOREIRA RA: 5730138033
TAIS SALLUM RA: 6366174152
NATALIA WENZEL R.A.: 1299752641
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação do professor-tutor à distância Alessandra Ramos.
SÃO PAULO
2014
ESTRUTURA DO SISTEMA EDUCACIONAL
Atualmente, se estamos falando em tempo no contexto da educação, o Brasil aprovou uma nova lei de diretrizes e bases da educação, a Lei 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, conhecida como LDB ou Lei Darci Ribeiro. Ela estabelece dois níveis para a educação: a educação básica e a educação superior; duas modalidades: a educação de jovens e adultos e a educação especial; e uma modalidade complementar: a educação profissional.
A educação básica é estruturada pela educação infantil - para crianças de 0 a 6 anos, o ensino fundamental - obrigatório, com oito anos - e o ensino médio, de três anos.
A Educação Básica tem por objetivo formar o educando para o exercício da cidadania e possibilitar meios para que ele prossiga sua formação em estudos posteriores. A LDB estabelece algumas exigências comuns para a Educação Básica. Entre estas, para níveis fundamental e médio, a LDB prevê a carga horária mínima de 800 horas anuais, distribuídas em 200 dias letivos no mínimo, permite a classificação do aluno por séries, que pode ser feita por: promoção, por transferência, por avaliação feita pela escola em vista de definir o grau de desenvolvimento do educando, além de outras possibilidades.
Um item que chama a atenção é o do currículo. A LDB estabelece, em seu Art. 26, que o Ensino Fundamental e Médio deve ter uma base nacional comum e uma parte do currículo pode ser diversificado em vista de respeitar as diferenças regionais e locais.
Estrutura
A educação Brasileira decorre da aprovação da lei de diretrizes e bases da educação (9.394/96). Ela é vinculada a constituição federal 1988.
O sistema brasileiro de ensino teve modificações importantes 1971/1988 e 1996. Até 1970 o sistema tinha 4 níveis básicos. Enquanto o ensino obrigatório restringia a escola primaria de quatro anos.
A lei 5.692/71 fundiu a escola primaria e o ginásio e dominou-se 1º grau. E o colégio passou a se chamar ensino 2º grau, com esta unificação o ensino obrigatório passou para 8 anos.
Com a promulgação da constituição federal de 1998 o ensino passou por um processo de modificação (lei 9.394/96) alterando a organização do sistema escolar.
*Ensino Superior
Tem a finalidade de estimular a criação cultural e desenvolver o espírito cientifico e o pensamento reflexivo. O curso superior abrange alguns cursos sequenciais por campo do saber, quais sejam: graduação; pós- graduação; mestrado; doutorado; pós- doutorado e suas extensões.
*Educação Infantil
Tem como objetivo o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança.
*Ensino Fundamental
O objetivo é a formação básica do aluno.
*Ensino Médio
Tem por finalidade consolidar e aprofundar o conhecimento adquirido no ensino fundamental.
Dentre todos os tópicos acima elencados, temos ainda que citar a Educação Especial, que é uma modalidade de ensino oferecida para portadores de necessidades especiais. Tem como objetivo:
- serviço de apoio especializado nas escolas;
- atendimento feito em classe, escolas ou um serviço especializado;
- professores especializados e capacitados para a integração destes alunos.
O Ministério da Educação – MEC tem como uma de suas atribuições conceber e coordenar ações de apoio à educação básica. Sua atuação é orientada para assegurar o cumprimento dos dispositivos legais relativos à educação infantil, ao ensino fundamental e ao ensino médio, por meio do desenvolvimento de ações efetivas que garantam o acesso e a permanência na escola com qualidade, entre as quais a Política de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação e de Democratização da Gestão Educacional, implementadas mediante ações de formação inicial e continuada de professores da educação infantil, ensino fundamental e do ensino médio, de gestores e funcionários da educação básica, da assistência técnica, do aprimoramento do currículo da educação básica, da produção e disseminação de materiais didáticos, tecnologia educacionais e periódicos de qualidade que assegurem a informação e o aprimoramento desses profissionais nos exercício de suas funções.
Assegurar para todas às crianças, um tempo mais longo no convívio escolar, mais oportunidades de aprender e um ensino de qualidade. Essa é a proposta do MEC com a implantação do ensino fundamental de nove anos. A intenção é fazer com que aos seis anos de idade a criança esteja no primeiro ano do ensino fundamental e termine esta etapa de escolarização aos 14 anos. A ampliação do ensino fundamental começou a ser discutida no Brasil em 2004, mas o programa só teve início em algumas regiões a partir de 2005. O prazo para que o ensino fundamental seja de nove anos em todo o Brasil é até 2010.
Como vantagens destacam-se:
- Oferecer maiores oportunidade de aprendizagem no período de escolarização obrigatória;
- Assegurar que ingressando mais cedo no sistema de ensino as crianças prossigam nos estudos alcançando assim mais nível de escolaridade;
- Aumento do número de crianças incluídas no Sistema de Educação beneficiando os setores populares;
- Escolarização mais construtiva;
- Contribui para mudanças na estrutura e na cultura escolar
- Concebe nova estrutura de organização dos conteúdos considerando o perfil dos alunos;
...