TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Elementos Constitutivos do Planejamento

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.497 Palavras (10 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Os Elementos Constitutivos do Planejamento

CIEI- CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MARIA JOSÉ DA SILVA CANÇADO.

Erica Daviana Pereira Ferrari

Elzira Aparecida Zucca1

Projeto Politico Pedagógico

É um instrumento de trabalho que mostra o que vai ser feito, quando, de que maneira, por quem, para chegar a que resultados.

Além disso, explicitam uma filosofia e harmonia as diretrizes da educação nacional com a realidade da escola, traduzindo sua autonomia e definindo seu compromisso com a clientela. É a valorização da identidade da escola e um chamamento à responsabilidade dos agentes com as racionalidades interna e externa. Esta ideia implica a necessidade de uma relação contratual, isto é, o projeto deve ser aceito por todos os envolvidos, daí a importância de que seja elaborado participativa e democraticamente. (VEIGA, 1995, p.110).

Como afirma a autora, o projeto político-pedagógico é uma construção coletiva da escola com propostas de ações estabelecidas por todos os envolvidos e, respeitando “... princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e a valorização do magistério” (VEIGA, 1995, p. 22). Para ser colocado em prática e ser compartilhado deve-se ter uma reflexão constante sobre as práticas assumidas, por ser um desafio contínuo a busca da qualidade.

Nessa perspectiva, o projeto político-pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. (VEIGA, 1995, p. 12-13).

A construção do projeto político-pedagógico, segundo Veiga (1995), baseia-se no processo de:

  1. Análise de situação – analisar e indicar as condições da equipe pedagógica, do prédio, os materiais;
  2. Definição dos objetivos – discutir metas a serem colocadas em práticas, visando melhoria da realidade escolar;
  3. Escolha das estratégias – apontar o que deve ser melhorado, pontos fortes e fracos, estabelecendo prioridades;
  4. Estabelecer cronogramas;
  5. Coordenação entre os profissionais e setores envolvidos, privilegiando o pedagógico;
  6. Implementação; 
  7. Acompanhamento e Avaliação.

As Diretrizes e Bases da Educação (LDB) Lei n° 9394, 20 de dezembro de 2006, estabelece em seu artigo 14 que: 

Os sistemas definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto político pedagógico da escola.

II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

O projeto político-pedagógico deve ser construído por todos, para que todos percebam a importância de sua participação no alcance dos objetivos e metas estabelecidas, dando significado ao debate, ao diálogo, à reflexão coletiva para um trabalho mais dinâmico. O dinamismo acontecerá naturalmente quando a equipe enfrentar com ousadia os caminhos propostos para a realização do mesmo.

Pesquisa de Campo

Este trabalho foi elaborado a partir de estudos bibliográficos e pesquisa de campo, utilizando questionário aberto, onde foi formalizado pela professora orientadora, aplicado em dois servidores educacionais da rede municípal de ensino, entregues a uma professora do maternal e a uma coordenadora pedagógica, o questionário foi entregue também a uma mãe de aluno da mesma instituição de ensino, sendo a mesma participante da Associação de Pais e Mestres (APM).

A seguir apresentamos as perguntas e as respostas obtidas pelo questionário:

Pergunta 1: Durante o planejamento escolar, quando o assunto é o Projeto Politico Pedagógico, qual a maior dificuldade encontrada no encaminhamento das decisões?

        Resposta Professora: Acredito que o que interfere e traz dificuldades para encaminhamento de decisões e ações para melhor efetivar os encaminhamentos pedagógicos e administrativos, sem dúvida é reunir todos os responsáveis pela escola, como: diretor, coordenador, professores, estágiarios e administrativo. Tendo em vista que, muitos têm compromissos em horários diferentes e nem sempre conseguem se ausentar, para atender ao pedido da escola em horários considerados “impertinentes” ao convidado.

Mas é possível resolver muitos problemas com as ideias e propostas que o grupo de envolvimento que podem comparecer são significativos conseguem atender e melhorar muitos aspectos considerados negativos para o desempenho de todos os colaboradores da escola.

        Resposta Coordenadora: Na verdade o que ocasiona as dificuldades para encaminhamento de decisões é o cronograma apertado, repleto de atividades que ultrapassam algumas vezes, horários e datas. Como a escola tem vários segmentos e as pessoas têm suas particularidades como, por exemplo: a grande maioria é acadêmica, já possuem compromissos diários com a instituição que frequentam, mas com todas essas intervenções é possivel reunir o grupo é assim efetivar as decisões que nortearam as ações para melhor atender as crianças e possíbilitar um desempenho satisfatório dos funcionários: professores, estagiários e administrativos.

        Resposta Mãe: Acredito que seja mesmo a falta de tempo e disponibilidade para poder ir às reuniões. Mas quando marcadas são feitas pesquisas e debates, opniões diferentes sempre existe, mas são discutidas todas para no final decidir o que for melhor.

Pergunta 2: Você já participou da realização do Projeto Politico Pedagógico da sua escola? Foi efetivamente implementado? Como foi esse processo de implementação? Quais foram os resultados obtidos a partir de sua implementação? Foi avaliado? No processo de elaboração do PPP ocorreu a efetiva participação dos órgãos colegiados (Conselho de Escola, Conselho de Classe, Série e Ciclos, Grêmio Estudantil, Unidades Executoras)? Qual a relação estabelecida em sua escola entre o PPP e o PDE?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (131.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com