Os Movimentos Sociais
Por: prs_mb • 8/8/2017 • Trabalho acadêmico • 517 Palavras (3 Páginas) • 200 Visualizações
Questão 1- A representação mental depende de três níveis de ação do organismo. Indique-os.
As representações mentais referem-se a todos os processos cognitivos, como raciocínio, memória, compreensão,solução de problemas, etc. Essas representações são as unidades de conhecimento das quais a mente se utiliza para a construção de modelos e esquemas mentais, funcionando como os processadores de informação da atividade superior humana. As pessoas constroem representações mentais do mundo externo por não obter uma compreensão espontânea dele.
Questão 2 - Faça uma análise crítica sobre a correlação entre o desejo desenfreado de consumo e a ideia de felicidade defendida no mercado produtor e na mídia. Em seguida, analise a importância dos Movimentos Sociais diante dessa representação.
O consumo é estimulado não somente pelos meios de comunicação, como também pelo governo, que busca estimular o crescimento econômico, e a consequente geração de empregos e tributos. No entanto, apesar da satisfação de grade parte da população com o maior acesso a bens e serviços fornecido no mercado de consumo, é preciso atentar ao fato que o aumento do padrão de vida não quer dizer uma melhor qualidade de vida. Isso porque o consumismo promete o que não pode cumprir: a busca da satisfação e da felicidade através da aquisição de uma grande quantidade de bens e serviços. A felicidade é algo diferente dos meios econômicos com os quais cremos persegui-la. Isto é, podemos ser ricos e infelizes. Os bens são símbolos. Nós, uma vez satisfeitas as necessidades básicas, não consumimos porque nos interessam os bens em si, mas porque eles nos remetem a alguma outra coisa. Sob a sua embalagem normalmente se escondem pessoas, relações humanas. São muitos os homens e mulheres que fazem dos bens lugares de diálogo, de encontro, inclusive de comunhão, que pensam o seu consumo junto com o de todos os habitantes do planeta Terra.
Questão 3 - Observe: “Escrita, alfabetização e letramento compõem um conjunto indissociável. A escrita seria um produto cultural, enquanto a alfabetização e o letramento seriam processos de aquisição de um sistema escrito” (p. 79). A partir da compreensão do conceito, apresente um exemplo de cada uma das concepções.
Concepção Inatista: A abordagem inatista traz a concepção de que a prática pedagógica não advem de circunstâncias, ela baseia-se nas capacidades básicas de ser humano. Ou seja, a personalidade, a forma de pensar, seus hábitos, seus valores, as reações emocionais e o comportamento são inatos, isto é, nascem com o individuo e seu destino já vem pré-determinado. Os eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais ou importantes para o desenvolvimento.
Concepção Ambientalista: A bordagem ambientalista, também chamada de behaviorista ou comportamentalista, privilegia a experi~encia como fonte do conhecimento e formação de hábitos, atribuindo um grande poder ao ambiente no desenvolvimento e na constituição da caracteristicas humanas. Preocupa-se em explicar o comportamento humano através da observação, descartando a analise de aspectos da conduta humana como raciocínio, desejos, fantasias, sentimentos, entre outros.
...