PEDAGOGIA
Por: delsil • 24/4/2016 • Trabalho acadêmico • 4.040 Palavras (17 Páginas) • 267 Visualizações
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UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Sandra Cristina R.A
Elizabeth Ribeiro R.A
manda Viana R.A
Nascimento R.A.
Idelma da Silva R.A
Tutora Presencial: Fabiana
Osasco
2015
INTRODUÇÃO
No processo da educação de jovens e adolescentes, o papel do professor é muito importante, pois é ele quem disponibiliza materiais e faz a mediação da construção do conhecimento.
O conhecimento estruturado, e formalizado ignora as dimensões educativas dos jogos como forma rica e poderosa de estimular e desenvolver aprendizado. Conforme Cunha (2007),"O estímulo aos processos criativos, a manutenção do prazer na atividade e o cultivo ao autoconceito positivo são princípios fundamentais no processo educacional" .O uso de jogos como apoio no ensino de biologia irá desenvolver no aluno, a capacidade de trabalhar de forma colaborativa com os colegas.
Ao olhar um quebra-cabeça montado, o aluno terá a impressão de ser algo fácil de montar, porém ao se misturar as peças, perderá a referência, e de repente, o que aos seus olhos parecia tão fácil, torna-se algo complicado. Assim, o desafio da busca dos encaixes perfeitos, irá induzir o aluno a ler várias vezes o conteúdo sobre o tema, exatamente pelo interesse e pela vontade de organizar as peças corretamente. E no momento em que vai criando as figuras propostas irá de uma forma estimulante usar a sua memória, conquistando assim conhecimentos e adquirindo informações sobre o conteúdo específico de forma descontraída e dinâmica. A memória uma função do pensamento que pode e deve ser estimulada, pois todos os seres vivos irão precisar dela para o resto de suas vidas.
ETAPA 1
PROJETO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
O momento crucial de toda a sequência da vida escolar é o momento da alfabetização, requer estratégias de ensino e garantindo o desenvolvimento e participação na construção do conhecimento.
A alfabetização é o domínio da codificação e decodificação do alfabeto.
Para aprender a ler e escrever, a criança precisa aprender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa, graficamente a linguagem.
O alfabetizar, leva em conta os usos sociais e as funções da escrita na sociedade, as interações e as interlocuções do indivíduo com o outro e com o objeto do conhecimento e enfatiza as relações sociais, nos quais o conhecimento é produzido, vivenciado e apropriado pelo aluno. Considerando as dificuldades dos alunos do Colégio Amauri, referentes à leitura, escrita e interpretação de textos, propomos esse Projeto de Alfabetização e Letramento, proporcionando a estes, uma metodologia diferenciada, que redimensione o fazer pedagógico, assegurando a aprendizagem dos sistemas linguísticos, melhorando assim, o desempenho escolar dos alunos.
OBJETIVOS
- Possibilitar a aprendizagem da leitura e da escrita pelo aluno.
- Propiciar a construção e apropriação do conhecimento pelo aluno.
- Promover atividades de intervenção que levem o aluno a avançar no nível cognitivo e no letramento.
- Sensibilizar os pais para a importância da sua participação e acompanhamento dos filhos para vencer as dificuldades de alfabetização e letramento desses.
- Propiciar ao professor alfabetizador momentos de estudos reflexões e troca de experiências.
DESENVOLVIMENTO:
Planejamento, acompanhamento e desenvolvimento do trabalho.
- Planejamento Mensal
- Acompanhamento quinzenal dos resultados para revisão de estratégias.
- Disponibilização de materiais necessários ao professor alfabetizador, para desenvolvimento do seu trabalho.
Utilização de metodologia e atividades diferenciadas
- Desenvolvimento de metodologias diversificadas.
- Desenvolvimento de atividades relacionadas a cada nível conceitual.
- Utilização de jogos variados, músicas, cantigas folclóricas etc.
- Desenvolvimento de atividades teatrais, uso de fantoches.
- Realização de varal poético, concurso de leitura.
ATIVIDADES
• Trabalho intenso com os nomes dos alunos, destacando as letras iniciais atividades variadas com fichas, crachás e alfabeto móvel.
• Hora da leitura de livros, revistas e jornais.
• Manipulação intensa com o alfabeto móvel;
• Desenho livre, pintura, modelagem, recorte, dobradura;
• Classificação de palavras ou nomes que se parecem;
• Memorização de como se escreve algumas palavras;
• Estudo e interpretação de gravuras;
• Análise e síntese de palavras;
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JOGOS
• Bingo de letras
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• Dominós associando nomes e iniciais, desenhos, letras;[pic 6]
• Quebra –cabeças variados com gravuras, nomes e letras;
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A Importância do lúdico para elaboração do projeto de ensino e aprendizagem.
A educação para obter um ensino mais eficiente aperfeiçoou novas técnicas didáticas consistindo numa prática inovadora e prazerosa. Dentre essas técnicas temos o lúdico, um recurso didático dinâmico que garante resultados eficazes na educação, apesar de exigir extremo planejamento e cuidado na execução da atividade elaborada. O jogo é a atividade lúdica mais trabalhada pelos professores atualmente, pois ele estimula as várias inteligências, permitindo que o aluno se envolva em tudo que esteja realizando de forma significativa. Através do lúdico o educador pode desenvolver atividades que sejam divertidas e que sobre tudo ensine os alunos a discernir valores éticos e morais, formando cidadãos conscientes dos seus deveres e de suas responsabilidades, além de propiciar situações em que haja uma interação maior entre os alunos e o professor numa aula diferente e criativa, sem ser rotineira. Palavras Chaves: educação, ensino, lúdico, jogo, dinâmico, educador, valores.
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