Os Conceitos de ensino e aprendizagem têm uma enorme correlação
Por: flaviasantoscorr • 16/11/2017 • Resenha • 590 Palavras (3 Páginas) • 245 Visualizações
Os conceitos de ensino e aprendizagem têm uma enorme correlação. O principal intuito da Didática é fazer com que esses conceitos caminhem na mesma direção de uma aula.
O ensino deve-se conjugar em três dimensões de conteúdos: A dimensão conceitual; dimensão cultural e dimensão formativa. Na dimensão conceitual parte-se da ciência pura para o ensino de CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade). Na dimensão formativa é onde trabalha/explora os conceitos de aculturação científica versus acumulação de conteúdos científicos. Por último a dimensão cultural que volta-se para um ensino atitudinal, com foco na democracia e na moral.
A Didática e a prática de ensino são dois conceitos que devem caminhar na mesma direção, assim como, o ensino e a aprendizagem. Diante disso não é suficiente que o professor saiba apenas o que é aprender, ele também precisa fazer com que os alunos saibam pensar e questionar.
O ensino de ciências é uma disciplina de suma importância para o desenvolvimento dos conhecimentos e junção com as vivências e experiências englobando o meio ambiente, o desenvolvimento humano, transformações tecnológicas e etc.
Desta forma, é necessário reconhecer e incentivar o aluno de que a ciências está presente no cotidiano, o que vai fazer com que o aluno veja isso, dando andamento as aulas por meio de exemplos das relações entre as vivências e os conceitos, tudo com o objetivo de um aprendizado significativo.
É importante que o professor de ciências deixe de lado o costume de levar sempre ideias existentes, com conceitos vagos/sem nexo e terminologias científicas que dificultam ainda mais o processo de ensino aprendizagem.
No que se refere as terminologias científicas, no ensino de ciências possuem características essenciais, porém dificultam o processo de ensino e aprendizagem, pois, possuem uma difícil “memorização” tanto para aluno como para professor como para o aluno. As terminologias científicas podem limitar a progressão conceitual do aluno, fazendo com que o mesmo venha a se confundir, pois, os discentes trazem para a sala de aula as noções dos conceitos já estruturados, dessa maneira já sabem argumentar, questionar, explicar e exemplificar, faltando relacionar a argumentação perceptiva da conceitual.
Em diversos casos os professores não aceitam ou não permitem errar ou não saber responder um questionamento de algum aluno, o que faz com que muitos professores sintam-se inseguros. O que pode se esperar de um bom professor de ciências é que ele tenha domínio da matéria, porém isso não significa que ele vá saber responder tudo, ainda mais se tratando de um campo tão vasto como o da ciência. É importante que o professor reconheça suas limitações diante desse contexto.
Salientando que a ciência seja ensinada em suas dimensões conceituais, atitudinais e processuais e, para que isso ocorra de maneira significativa, é fundamental que o professor esteja em constante estudo, incentivo e formação, que tenha autonomia ao falar sobre o conteúdo, sabendo não apenas planejar como também executar as aulas tendo didática e desenvoltura, observando os alunos sempre, inovando e intercalando as maneiras de avaliar (desenhos, visitas, trabalho em grupo e etc.), fazendo com que o aluno sinta-se valorizado.
...