Os Desafios para a prática da leitura
Por: June Santos Timo • 12/12/2017 • Trabalho acadêmico • 930 Palavras (4 Páginas) • 291 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP INTERATIVA
CURSO-PEDAGOGIA
TG – TRABALHO EM GRUPO
UNIP INTERATIVA
2012
OS DESAFIOS PARA A PRÁTICA DA LEITURA
TG – PEDAGOGIA – 4º bimestre 2012
TURMA 2012
UNIP INTERATIVA
2012
OS DESAFIOS PARA A PRÁTICA DA LEITURA
RESUMO:
O presente texto trata-se do resultado de uma discursão sobre a importância da leitura na formação do aluno e na vida das pessoas em geral.
PALAVRAS-CHAVE: Ler, leitor, aluno.
No contexto histórico atual é de suma importância a prática da leitura no dia-a-dia. Percebe-se que as pessoas principalmente os jovens trocam os livros e os jornais pela internet em busca de novos amigos, compartilham, curtem e comentam algo que seja do seu interesse junto às redes sociais. Este modelo de interação social embora seja importante não está focado em livros e não produz um conhecimento sistematizado e voltado para as ciências das áreas do conhecimento. Entende-se que o hábito de ler não deve ser apenas uma atividade escolar, mas atividade contínua, que precisa ser fomentada e diversificada desde a educação infantil. Faz-se necessário que haja equilíbrio na distribuição do tempo disponível dos alunos onde a literatura possa estar presente.
A atitude de ler, suscita no leitor a curiosidade e o interesse pela descoberta permitindo-lhe que vivencie situações pelas quais jamais passou, alargando seus horizontes, pois, é o fascínio pela magia literária que faz o leitor sentir prazer em ler. Existe muitas maneiras de ensinar a criança ler, de conviver com a literatura de modo próximo, sem achar que é algo de outro mundo, remoto, enfadonho ou chato. Para possibilitar ao aluno o acesso, a aproximação com os livros e tornar-se um leitor é necessário que o professor esteja munido de conhecimentos teóricos e práticos sobre a importância e a função da literatura na formação das crianças e dos jovens. É preciso que tenha estabelecido objetivos claros para o trabalho que irá desenvolver, de posse desses requisitos, pode-se então partir para análise das obras que pretende selecionar.
Observa-se que atualmente, existem muitos ambientes escolares onde os alunos demonstram ter dificuldades em ler e escrever, isto leva a crê que a literatura é trabalhada de forma errônea, ou seja, esqueceram de trabalhar a leitura cotidiana na vida escolar do aluno. Muitos professores ainda desconhecem a importância de trabalhar a leitura de forma contextualizada. Na sociedade atual ler, escrever e saber interpretar um texto são de suma importância, para evitar a formação do analfabetismo funcional, para atender as exigências do mercado de trabalho e para a formação de um cidadão consciente do seu papel social.
Dentro deste contexto social no qual vivemos onde o professor exerce papel fundamental na vida cotidiana dos alunos, não importa qual é a série ou nível o importante é que seja despertado no discente o prazer pela leitura. Exercer o papel de mediador não é tarefa fácil, mesmo diante de todas as dificuldades, o professor deve desenvolver estratégias que facilitem a leitura.
Para colocar em prática as estratégias de ensino e aprendizado, em primeiro lugar é necessário que o professor também seja um leitor assíduo e que passe para os alunos as experiências e vivências obtidas com as leituras efetuadas ao longo da sua vida. Outro ponto importante é fazer com que haja uma interação com outros ambientes escolares, como por exemplo, a biblioteca. Apresentar livros relacionados com temas atuais e de acordo com a idade do educando; deixar o aluno fazer a escolha do livro. É preciso que o aluno aprenda que através da leitura e do conhecimento do mundo em que vivemos, conseguimos o domínio da palavra, do discurso. Entende-se que a leitura é o ato de construir significados através da interpretação de textos, da observação icnográfica onde se estabelece um elo entre os conhecimentos prévios já adquiridos acerca do que se está lendo e possa associá-lo e desenvolver uma nova aprendizagem.
...