PEDAGOGIA
Por: Taynara Rodrigues da Silva • 1/6/2016 • Trabalho acadêmico • 632 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESTUDUAL
ESCOLA “RAMON SANCHES MARQUES”
Ana, kênia, Síer, Pamela e Tainara.
As origens da Filosofia
Tangara da Serra – MT
2015
- A consciência Mítica:
Os mitos faziam uma parte muito importante para a vida dos grupos, pois dessa forma eles se relacionavam como o sobrenatural. Como vimos hoje em dia, ainda e existem alguns mitos espalhados em algumas religiões como: os índios acreditavam em deuses naturais, (Deus do sol e Deus da chuva). Mas também existem aquelas do dia-a-dia, alguns mitos que nos acompanhavam desde criança, como a do cemitério: - Se você passar pelo cemitério de madrugada, você vera fantasmas!... Entre tantos outros.
Porém isso não tem nada haver com a religião, mas foi levado muito a sério.
Antigamente quem fazia todo esse trabalho de comunicar os mitos, eram os poetas ambulantes, chamados aedos e rapsodos. Os dois poetas que dedicavam a história nersa época foi Homero (criador da epopeia ilíada e o disseia/ e Hesíodo.
Mas epopeia O que é isso? Para entender melhor, pesquisei, e cheguei a conclusão que o famoso poema épico utilizado nos dias antigos, nada mais seria que um poema diferenciado dos outros, pois conta historias de aventuras, viagens ou outros assuntos que chamassem a atenção, sempre valorizando o guerreiro da história,
Isso fazia com que as crianças aprendessem mais sobre as principais historias grega. Porem Hesíodo criou os desses da natureza, para também serem abordados. E cada divindade, surgia através de outra, como Gais (a terra) deu origem ao urano (céu) que se juntou com a outra divindade como cromos (tempo).
A conclusão de tudo isso é que antigamente tinham várias opções de adoração.
- A filosofia nasceu no Ocidental:
A filosofia foi surgida na Grécia, onde que uns dos sábios Orientais não se profundavam completamente nas questões abstratas.
Apesar dos conceitos com várias acepções como da linguagem é fundamental para os termos derivados, neste sentido a teoria do conhecimento é muito importante como dos uns dos sábios Tales e Pitágoras por ter a fenomenologia do Espírito e o estudo das etapas percorridas pelo espirito do conhecimento sensível ao saber verdadeiramente.
E no sentido do argumento do ponto de vista, condicionando somente por sentimentos ou firmações abitarias.
E a personificação de elementos da natureza, das virtudes e dos defeitos da humanidade, mas os gregos Tales e Pitágoras que descobriu uma grande diferença do conhecimento da geometria, para demonstrar racionais e abstratas.
- Uma nova ordem humana:
Alguns autores chamaram de “milagre grego”, passagem da mendolidade para o pensamento critico racional e filosófico, dando destaque para o caráter repedindo e único nesse processo. E os estudiosos, porem criticavam essa visão simplista.
- A redescoberta da escrita:
Já existiria na Grécia, a escrita, no período micênico, mas desapareceu no século XXI a.C. A escrita fixa a palavra para além de quem a proferiu e estimular o pensamento critico.
- A moeda:
A moeda veio facilitar os negócios e impulsionar o comercio enriquecendo os comerciantes
...