Orientações Para Atendimento ao Estudante Com TDAH
Por: Aline Grillo Amadio • 27/8/2020 • Artigo • 847 Palavras (4 Páginas) • 155 Visualizações
[pic 1] APOIO AO/A PROFESSOR(A) DA SALA REGULAR MARÇO DE 2018 | TDAH (TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO / HIPERATIVIDADE) PROFESSORA: ALUNO(A): TURMA:
Responsável: Professora Aline Grillo Amadio ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
A seguir, alguns apontamentos importantes sobre a educação de alunos com TDA/H:
Características do TDAH
A característica básica do TDAH é a presença de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, com frequência e intensidade superiores às tipicamente observadas em crianças do mesmo sexo e nível de desenvolvimento, que comprometem o funcionamento em pelo menos dois contextos (na escola e em casa) (APA, 2002; Mattos, 2001).
As principais dificuldades apresentadas por estas crianças incluem manter a atenção concentrada, esforçar-se de forma persistente e manter-se vigilante. Embora possam estar presentes em ambientes pouco restritivos (parquinhos, clubes), estas dificuldades ficam mais evidentes em situações que requerem atenção por longos períodos de tempo e durante a realização de tarefas repetitivas, como ocorre na escola (Harpin, 2005).
Durante a pré-escola, a criança com TDAH pode não se diferenciar dos colegas, uma vez que baixo nível de atenção concentrada, agitação motora e impulsividade são comuns nesta faixa etária. No início do ensino fundamental, entretanto, a criança com TDAH começa a ser vista como diferente das demais e os problemas começam a aparecer com maior intensidade. Além disso, problemas durante passeios ao shoppings, supermercados ou em visitas a familiares, começam também a ficar evidentes (Harpin, 2005). Um diagnóstico adequado do problema é imprescindível para que um melhor tratamento possa ser indicado.
TDAH – Instruções para os Pais e Escola
- Antes de qualquer coisa, os pais e professores devem fazer uma avaliação dos pontos abaixo:
- Qual é a dificuldade mais importante da criança com TDAH?
- O que mais atrapalha no desempenho escolar dela?
- Ao conseguir responder essas perguntas, o professor cria melhores condições para traçar as estratégias que aplicará em sala de aula e os pais as que trarão melhora na continuidade do estudo em casa. Quando se conhece aquilo que de fato tem atrapalhado o bom desempenho de um determinado aluno fica mais fácil pensar em soluções viáveis e eficazes.
- Depois disso, o segundo passo importante é estudar sobre o TDAH para saber fazer a distinção sobre o que é sintoma e/ou consequência do transtorno, daquilo que não é. Nesse sentido, cuidado para não repreender o tempo todo: sintomas primários NÃO podem ser punidos! (sintomas primários: desatenção; agitação; impulsividade)
- Recompensar progressos sucessivos ao invés de esperar pelo comportamento perfeito! Essa é uma dica de ouro! Independente de ser alguém com TDAH, essa dica vale para todos, mas para o TDAH é ainda mais válido porque tem mais dificuldade em lidar com recompensas a longo prazo.
- Não deixar flutuações de humor ou cansaço interferirem no relacionamento com a criança TDAH. Tente agir da mesma forma mesmo quando as situações se modificam.
- Todos os recursos abaixo podem e devem ser usados para alunos TDAH (têm modelos em anexo).
- Lembretes em agendas e/ou cadernos
- Listas de tarefas diárias
- Anotações para utilizar no estudo para provas e na elaboração de trabalhos
- Quadro de Avisos e cronogramas, servindo como ferramentas organizadoras de horários e datas importantes.
- O importante é o resultado e não o processo. Esse é um dos conceitos da educação inclusiva que não pode ser perdido de vista. O ideal não é tentar encaixar a todo custo um aluno com especificidades em um modelo educacional que mais dificulta do que facilita o aluno com TDAH a desenvolver sua competência.
- Realizar alguns “experimentos” de formas de estudos diferentes até que seja encontrada a mais adequada para a criança, contanto que inclua uma programação de estudo com intervalos. Melhor será se o estudo for feito com várias atividades curtas ao invés de poucas atividades, porém longas.
- Atividades que exijam maior integridade da atenção sustentada devem ser feitas preferencialmente no início, ou seja, as tarefas que demandem mais atenção contínua por um período maior devem ser priorizadas e assim serem feitas no início da aula e no início do período destinado ao estudo em casa.
- Conscientizar os alunos com TDAH do tipo de prejuízo que o comportamento impulsivo pode trazer tanto para ele quanto para o grupo. Os alunos com TDAH precisam se dar conta de que interromper a fala da professora ou o andamento das atividades pode ser altamente improdutivo para ele e para o grupo. Isso deve ser feito individualmente e de forma que não culpe o aluno. Apenas sirva como uma conversa esclarecedora.
- Adaptações ambientais na sala de aula: mudar as mesas e/ou cadeiras para evitar distrações. Não é indicado que alunos com TDAH sentem junto a portas, janelas e nas últimas fileiras da sala de aula. É indicado que esses alunos sentem nas primeiras fileiras, de preferência ao lado do professor para que os elementos distratores do ambiente não prejudiquem a atenção sustentada.
[pic 2]
MODELO DE CALENDÁRIO SEMANAL
[pic 3]
MODELO DE ESQUEMA DE REGISTRO DE MATÉRIA
[pic 4]
...